Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Problema ao formatar Macbook Pro 2009 15" para vender.


djdrv

Posts Recomendados

1 hora atrás, wkonnai disse:

Boa tarde

Por quanto vc quer nesse Mac e qual a config dele e a bateria esta segurando quanto tempo?

WK

Eu dei uma pesquisada no ML e vou anunciar ele por 2k assim que conseguir formatar. Vou enviar umas fotos, não tem um risco se quer, sempre usado no case. Único detalhe, com sons mais graves uma das caixinhas parece estar estourada, a bateria eu não tenho certeza quanto tempo dura, faz tempo que não uso ele, mas posso fazer esse teste assim que conseguir resolver isso. 

PHOTO-2023-03-03-16-14-04.jpg

PHOTO-2023-03-03-16-14-04 3.jpg

PHOTO-2023-03-03-16-14-04 4.jpg

PHOTO-2023-03-03-16-14-04 5.jpg

PHOTO-2023-03-03-16-14-04 2.jpg

PHOTO-2023-03-03-16-14-04 6.jpg

PHOTO-2023-03-03-16-14-04 7.jpg

PHOTO-2023-03-03-16-14-04 8.jpg

1 hora atrás, Antonio_M_A_S disse:

E formatar esse SSD em outra máquina? Rola isso @marcosfisica?

Eu estava pensando em fazer isso, tirar o ssd e colocar em um desses cases usb para formatar. Será que funciona?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, djdrv disse:

Eu estava pensando em fazer isso, tirar o ssd e colocar em um desses cases usb para formatar. Será que funciona?

Eu pensei nisso, vamos ver se @marcosfisica aprova a ideia maluca rs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Antonio_M_A_S disse:

Eu pensei nisso, vamos ver se @marcosfisica aprova a ideia maluca rs

 

sim, deveria funcionar.

mas ainda não consigo entender porque voce não consegue formatar. pode ser que tenha algo de errado com esse dvd. ou então algum problema com o próprio ssd.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, marcosfisica disse:

sim, deveria funcionar.

mas ainda não consigo entender porque voce não consegue formatar. pode ser que tenha algo de errado com esse dvd. ou então algum problema com o próprio ssd.

 

Acho que a curiosidade científica não vai poder ser sanada a distância...

Confesso que estou com medo do SSD estar corrompido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Antonio_M_A_S disse:

Acho que a curiosidade científica não vai poder ser sanada a distância...

Confesso que estou com medo do SSD estar corrompido...

Acho improvável ter corrompido pq o macbook tava rodando liso antes de eu tentar formatar, na segunda feira vou remover o ssd e formatar em outra máquina, volto aqui pra dizer se deu certo! De qualquer forma agradeço a ajuda de todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, djdrv disse:

Acho improvável ter corrompido pq o macbook tava rodando liso antes de eu tentar formatar, na segunda feira vou remover o ssd e formatar em outra máquina, volto aqui pra dizer se deu certo! De qualquer forma agradeço a ajuda de todos!

Aguardo e torço por vc!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal atualizando... consegui crianr um pendrive de boot do osx el capitan baixado fora do site da apple e fazendo o boot com ele consegui formatar o SSD.

Porém quando comecou a instalação recebi a mensagem que "esta copia do el capitan nao pode ser verificada e pode ter sido corrompida na transferencia", provavelmente porque fiz o download fora do site official.

Eu consegui baixar o El capitan pelo safari (outro macbook), mas ele vem em arquivo .dmg, quando abre tem um arquivo .pkg e este arquivo não deixa eu extrair o arquivo .app que serviria para eu criar o pendrive de boot, provavlemente por ser um mac muito mais novo, tá foda... 🤯

 

 

PHOTO-2023-03-05-22-54-49.jpg

PHOTO-2023-03-05-22-54-49 4.jpg

PHOTO-2023-03-05-22-54-49 2.jpg

PHOTO-2023-03-05-22-54-49 3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode ser só o problema de certificado com a instalação do El Capitan, acho que comentei isso em algum post mais pra cima.  procura aqui no forum sobre "problemas instalação El Capitan" ou só "instalação El Capitan", algo do tipo. vai ter um monte de post sobre isso. tem que alterar a data do sistema via terminal antes de começar a instalação.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, marcosfisica disse:

pode ser só o problema de certificado com a instalação do El Capitan, acho que comentei isso em algum post mais pra cima.  procura aqui no forum sobre "problemas instalação El Capitan" ou só "instalação El Capitan", algo do tipo. vai ter um monte de post sobre isso. tem que alterar a data do sistema via terminal antes de começar a instalação.

 

 

 

Mas no caso eu consigo ter acesso ao terminal sem ter um osx instalado?

Saberia me dizer como transformo esse .dmg que baixei no site da apple em um pendrive bootável? Pois eu só encontrei como criar quando o arquivo já é um aplicativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, djdrv disse:

Mas no caso eu consigo ter acesso ao terminal sem ter um osx instalado?

Saberia me dizer como transformo esse .dmg que baixei no site da apple em um pendrive bootável? Pois eu só encontrei como criar quando o arquivo já é um aplicativo.

sim. quando der boot pelo pendrive na tela com as opções de instalar ou restaurar backup do Time Machine, no menu superior tem a opção do terminal. acho que em utilitários.

 

pra criar um pendrive bootável é basicamente apenas restaurar uma imagem pro pendrive:

 

baixa o el capitan daqui: https://macinstallers.tech/#downloads

presta atenção na orientação de usar o The Unarchiver pra extrair o zip.

todas essas orientações são para serem feitas usando outro Mac. estou assumindo que voce tem outro Mac funcionando disponível.

se preferir, pode tentar usar agum software pra criar o pendrive, como esse: https://diskmakerx.com/pro/

 

 

mas porque voce está insistindo com o El Capitan? ele é meio problemático mesmo de instalar. essa tua máquina vai rodar liso o High Sierra via patch do dosdude.

http://dosdude1.com/highsierra/

mumuzinho de instalar. a ferramenta do dosdude faz tudo praticamente sozinha.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei instalar o high sierra seguindo os passos desse dosdude1 e quando dou o boot pelo pendrive logo aparece um símbolo de proibido (tipo placa de proibido estacionar).

Tentei instalar o el capitan, criei o pendrive de boot pelo Macdaddy, alterei a data pelo terminal e mesmo assim no meio da instalaçao recebo a mesma mensagem "...a cópia não pode ser verificada. Ela pode ter sido corrompida ou...".

Tanto o high sierra quanto o el capitan foram extraidos pelo The Unarchiver.

Não sei mais o que faço...

Obs: Já tinha tentado e não consigo usar o diskmakerx pois ele só funciona até o catalina e eu estou no bigsur nessa outra maquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, djdrv disse:

Tentei instalar o high sierra seguindo os passos desse dosdude1 e quando dou o boot pelo pendrive logo aparece um símbolo de proibido (tipo placa de proibido estacionar).

Tentei instalar o el capitan, criei o pendrive de boot pelo Macdaddy, alterei a data pelo terminal e mesmo assim no meio da instalaçao recebo a mesma mensagem "...a cópia não pode ser verificada. Ela pode ter sido corrompida ou...".

Tanto o high sierra quanto o el capitan foram extraidos pelo The Unarchiver.

Não sei mais o que faço...

Obs: Já tinha tentado e não consigo usar o diskmakerx pois ele só funciona até o catalina e eu estou no bigsur nessa outra maquina.

pro high Sierra voce deveria usar a própria ferramenta do dosdude pra baixar o Mac OS e criar o pendrive de boot. se voce disse que extraiu o High Sierra com o Unarchiver então não deve ter seguido exatamente o passo a passo do dosdude. 

no El Capitan esse lance da data é um saco mesmo. qual data voce colocou? da ultima vez que fui instalar fiquei testando um monte de data. coloquei alguns dias depois do lançamento do El Capitan e se não estou enganado também desabilitei o wifi durante a instalação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, marcosfisica disse:

pro high Sierra voce deveria usar a própria ferramenta do dosdude pra baixar o Mac OS e criar o pendrive de boot. se voce disse que extraiu o High Sierra com o Unarchiver então não deve ter seguido exatamente o passo a passo do dosdude. 

no El Capitan esse lance da data é um saco mesmo. qual data voce colocou? da ultima vez que fui instalar fiquei testando um monte de data. coloquei alguns dias depois do lançamento do El Capitan e se não estou enganado também desabilitei o wifi durante a instalação.

Verdade fiz com o app do high sierra que baixei também no macinstallers, vou baixar agora pela propria ferramenta.

Coloquei a data de hoje mesmo para o el capitan, vou fazer o teste com datas mais antigas, o wifi eu já tinha desabilitado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, djdrv disse:

Verdade fiz com o app do high sierra que baixei também no macinstallers, vou baixar agora pela propria ferramenta.

Coloquei a data de hoje mesmo para o el capitan, vou fazer o teste com datas mais antigas, o wifi eu já tinha desabilitado.

cria o pendrive com o próprio software do dosdude, baixando por lá mesmo o High Sierra. e a data é meio trevas. tenta colocar alguns dias depois do lançamento oficial do El Capitan.

mas vai com a ferramenta do dosdude que vai funcionar cara. não tem erro.

 

qualquer coisa, que lugar de SP voce está? deixa esse bicho comigo no fim de semana que resolvo isso aí rapidão. eu to no centro, próximo do parque Augusta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, marcosfisica disse:

cria o pendrive com o próprio software do dosdude, baixando por lá mesmo o High Sierra. e a data é meio trevas. tenta colocar alguns dias depois do lançamento oficial do El Capitan.

mas vai com a ferramenta do dosdude que vai funcionar cara. não tem erro.

 

qualquer coisa, que lugar de SP voce está? deixa esse bicho comigo no fim de semana que resolvo isso aí rapidão. eu to no centro, próximo do parque Augusta.

Mesmo baixando pelo proprio programa deu ruim na hora de criar o disco de boot...

Aceito isso, me passa o orçamento!

PHOTO-2023-03-06-17-23-51.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, djdrv disse:

Mesmo baixando pelo proprio programa deu ruim na hora de criar o disco de boot...

Aceito isso, me passa o orçamento!

PHOTO-2023-03-06-17-23-51.jpg

te falar que isso é pau no teu pendrive hein.

não vou te cobrar nada não. fica tranquilo. não sou técnico. só o que vou fazer é criar um pendrive de boot com um usb que eu tenho 100% de certeza que funciona e tentar instalar. vou te mandar MP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando! Finalmente conseguir instalar o El Capiroto 🙌

Com o mesmo pendrive de boot do El Capitan (que estava dando mensagem de corrompido), funcionou depois que coloquei a data 1212122017 pelo terminal (para deixar registrado a data caso alguém passe pelo mesmo problema).

Marcos, muito obrigado pela disposição em ajudar. 👊

PHOTO-2023-03-06-22-29-41.jpg

PHOTO-2023-03-06-22-29-41 2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, djdrv disse:

Atualizando! Finalmente conseguir instalar o El Capiroto 🙌

Com o mesmo pendrive de boot do El Capitan (que estava dando mensagem de corrompido), funcionou depois que coloquei a data 1212122017 pelo terminal (para deixar registrado a data caso alguém passe pelo mesmo problema).

Marcos, muito obrigado pela disposição em ajudar. 👊

PHOTO-2023-03-06-22-29-41.jpg

PHOTO-2023-03-06-22-29-41 2.jpg

aeeeeeee! que bom que deu certo!

"el capiroto"....🤣🤣🤣🤣🤣🤣 gostei, vou adotar esse apelido. o bicho é tinhoso mesmo com esse negócio de data. lembro que da última vez que instalei fiquei alterando aleatoriamente a data até que deu certo. desgraça. 

show de bola!

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...