Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Me Ajudem Nessa Saga (Problema SSD + Memória RAM) | MacBook Pro Mid 2010


Barros

Posts Recomendados

Olá, pessoal. Tudo bem?

Deixa eu resumir a minha saga pra poder contar com a ajuda de vocês.

MacBook Pro Mid 2010
SSD (Sistema) + SSHD (Caddy)
RAM: 2 x 4GB (Corsair Value Select)

    1.    Troquei o meu SSHD por um SSD (Crucial BX500 de 250GB).
    2.    Coloquei o SSHD no Caddy (no lugar do superdrive). 100% ok!
    3.    Fiz instalação limpa do Sierra via pendrive “bootável” no novo SSD. Instalação correu 100% ok!
    4.    Depois de algumas horas de uso normal a tela travou, o Mac desligou sozinho e bipou (1 bip a cada 5 segundos = memória RAM)
    5.    Liguei novamente, funcionou algumas e horas e repetiu o mesmo erro anterior.
    6.    Desconfiei do SSD novo, então “bootei" pelo antigo SSHD (que ainda está com o El Capitan) e trabalhei normalmente com o MacBook. 100% como estava antes, 8GB de RAM, como nada tivesse acontecido.
    7.    No dia seguinte testei novamente “bootar" pelo SSD com Sierra. Funcionou um tempo e travou novamente + bip.
    8.    Desconfiei do Sierra e reinstalei do zero novamente, só que agora o High Sierra sem pendrive bootável. Instalação correu 100% ok!
    9.    Trabalhei alguns minutos, instalando programas etc e pimba! o MacBook desligou novamente e bipou do mesmo jeito.
    10.    Desconfiei do SSD Crucial BX500 250GB e troquei por um SSD WD Green 480GB.
    11.    Fiz instalação limpa do High Sierra sem pendrive bootável. Instalação 100% ok!
    12.    Usei alguns horas e o mesmo erro aconteceu. Então, descartei ser problema do SSD (o SSD Crucial BX500 levou a culpa à toa. Rsrsr)
    13.    “Bootei” pelo antigo SSHD (El Capitan) e trabalhei normalmente por alguns dias (sem desligar). 100% ok!
    14.    Na dúvida comprei um novo cabo flat do HD e troquei.
    15.    “Bootei” pelo SSD com High Sierra, trabalhei algumas horas e lá vai o MacBook travar, desligar e tocar o bip de erro de memória, novamente.
    16.    Used o Apple Hardware Teste e NENHUM erro encontrado. Memórias ok!
    17.    Então testei os dois pentes de memória RAM, separadamente, nos dois Slots e funcionou por horas, 100%, sem travar e desligar. Pente 1 + Slot 1: OK. Pente 1 + Slot 2: OK. Pente 2 + Slot 1: OK. Pente 2 + Slot 2: OK.
    18.    Por fim, coloquei os dois pentes novamente e infelizmente o MacBook travou, desligou e bipou.

Ou seja, o MacBook Pro só trava com os dois pentes de RAM juntos (2 x 4GB) 😒

Minha conclusão:

SSD novo ok! 
SSHD ok! 
Pente RAM 1 ok! 
Pente RAM 2 ok! 
Slot RAM 1: ok!
Slot RAM 2: ok!

Alguém consegue me dar uma luz do que pode ser isso? Agradeço de coração. 🙏

Editado por Barros
completei o título
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Barros alterou o título para Me Ajudem Nessa Saga (Problema SSD + Memória RAM) | MacBook Pro Mid 2010
  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

18 horas atrás, juliochok disse:

Boa tarde amigo, qual a frequência dos pentes de memória que você está usando neste MacBook Pro?

 

Bom dia, Julio. 1067 MHz DDR3 da Corsair Value Select, que é a memória recomendada pra ele.

Eu fiz um teste de memória com o MemTest86 (que durou 6 horas) e passou 100% , sem nenhum erro nas memórias.

Eu desconfio fortemente do SSD WD Green (que pode ser falsificado 🙄).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Barros disse:

Bom dia, Julio. 1067 MHz DDR3 da Corsair Value Select, que é a memória recomendada pra ele.

Eu fiz um teste de memória com o MemTest86 (que durou 6 horas) e passou 100% , sem nenhum erro nas memórias.

Eu desconfio fortemente do SSD WD Green (que pode ser falsificado 🙄).

Opa, bom dia@Barros, como você havia mencionado no início do tópico, já havia efetuado a troca do SSD Crucial BX500 por este WD Green e o erro persiste.

O teste de memória realmente é muito demorado isso em qualquer outro computador.

Tenho um par de memórias 2x4GB (8GB) Corsair MacMemory 1066MHz instalado em um MacBook Pro Mid 2009 que está sofrendo congelamento e reinicialização devido a troca da bateria, pois realizando o teste AHT com a antiga bateria (original), o erro não é detectado, mas quando utilizo a bateria nova o AHT detecta o erro relacionado ao sensor da nova bateria. Neste caso percebi que quando o MacBook está conectado a energia elétrica, o problema não ocorre de forma alguma. Se bem que a antiga dona do MacBook me informou que havia derramado suco sobre o MacBook, então deve ter afetado algo na logic board, mesmo após ter depenado o MacBook por completo e ter realizado uma bela limpeza ele continua se comportando desta forma. No meu caso creio que alguns componentes devem estar sofrendo com oxidação por se tratar de um computador antigo e sem uso após ter sofrido com o liquido derramado sobre ele, e pra variar estava sendo utilizado com um carregador MagSafe pirata de 45W.

 Por acaso você realizou a troca da bateria recentemente? Já tentou bootar o MacOS através de um case externo pela porta USB dele com alguns dos SSDs que você tem aí? Ou até mesmo instalar o MacOS antigo de fábrica e realizar os testes por algumas horas.

Boa sorte, e qualquer novidade nos avise. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, bom dia[mention=125401]Barros[/mention], como você havia mencionado no início do tópico, já havia efetuado a troca do SSD Crucial BX500 por este WD Green e o erro persiste.
O teste de memória realmente é muito demorado isso em qualquer outro computador.

Tenho um par de memórias 2x4GB (8GB) Corsair MacMemory 1066MHz instalado em um MacBook Pro Mid 2009 que está sofrendo congelamento e reinicialização devido a troca da bateria, pois realizando o teste AHT com a antiga bateria (original), o erro não é detectado, mas quando utilizo a bateria nova o AHT detecta o erro relacionado ao sensor da nova bateria. Neste caso percebi que quando o MacBook está conectado a energia elétrica, o problema não ocorre de forma alguma. Se bem que a antiga dona do MacBook me informou que havia derramado suco sobre o MacBook, então deve ter afetado algo na logic board, mesmo após ter depenado o MacBook por completo e ter realizado uma bela limpeza ele continua se comportando desta forma. No meu caso creio que alguns componentes devem estar sofrendo com oxidação por se tratar de um computador antigo e sem uso após ter sofrido com o liquido derramado sobre ele, e pra variar estava sendo utilizado com um carregador MagSafe pirata de 45W.
 Por acaso você realizou a troca da bateria recentemente? Já tentou bootar o MacOS através de um case externo pela porta USB dele com alguns dos SSDs que você tem aí? Ou até mesmo instalar o MacOS antigo de fábrica e realizar os testes por algumas horas.
Boa sorte, e qualquer novidade nos avise. 
@juliochok, foi bom você ter citado a bateria e o boot através do USB...

Quando eu instalei o primeiro SSD (Crucial BX500) e aconteceu esse erro, eu testei inicializar por um case USB também. Aí após alguns minutos deu o mesmo erro (travar, desligar e bipar). Então, descartei ser erro do cabo flat*.

*Mesmo assim eu coloquei um cabo novo.

Quanto à bateria, ela é a original ainda. Mas eu testei também dar o boot sem a bateria (só ligado na fonte) e deu o mesmo erro.

Durante esse testes eu resetei o SMC e VRAM, também.

OBS: Hoje, eu abri o segundo SSD (WD Green) e vi que na controladora/chipsets não tem a marca WD/SanDisc. Por isso estou desconfiando fortemente desse problema ser devido ao SSD falsificado (muito SSD falsificado no mercado sendo vendido nas marketplaces).

Infelizmente, não tenho certeza se o primeiro SSD (Bx500) poderia ser também falsificado (eu já o devolvi).

Vou devolver esse segundo SSD (WD Green) também e tentar comprar direto da loja oficial de algum outro fabricante.

Segue a saga...rsrs

Enviado de meu Mi Note 3 usando o Tapatalk

Opa, bom dia[mention=125401]Barros[/mention], como você havia mencionado no início do tópico, já havia efetuado a troca do SSD Crucial BX500 por este WD Green e o erro persiste.
O teste de memória realmente é muito demorado isso em qualquer outro computador.

Tenho um par de memórias 2x4GB (8GB) Corsair MacMemory 1066MHz instalado em um MacBook Pro Mid 2009 que está sofrendo congelamento e reinicialização devido a troca da bateria, pois realizando o teste AHT com a antiga bateria (original), o erro não é detectado, mas quando utilizo a bateria nova o AHT detecta o erro relacionado ao sensor da nova bateria. Neste caso percebi que quando o MacBook está conectado a energia elétrica, o problema não ocorre de forma alguma. Se bem que a antiga dona do MacBook me informou que havia derramado suco sobre o MacBook, então deve ter afetado algo na logic board, mesmo após ter depenado o MacBook por completo e ter realizado uma bela limpeza ele continua se comportando desta forma. No meu caso creio que alguns componentes devem estar sofrendo com oxidação por se tratar de um computador antigo e sem uso após ter sofrido com o liquido derramado sobre ele, e pra variar estava sendo utilizado com um carregador MagSafe pirata de 45W.
 Por acaso você realizou a troca da bateria recentemente? Já tentou bootar o MacOS através de um case externo pela porta USB dele com alguns dos SSDs que você tem aí? Ou até mesmo instalar o MacOS antigo de fábrica e realizar os testes por algumas horas.
Boa sorte, e qualquer novidade nos avise. 
Esqueci de mencionar: Estou usando o HD (Momentus XT Híbrido) que estava antes da troca por SSD e tudo 100%.

Vamos para o 3º SSD...

Enviado de meu Mi Note 3 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Barros disse:

@juliochok, foi bom você ter citado a bateria e o boot através do USB...

Quando eu instalei o primeiro SSD (Crucial BX500) e aconteceu esse erro, eu testei inicializar por um case USB também. Aí após alguns minutos deu o mesmo erro (travar, desligar e bipar). Então, descartei ser erro do cabo flat*.

*Mesmo assim eu coloquei um cabo novo.

Quanto à bateria, ela é a original ainda. Mas eu testei também dar o boot sem a bateria (só ligado na fonte) e deu o mesmo erro.

Durante esse testes eu resetei o SMC e VRAM, também.

OBS: Hoje, eu abri o segundo SSD (WD Green) e vi que na controladora/chipsets não tem a marca WD/SanDisc. Por isso estou desconfiando fortemente desse problema ser devido ao SSD falsificado (muito SSD falsificado no mercado sendo vendido nas marketplaces).

Infelizmente, não tenho certeza se o primeiro SSD (Bx500) poderia ser também falsificado (eu já o devolvi).

Vou devolver esse segundo SSD (WD Green) também e tentar comprar direto da loja oficial de algum outro fabricante.

Segue a saga...rsrs

Enviado de meu Mi Note 3 usando o Tapatalk

Esqueci de mencionar: Estou usando o HD (Momentus XT Híbrido) que estava antes da troca por SSD e tudo 100%.

Vamos para o 3º SSD...

Enviado de meu Mi Note 3 usando o Tapatalk
 

Pelo visto você já fez todos os testes possíveis, o que resta agora é aguardar a chegada e instalação do novo SSD para tirar a dúvida.

Caso não resolva, pode ser algum problema com a logic board.

Boa sorte com a saga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, juliochok disse:

Pelo visto você já fez todos os testes possíveis, o que resta agora é aguardar a chegada e instalação do novo SSD para tirar a dúvida.

Caso não resolva, pode ser algum problema com a logic board.

Boa sorte com a saga.

Pois é. Tentei fazer todo os testes possíveis (que eu sabia).

O mais estranho é que o SSD funciona quando eu deixo apenas 4GB de RAM (qualquer um dos dois pentes, em qualquer um dos slots).Então, não sei tem a ver com o fato do SSD ser DRAM Less.

Com os dois pentes (2x4GB) de RAM o mac usa "0" zero bytes de Swap, porém trava e desliga. Já com somente 1 pente (4GB) de RAM ele usa o Swap (menos de 200MB), porém não trava.

Vai entender...rsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56,3k
    • Total de Posts
      466,2k
×
×
  • Criar Novo...