Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Manutenção do Sistema de Resfriamento e Limpeza Interna


andreterra

Posts Recomendados

Pessoal, tenho um MacBook Air 2015 (adquirido novo em 2017), e desde então meu uso sempre foi muito voltado a navegação da internet e utilização do pacote Office, com raras edições no iMovie, mas venho notando que cada vez mais o notebook aquece durante o uso cotidiano. Minhas dúvidas relacionam-se sobre a necessidade de troca de pasta térmica e limpeza interna, bem como quais seriam os custos envolvidos para realizar os referidos procedimentos em estabelecimentos de confiança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, andreterra disse:

Pessoal, tenho um MacBook Air 2015 (adquirido novo em 2017), e desde então meu uso sempre foi muito voltado a navegação da internet e utilização do pacote Office, com raras edições no iMovie, mas venho notando que cada vez mais o notebook aquece durante o uso cotidiano. Minhas dúvidas relacionam-se sobre a necessidade de troca de pasta térmica e limpeza interna, bem como quais seriam os custos envolvidos para realizar os referidos procedimentos em estabelecimentos de confiança.

sim, é altamente recomendável uma limpeza e troca da pasta térmica. no seu modelo, é algo relativamente simples e fácil de se fazer. não sei se o seu é o de 11 ou 13". seguem os tutoriais do fixit caso anime meter a mão na massa:

11": https://pt.ifixit.com/Guide/MacBook+Air+11-Inch+Early+2015+Heat+Sink+Replacement/38385?lang=en 

13": https://pt.ifixit.com/Guide/MacBook+Air+13-Inch+Early+2015+Heat+Sink+Replacement/38523?lang=en

 

Se não quiser mexer voce mesmo, procure um técnico de confiança e que use uma pasta térmica de qualidade (as melhores são as Artic MX4 ou MX5). Preço vai depender da cidade, não tem como saber. Mas não deveria ser um serviço caro. É menos de 1h de trabalho.

ahh, não sei qual versão do Mac OS voce está usando. mas caso venha apenas atualizando por cima da instalação antiga a cada novo lançamento, sugiro também uma formatação e instalação limpa do sistema. não é uma regra (vai ter gente dizendo que nunca fez uma instalação limpa e apenas atualiza o Mac OS há mais de 30 anos), mas é algo que pode dar uma diferença na performance e consequentemente temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo equipamento que faz uso de ventoinhas pra refrigeração praticamente é obrigatório de tempos em tempos vc fazer uma limpeza, pois a poeira que é sugada acaba ficando acumulada nas aletas do dissipador e restringindo o fluxo de ar, assim como essa camada de poeira vira um isolante pra troca de calor... dependendo de onde usa essa limpeza é uma boa ser feita a cada 6 meses ou 1 ano... coisa simples de se fazer... maioria das vezes só abrir e passar um pincel de cerda macia em tudo

Já a pasta termica normalmente ela tem uma vida util bem longa... tem pasta de dura bem por seus 2... 3 anos... existem pastas que aguentam sossegado mais de 5/6 anos!... hoje com as novas a base de Gálio ela praticamente não tem ai uma validade onde perde a condutividade por exemplo... mas essa é só pra usos onde se precisa do máximo do máximo da condução por exemplo (o PS5 vem com ela de fábrica por exemplo)

No mais hoje vc tem várias pastas com excelente condutividade e bom preço, e ainda melhor, sem precisas ter tempo de cura como aconteciam com as antigas Artic Silver 5 por exemplo.

Como o Marcos passou, faça os processos de abertura e olhe alguns videos de como limpar pasta velha e passar nova... é bem simples!

Eu mesmo pra retirar pasta velha não sigo bem o que o povo pede, normalmente passam algodão com alcool isopropilico direto, mas normalmente faz muita melequeira pq a pasta ta seca e vc molha ela... eu prefiro passar o algodão seco mesmo pra tirar o grosso... ai o q sobra sim passo com alcool e fica tudo limpinho e sem meleca... dai normalmente coloco em gotas a pasta e fecho tudo

Outra coisa eu acho que o seu Air já é o que o pessoal fazia Thermal Pad Mod pra transferir parte do calor pra tampa de aluminio.... então da uma pesquisada nisso que tbm ajuda! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.2k
    • Total de Posts
      465.6k
×
×
  • Criar Novo...