Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Pro Retina Early 2015 13 Polegadas i5 Dúvidas


rafaelr

Posts Recomendados

Bom dia pessoal tudo bem? Estou com algumas dúvidas sobre meu Macbook. 

Eu comprei ele zero, porém surgiu algumas dúvidas recentemente. Será que alguém poderia me ajudar?

1) Qual melhor pasta térmica para esse equipamento, tendo em consideração que possuo as duas aqui: Artic MX 4 ou Cooler Master Maker Gel? Eu fiz a troca e coloquei a Artic MX4, seria melhor trocar para a Cooler Master Maker Gel?

2) Qual a temperatura máxima de operação desse processador? 

3) Tenho o istats Menu, qual temperatura devo considerar para ter referência:
- CPU System Agent Core
- CPU Proximity
 

É normal um Macbook quando inicializar a temperatura do CPU System Agent Core ir para 100 a 105 Graus? Fica alguns segundos e depois diminui.

Ou então quando abro somente o Clean My Mac ele fica com a temperatura alta lá em cima e aumenta a velocidade da Fan e a temperatura cai, porém fica usando muito CPU.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. Eu não conheço a da Cooler Master. Uso a MX4 e gosto bastante.

2. Pode chegar sim lá na casa dos 100.C em uso intenso. É aí que o clock do processador é reduzido automaticamente pra gastar menos energia, consequentemente gerar menos calor e com o aumento da velocidade das ventoinhas diminuir a temperatura.

3. Só tem essas duas opções? Eles costumam dar opções diferentes de acordo com as máquinas, nunca entendi direito... No meu MacBook 2014 13" eu usava como referência a temperatura média entre os cores... Eu acho que a diferença entre os valores dessas duas opções que você postou devem ser mínimas, usaria qualquer uma... Só pra ter uma noção mesmo de como está a temperatura, até porque ela pode mudar bem rápido pra mais ou pra menos.

6 horas atrás, rafaelr disse:

Ou então quando abro somente o Clean My Mac ele fica com a temperatura alta lá em cima e aumenta a velocidade da Fan e a temperatura cai, porém fica usando muito CPU.

Você realmente precisa desse software pra alguma coisa específica? Pergunto porque ele meio que serve pra tudo e não serve pra nada ao mesmo tempo, geralmente mais atrapalha do que ajuda. Se é mais pelo desencargo de consciência de estar mantendo a máquina limpa e organizada, desencana disso aí e qualquer outro software de terceiro. Existem formas de manter a máquina limpa e organizada com bons hábitos de uso e ferramentas do próprio sistema operacional.

Sobre essa temperatura, não fique paranóico... Também uso o iStat Menu, mas não costumo ficar olhando muito não... É mais pra te dar uma pista se você achar que a máquina não está funcionando como deveria do que ficar monitorando... Tanto os Macs quanto a Intel possuem ferramentas para gerenciamento de energia e temperatura, sua parte como usuário é fazer isso aí que está fazendo, uma limpeza periódica, troca da pasta térmica... A fabricante da MX4 diz 8 anos de durabilidade, até acredito, mas pelo menos uma vez a cada dois anos é bom abrir pra tirar pó, sujeira da ventoinha e dissipadores, e aí já trocar a pasta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas informações. 
 

Eu não preciso do Clean My Mac, só utilizo porque o pessoal fala que é bom tê-lo. De toda forma vou excluir agora mesmo. 
 

Vou manter com a Mx4 mesmo então. Então não estraga ele chegar aos 105 graus as vezes que chega? Minha preocupação era essa. Se era normal chegar a essa temperatura. 
 

Quando estou só com o Safari aberto com 03 abas ele fica na casa dos 50 graus.

Esse valor de referência que eu falo é sempre da temperatura CPU System Agent Core que é a que marca a maior temperatura.  Nas demais opções ela fica mais baixo.

Obrigado hein.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, rafaelr disse:

Muito obrigado pelas informações.

Eu não preciso do Clean My Mac, só utilizo porque o pessoal fala que é bom tê-lo. De toda forma vou excluir agora mesmo.

Vou manter com a Mx4 mesmo então. Então não estraga ele chegar aos 105 graus as vezes que chega? Minha preocupação era essa. Se era normal chegar a essa temperatura.

Quando estou só com o Safari aberto com 03 abas ele fica na casa dos 50 graus.

Esse valor de referência que eu falo é sempre da temperatura CPU System Agent Core que é a que marca a maior temperatura.  Nas demais opções ela fica mais baixo.

Obrigado hein.


O problema seria se ficasse sempre nessas altas temperaturas e você tendo problemas de desempenho. Se o seu Mac tivesse um problema você estaria experienciando desligamentos abruptos, travamentos graves... Pelo seu relato, seu Mac está certinho, não se preocupe.

Também não dá pra levar muito como parâmetro o seu uso, o uso do usuário, no caso, porque enquanto você está lá com o Safari aberto e 3 abas apenas, o macOS pode estar fazendo diversas operações em background que você nem sequer sabe e que fazem parte das rotinas do sistema, ou pode estar completamente em idle.

Aproveite seu aparelho e faça a limpeza periódica que mencionei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...