Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook Pro Retina 2012 com ssd NVME


Linhares

Posts Recomendados

Olá Pessoal,

é possível usar esse SSD aqui: https://www.kabum.com.br/produto/147639/ssd-wd-green-pc-sn350-960gb-pcie-nvme-leitura-2400mb-s-escrita-1900mb-s-wds960g2g0c?awc=17729_1638372474_321988749338d655b8d0153124df57e8&utm_source=AWIN&utm_medium=AFILIADOS&utm_campaign=natalninja_dez21&utm_content=&utm_term=772041

no meu macbook pro Retina 2012 (mid)?

 

Pelo que eu pesquisei dá pra usar mas teria q ter um adaptador, poderiam indicar um adaptador que funcione?

 

Em tempo, esse computador é bom demais, rodo tudo nele, VMs linux, docker, cluster kubernetes pequeno, hj mecho com infra e devops e me atende tranquilo. O único porém é o espaço em disco que tem apenas 256GB de SSD. Com esse hd maior ai resolveria o meu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Os MacBook Pro Late 2012 / Early 2013 usam controlador SATA 6Gbps com pinagem proprietária. Eu acredito que ali nem sequer cabe um NVME, porque os SSDs desse padrão são mais curtos e mais largos do que os M2/NVME, então pra ser sincero desconheço o uso de NVME nesses modelos.

Além do mais, você teria gargalo no desempenho desse NVME, porque o controlador SATA 6Gbps do teu Mac tem taxas de leitura e gravação até 600mbp/s, bem abaixo dos ~2Gbp/s desse NVME da WD Green, fora que o uso de adaptadores PODE causar problemas no gerenciamento de energia, causando sintomas no sleep/wake, temperatura da máquina e autonomia de bateria.

Se quer continuar com essa máquina e aumentar o armazenamento, o mais indicado seria recorrer a um SSD com as especificações originais desse modelo. Neste anúncio do AliExpress vendem o SSD original Samsung usado nos Macs daquela época com capacidades até 768GB.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, BetoGaleazzo disse:

Os MacBook Pro Late 2012 / Early 2013 usam controlador SATA 6Gbps com pinagem proprietária. Eu acredito que ali nem sequer cabe um NVME, porque os SSDs desse padrão são mais curtos e mais largos do que os M2/NVME, então pra ser sincero desconheço o uso de NVME nesses modelos.

Além do mais, você teria gargalo no desempenho desse NVME, porque o controlador SATA 6Gbps do teu Mac tem taxas de leitura e gravação até 600mbp/s, bem abaixo dos ~2Gbp/s desse NVME da WD Green, fora que o uso de adaptadores PODE causar problemas no gerenciamento de energia, causando sintomas no sleep/wake, temperatura da máquina e autonomia de bateria.

Se quer continuar com essa máquina e aumentar o armazenamento, o mais indicado seria recorrer a um SSD com as especificações originais desse modelo. Neste anúncio do AliExpress vendem o SSD original Samsung usado nos Macs daquela época com capacidades até 768GB.

 

Opa obrigado pela resposta @BetoGaleazzo

Com certeza vou considerar esse anúncio do AliExpress.


Com relação a velocidade do WD Green eu não me importaria de perder desempenho desde que fique limitado pelo chipset do mac (a velocidade q eu tenho hoje me atende). 

Mas com relação ao tamanho e compatibilidade realmente é um ponto que preciso preocupar. Novamente obrigado por ajudar, nao havia considerado isso kkk. 
Pelo pouco que eu pesquisei agora, o original eh até maior q esse da WD. Vou continuar com as buscas e qd tiver um posicionamento coloco aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Linhares disse:

Com certeza vou considerar esse anúncio do AliExpress.

Se fosse minha máquina, é o que eu pessoalmente faria. Ainda mais sendo uma máquina para trabalho, em que você precisa de alta disponibilidade e estabilidade.

41 minutos atrás, Linhares disse:

Com relação a velocidade do WD Green eu não me importaria de perder desempenho desde que fique limitado pelo chipset do mac (a velocidade q eu tenho hoje me atende). 

A questão é que não sabemos como a máquina vai se comportar, ainda mais com uso de adaptador (fora os problemas conhecidos que já citei, em relação ao gerenciamento de energia), porque eu não sei dar uma certeza se o único impacto seria apenas a limitação das taxas de transferência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.7k
    • Total de Posts
      464.3k
×
×
  • Criar Novo...