Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Pode formatar o iPod 80GB?


Ramon

Posts Recomendados

Tenho um iPod Classic 80GB.

Se eu formatar ele, formatar mesmo, pelo Disk Utility por exemplo, eu ainda posso dar restore pelo iTunes ou não tem como voltar?

Fiquei pensando, o iTunes reconhece o iPod quando o sistema está instalado (no caso o 1.3), mas se estiver formatado sem nenhum sistema, o iTunes ainda reconhece e dá o opção de restaurar ou ficará para sempre como um HD externo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 26
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Sim, eu sei que o Software fica no iPod, mas quero saber se eu formatar ele, o iTunes ainda o reconhece possibilitado o Restore, reinstalando o Software. Ou se eu fizer isso, by by iPod?

Na verdade eu poderia fazer o Restore e deixar tudo zerado. Mas eu queria rodar um programa no HD dele para minimizar as chances de recuperação de arquivos que nele foram gravados, pois já o utilizei para Backup.

Resumindo o que eu quero fazer:

1. Formatar todo o iPod pelo DiskUtility

2. Rodar o programa para zerar o HD (pelo Linux)

3. Formatar o HD novamente, pois na operação 2 o HD fica sem partição.

4. Abrir o iTunes e fazer o Restore.

Minha dúvida é justamente o passo 4. Será que o iTunes vai reconhecer esse iPod pelo fato de não ter absolutamente nada em seu HD, ou seja, sem o Software do iPod.

Estou com medo de fazer isso e perder o iPod.

O software do iPod Classic não fica em disco e sim na memória dele.

Pode formatar numa boa que não tem perigo.

A minha dúvida, porque você quer formatar o iPod se ele monta como um disco externo?

[]'s

Rodrigo

Editado por Ramon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem um macete de fazer o ipod virar um disco externo.... deixe eu ver se lembro:

Force reiniciar o ipod (Menu+Center)

Depois, quando ele estiver a reiniciar, aperte Menu+Play

Pronto! ele entra em modo de disco, virando um pen drive gigante ou simples HD...

Tenta ai! <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o meu já aparece como HD externo.

Mas se eu formatar ele, ainda posso fazer o Restore para voltar tudo ao original? Ou para fazer o Restore o iPod já tem que ter o sistema instalado?

tem um macete de fazer o ipod virar um disco externo.... deixe eu ver se lembro:

Force reiniciar o ipod (Menu+Center)

Depois, quando ele estiver a reiniciar, aperte Menu+Play

Pronto! ele entra em modo de disco, virando um pen drive gigante ou simples HD...

Tenta ai! <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o meu já aparece como HD externo.

Mas se eu formatar ele, ainda posso fazer o Restore para voltar tudo ao original? Ou para fazer o Restore o iPod já tem que ter o sistema instalado?

Geralmente o iTunes reconhece o iPod numa boa... ele so avisa que o software deve estar correompido e se vc deseja baixar o software.... foi assim quando eu comprei um HD novo pro meu ipod....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi você mesmo que comprou e instalou o HD no iPod?

Geralmente o iTunes reconhece o iPod numa boa... ele so avisa que o software deve estar correompido e se vc deseja baixar o software.... foi assim quando eu comprei um HD novo pro meu ipod....
Editado por Ramon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa que legal, economizou uma bela grana. Geralmente as AT's cobram bem caro isso.

Eu até já pensei em trocar o meu de 80GB por um maior, mas eu não sei se funciona e nem se abrir. O meu é o 5ª Geração.

Mas então acho que dá certo sim o que pretendo fazer. Vamos ver se mais alguém já tentou isso que eu pretendo, aí fico mais tranquilo. Já pensou perder meu iPod??? Nem brinca!!!

Aham <_< .... num iPod 3ªG 40Gb, rss
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa que legal, economizou uma bela grana. Geralmente as AT's cobram bem caro isso.

Eu até já pensei em trocar o meu de 80GB por um maior, mas eu não sei se funciona e nem se abrir. O meu é o 5ª Geração.

Mas então acho que dá certo sim o que pretendo fazer. Vamos ver se mais alguém já tentou isso que eu pretendo, aí fico mais tranquilo. Já pensou perder meu iPod??? Nem brinca!!!

é perigoso... eu estraguei um dos meus ipods shuffle abrindo.... arrebentou a faixa que liga o USB ao ipod <_< .... tem vezes que erramos, hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá wafi,

Na verdade não é um programa, pois o próprio Linux faz nativamente.

Ah, tem que estar logado como root para poder executar o processo. Para isso é só digitar

su -

antes do processo e colocar a senha.

Agora logado como root use o seguinte código:

# shred -n 5 -vz /dev/hda

onde: 5 é o número de vezes que a operação será repetida. Pode ser qualquer valor, e quanto maior mais seguro será; e hda é o disco que quiser efetuar o processo.

Eis a definição do processo:

Usado com estas opções, o shred vai encher o HD com bits aleatórios, repetindo a operação 5 vezes (-n 5) . Como o processo é demorado, usamos a opção "-v" (verbose) para que ele exiba um indicador de progresso, concluindo com o "z", que faz com que, depois de concluído o processo, ele encha o HD com zeros, para despistar e esconder o fato de que você fez o apagamento.

É um processo muito bom, eu já usei quando vendi meu computador usado, para não correr o risco. Acho interessante utilizar esta ferramenta quando vamos vender o computador, fora isso não acho necessário, uma vez que dependendo do -n que você determina demora bastante. Para ter um idéia fiz o procedimento em um HD de 120GB com -n 5, e demorou em torno de 6-8 horas para terminar (acho que foi isso mesmo, faz bastante tempo que utilizei essa ferramenta).

Se interessar, a fonte da informação está aqui

OBS: Se não me engano não são todas as distribuições capazes de executar o processo, mas não tenho certeza. Quando fiz estava usando o Kurumin 7.0 r3, distribuído pelo Guia do Hardware.NET, mas acho que o Ubuntu tambem faz, porém nunca tentei por ele.

Obs: qual é o software que você vai usar para fazer o Zero Fill através do Linux? Semana passada formatei o meu HD e até dei uma olhada nesses programas, mas todos os que eu achei eram pagos. Uso Linux aqui as vezes, via Live CD (Ubuntu 9.04).
Editado por Ramon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade eu poderia fazer o Restore e deixar tudo zerado. Mas eu queria rodar um programa no HD dele para minimizar as chances de recuperação de arquivos que nele foram gravados, pois já o utilizei para Backup.

Você é agente da cia?

rssss...

Mais facil encher o HD do ipod com musicas, videos, programas, etc. Ai ele grava em cima do espaço que estava vazio e destrói informações anteriores. sei sei sei que pode ser restaurado. Masssssssss como disse, a menos que seja um agente da cia ou FBI não vejo tanta neura para apagar os dados em 3 ou 7 passos.

<_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô Paulo, sacanagem sua cara. Eu tento com muito sacrifício e cuidado manter minha profissão em sigilo absoluto e vem você falar para todo mundo. Ah, assim não dá!!!! :lol::lol::lol::lol: hehehe, estou brincando.

Mas agora falando sério. Eu até poderia fazer isso que me falou, mas tem que copiar tudo para o HD dele, depois apagar, acho mais fácil da maneira que eu falei, que além de mais é ainda mais eficaz.

É que sou meio neurótico com essas coisas, sabe como é né?!?! ;)

Você é agente da cia?

rssss...

Mais facil encher o HD do ipod com musicas, videos, programas, etc. Ai ele grava em cima do espaço que estava vazio e destrói informações anteriores. sei sei sei que pode ser restaurado. Masssssssss como disse, a menos que seja um agente da cia ou FBI não vejo tanta neura para apagar os dados em 3 ou 7 passos.

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tinha ouvido falar sobre essa função no Linux mas quando fui tentar não achei nada no Ubuntu e fiquei com preguiça de pesquisar mais a fundo, já estava pensando que tivesse que instalar outro programa. Acho que vou ter que instalar o Ubuntu para isso, não sei se o Live CD vai funcionar. Bom, na próxima formatação (daqui a uns 3 meses) vou tentar esse procedimento (meu HD tem só 80GB - como o seu iPod - então não deve demorar muitas horas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá wafi,

Funciona pelo Live CD sim, não precida instalá-lo não. Eu sempre fiz pelo Live CD.

Mas você vai fazer isso apenas por fazer ou vai vender o HD? Se não for vender, acho que não há necessidade de fazer esse procedimento. Eu pelo menos só faço isso quando vou vender.

Eu já tinha ouvido falar sobre essa função no Linux mas quando fui tentar não achei nada no Ubuntu e fiquei com preguiça de pesquisar mais a fundo, já estava pensando que tivesse que instalar outro programa. Acho que vou ter que instalar o Ubuntu para isso, não sei se o Live CD vai funcionar. Bom, na próxima formatação (daqui a uns 3 meses) vou tentar esse procedimento (meu HD tem só 80GB - como o seu iPod - então não deve demorar muitas horas).
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, a princípio vou fazer apenas por experiência, acho que com n menor do que 5. Mas eu não sei o que vou fazer com ele quando comprar o meu MacBook no final do ano, pois o hardware do PC aqui já está bem defasado, possivelmente venda.

Acho mais importante para mídias portáteis (como o seu iPod) mesmo, vou aproveitar e fazer no meu pen drive (n1, já que não é mídia magnética).

Bom saber que funciona pelo Live CD (tenho um do Kurumim aqui também, mas não está abrindo direito, tranca naquele 'prompt', acho que é algum bug com o hardware, provavelmente com a placa de vídeo, então prefiro o Ubuntu), obrigado pelas dicas.

PS: não dá pra conseguir aí pra gente acesso aos satélites super potentes da cia pra gente se divertir quando não tiver nada pra fazer? :lol:

Editado por wafi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Durante a inicialização, tem algumas opções para inicializar corretamente caso ocorra travamento. Um dos códigos que aparecem é para erros de placa de vídeo, que geralmente ocorrem nos computadores da Acer. Uma vez para instalar em um Acer tiver que usar esses códigos, aí funcionou corretamente.

Espero que tenho ajudado.

Então, a princípio vou fazer apenas por experiência, acho que com n menor do que 5. Mas eu não sei o que vou fazer com ele quando comprar o meu MacBook no final do ano, pois o hardware do PC aqui já está bem defasado, possivelmente venda.

Acho mais importante para mídias portáteis (como o seu iPod) mesmo, vou aproveitar e fazer no meu pen drive (n1, já que não é mídia magnética).

Bom saber que funciona pelo Live CD (tenho um do Kurumim aqui também, mas não está abrindo direito, tranca naquele 'prompt', acho que é algum bug com o hardware, provavelmente com a placa de vídeo, então prefiro o Ubuntu), obrigado pelas dicas.

PS: não dá pra conseguir aí pra gente acesso aos satélites super potentes da cia pra gente se divertir quando não tiver nada pra fazer? :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi essa opção sobre os bugs contra a placa de vídeo e tentei, mas nem assim funcionou... Qualquer hora, quando tentar de novo, eu posto aqui no fórum uma imagem de quando ele tranca para ver se alguém sabe a solução, mas o Kurumim ficou muito para trás... Eu acho que na época em que ele estava ativo já ficava um pouco atrás dos concorrentes, ainda mais agora, depois de descontinuado.

O meu computador não é de nenhuma marca determinada, no início era um daqueles PCs de supermercado (marca desconhecida), mas com o tempo quase tudo já foi trocado, até a placa mãe.

Obs: já consegui rodar normalmente em outro computador.

Editado por wafi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz apenas a restauração mesmo, preferi não arriscar.

Apenas uma coisa não gostei, ele usou o próprio software 1.3 que estava instalado para restaurar. Queria baixar novamente o Software 1.3 e usá-lo na restauração, tal como fazemos nos iPhone's Jailbrake.

Tem como fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.6k
×
×
  • Criar Novo...