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M1 Air + Lg Ultrawide 29wk600 (problema com a qualidade)


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Estou usando um hub da baseus para conectar o monitor ao Mac, a resolução fica certa porem fica com uma qualidade ruim, parece que tudo esta meio borrado.

Vi que tem programas como o BetterDisplay para corrigir isso, porem não consegui resolver por não saber configurar no programa.

Alguém saberia alguma solução? 

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22 horas atrás, henriquebf disse:

Estou usando um hub da baseus para conectar o monitor ao Mac, a resolução fica certa porem fica com uma qualidade ruim, parece que tudo esta meio borrado.

Vi que tem programas como o BetterDisplay para corrigir isso, porem não consegui resolver por não saber configurar no programa.

Alguém saberia alguma solução? 

Eu uso o hub baseus, comprei na amazon us, nunca tive tal problema; pode ser cabo, pode ser defeito de fábrica, pode ser peça f-a-l-s-i-f-i-c-a-d-a;

Testa em outro cabo e testa o hub em outra máquina pra ver se apresenta o mesmo erro.

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Em 27/02/2023 at 10:49, henriquebf disse:

Estou usando um hub da baseus para conectar o monitor ao Mac, a resolução fica certa porem fica com uma qualidade ruim, parece que tudo esta meio borrado.

Vi que tem programas como o BetterDisplay para corrigir isso, porem não consegui resolver por não saber configurar no programa.

Alguém saberia alguma solução? 

Bom dia, amigo. Tudo bem?

Eu tive o mesmo problema e até hoje não encontrei uma solução aceitável e barata. Vou tentar resumir. A novela foi grande.

- Em 2020 comprei um M1 e um monitor 29 LG Ultrawide. Acontecia que a imagem ficava serrilhada, tanto nas letras, quantos em imagens e wallpapers. Mesmo na resolução correta FHD, a imagem não parecia estar definida. Lembrava muito um projetor sem o foco perfeito. Dava pra utilizar, mas, incomodou muito.

- Utilizei cabo HDMI com pontas de ouro original Philips (R$280,00 no cabo). Testei também com cabos mais simples, tanto Baseus, Ugreen e os genéricos que vem nos dispositivos que compramos como TV e enfim. Também testei com DIVERSOS HUBs USB-C pra HDMI: Original Apple, Baseus, Ugreen, Blitzwolf, HP, enfim. Emprestado de amigos e alguns eu cheguei a comprar, de tanto que o problema me encheu a paciência.

- Levei na iPlace de Floripa (Shopping Villa Romana -antigo Iguatemi) e o técnico conectou os 3 Hubs que levei com os cabos que levei também em uma TV 4k que ficava exposta na própria iPlace passando as propagandas deles. PASMEM: Em 4k, setado na resolução correta, o problema aconteceu. Imagem não ficou nítida. O técnico testou com TODOS os Macs de mostruário da iPlace e com os Macs que ele estava dando manutenção na assistência. Ele me ofereceu a substituição do Mac que estava na garantia, apenas por desencargo de consciência na expectativa de que os problemas fossem relativos a um lote específico daquela loja. Mas, meu Mac foi comprado em Miami, e, alguns Macs da assistência também vieram de fora. Então resolvemos mandar o caso pro suporte avançado da Apple.

- Fiquei 1 mês DIARIAMENTE em contato com o suporte avançado da Apple. Fizemos inúmeros testes e coletaram diversos logs da minha máquina. Partiram do princípio de que o problema não era Hardware, pois o problema acontecia com monitores aleatórios, Macs aleatórios, com HUBs originais, de marcas de qualidade, e diversos cabos diferentes.

- Depois de 1 mês o engenheiro da Apple me ligou explicando o seguinte: quando você conecta um monitor no Mac, inicialmente ocorre uma conversa onde o monitor envia para o Mac qual o sinal de imagem que ele espera para exibir na tela. Quando o monitor diz para o Mac que espera um sinal RGB fica tudo 100%. Mac envia um sinal perfeito no qual a imagem fica 100%  no monitor externo. Mas alguns monitores dizem ao Mac que não querem um sinal RGB, e sim um sinal YPbPr, e é aí que está o problema. TODOS os casos da iPlace e no meu monitor que testamos em conjunto do suporte avançado da Apple tinham uma coisa em comum: o problema só ocorreu quando o monitor solicitou esse sinal YPbPr.

- A Apple foi bem convincente e me apresentou diversos logs (já trabalhei em suporte e queria certeza de que não estavam me enrolando). E fez todo o sentido pra mim. Então me ofereceram 2 soluções:

1 - Me enviariam um Hub USB-C original da Apple, mas, não HDMI, e sim VGA. Como meu monitor era FHD, aceitei. Só queria logo resolver o problema. E deu certo, no VGA a imagem ficou perfeita. Segundo eles, no VGA o sinal SEMPRE vai ser RGB a nível de sistema operacional.

2 - Por minha conta e risco, seguir um procedimento que há na internet onde manipulamos o sinal que o Mac envia para o monitor para sempre enviar RGB. Mas, em alguns casos nem surte efeito. Me explicaram que nas últimas atualizações o Mac (na época) se tornou anti-invasivo nesse sentido. Tanto que um colega teve o mesmo problema, realizou o procedimento, mas, depois que atualizou voltou tudo ao estado anterior de borrados e serrilhados.

A minha solução mesmo foi a seguinte: utilizei o Hub USB-C VGA por alguns meses e guardei um dinheiro. Levei meu Mac antes de comprar um monitor 4k e testei na hora pra ver se com aquele monitor não teria problema. E pronto, não tenho mais dor de cabeça. Notei também que o problema SÓ ocorre no HDMI. DP e USB-C fica show de bola. Mas, um monitor com essas entradas não é barato.

Acontece que não é um problema simples, e mesmo com toda a explicação e provas que me deram pra comprovar a teoria deles, tenho colegas que tinham o mesmo monitor e não tiveram problema. Acontece de forma sortida. O suporte da LG não ajudou em nada e jogou a culpa na Apple. A Apple ficou 1 mês comigo em linha tentando resolver o no fim me deu um bom paliativo. No fim o que aprendi foi: só compro monitor DP e USB-C daqui pra frente. SEMPRE tive problemas com HDMI no Mac. Mas, teve gente que nunca teve QUALQUER problema. No fim é sorte.

Só coloquei o relato porque talvez, no seu caso, seja esse problema do sinal. Tem gente que instala programa de ajuste de resolução no Mac e resolve, justamente porque não é só a resolução que muda, mas o software também consegue ajustar o sinal enviado pro monitor. Mas em alguns casos como no meu, nem esses programas deram jeito.

 

OBS.: Achei o tópico de quando a dor de cabeça começou. Antes mesmo do Ultrawide eu tive o mesmo problema com um Philips. Na verdade troquei o Philips na expectativa de resolver o problema pegando um LG. E no final SÓ tive mais dor de cabeça kkk.

 

Editado por Bruno Régis Duarte
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33 minutos atrás, henriquebf disse:

Que problema isso ai, no caso eu posso usar o hub USB-C VGA e um cabo VGA HDMI e conectar no HDMI no monitor vai ficar com a qualidade certa?

Quando ver a solução vai se a troca do monitor mesmo, já que as duas entradas usb c ja estão em uso

Sim. Infelizmente você acaba ficando refém de um monitor com VGA ou um cabo VGA-HDMI. Mas, até acostuma. Bom é que resolve o problema. Mas tem que ter um HUB USB-C pra VGA que é caro, infelizmente. Querendo ou não difícil hoje quem fica muito tempo com um dispositivo. Junta uma grana e daqui 1 ou 2 anos pega um monitor top.

Abs.

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