Arthur Félix Postado 17 de agosto de 2021 Denunciar Compartilhar Postado 17 de agosto de 2021 Eu tenho um MBA 2015 que comprei usado com bateria de 91 ciclos, processador core i5 e ssd de 128gb. Eu quase nunca desligava o note. Em casa usava na tomada o tempo todo e só desconectava pra dormir e pra usar no trabalho. Só q eu tava usando uma extensão emendada em casa, q eu usava pra ligar o Mac, mas um dia desses a emenda ficou folgada e deu curto. Na extensão estavam ligados, alem do MacBook, mais 2 notebooks e um impressora que estão funcionando bem até hoje, mas no dia seguinte, como de praxe, levei o MacBook em repouso para o trabalho e chegando la, a tela nao acendeu, nem o teclado, nem a maçã, mas a ventoinha estava funcionando. Eu so consegui ligar o Mac novamente depois de seguir esse tutorial: https://www.hardware.com.br/comunidade/macbook-tela/1362996/. Depois, cheguei em casa, liguei o note e dps de alguns minutos morreu do nada. Consegui ligá-lo normal com o botão power, daí descarreguei a bateria toda e carreguei de novo pra recalibrar e o problema do repouso continuou. Então eu reinstalei o Big Sur e fiz uns testes colocando o Mac em repouso por alguns minutos e depois despertando-o, e ele se comportou bem. Continuei usando o Mac durante o dia e deixei em repouso fora da tomada pra ir dormir, como sempre. Hoje eu acordei e fui tirar o Mac do repouso e o problema voltou a ocorrer e só ligou seguindo as instruções do link. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
BetoGaleazzo Postado 17 de agosto de 2021 Denunciar Compartilhar Postado 17 de agosto de 2021 Olá, Arthur. Não acredito que a questão da sua extensão tenha causado esse problema. Tanto o carregador (MagSafe) quanto o Mac possuem diversos circuitos para proteção contra situações assim. Não há como garantir 100%, mas acredito que se fosse o caso, você estaria tendo problemas mais graves como o Mac deixar de carregar e até ligar por completo. Antes de tudo: quando o problema ocorre, depois que você consegue religá-lo, ao iniciar o sistema, aparece alguma mensagem indicando um problema e apontando para um relatório? Em caso positivo, tente tirar uma screenshot ou uma foto do relatório e compartilhe aqui. Pode nos dar uma pista. Outra coisa: quando você reinstalou o macOS, você fez uma instalação limpa? Apagou por completo o SSD e depois pediu pra instalar o sistema ou só clicou em reinstalar o sistema? A instalação limpa neste caso seria mais indicada, pois se existe algum arquivo corrompido causando este problema, PODE SER que uma simples reinstalação ou reparo do sistema operacional não o sobrescreva/apague. Siga os dois procedimentos abaixo. Reset de SMC (obs: seu Mac não possui o chip T2): https://support.apple.com/pt-br/HT201295 Reset de NVRAM: https://support.apple.com/pt-br/HT204063 Pra que fique ciente de uma possibilidade, defeitos no SSD também podem causar esse problema de sleep/wake. Mas antes de considerar essa causa, é preciso investigar bem, analisando relatórios do sistema caso existam, fazendo os dois procedimentos acima e também tentando uma instalação limpa do sistema operacional caso não tenha sido feita. Espero o feedback. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Arthur Félix Postado 17 de agosto de 2021 Autor Denunciar Compartilhar Postado 17 de agosto de 2021 1 hora atrás, BetoGaleazzo disse: Olá, Arthur. Não acredito que a questão da sua extensão tenha causado esse problema. Tanto o carregador (MagSafe) quanto o Mac possuem diversos circuitos para proteção contra situações assim. Não há como garantir 100%, mas acredito que se fosse o caso, você estaria tendo problemas mais graves como o Mac deixar de carregar e até ligar por completo. Antes de tudo: quando o problema ocorre, depois que você consegue religá-lo, ao iniciar o sistema, aparece alguma mensagem indicando um problema e apontando para um relatório? Em caso positivo, tente tirar uma screenshot ou uma foto do relatório e compartilhe aqui. Pode nos dar uma pista. Outra coisa: quando você reinstalou o macOS, você fez uma instalação limpa? Apagou por completo o SSD e depois pediu pra instalar o sistema ou só clicou em reinstalar o sistema? A instalação limpa neste caso seria mais indicada, pois se existe algum arquivo corrompido causando este problema, PODE SER que uma simples reinstalação ou reparo do sistema operacional não o sobrescreva/apague. Siga os dois procedimentos abaixo. Reset de SMC (obs: seu Mac não possui o chip T2): https://support.apple.com/pt-br/HT201295 Reset de NVRAM: https://support.apple.com/pt-br/HT204063 Pra que fique ciente de uma possibilidade, defeitos no SSD também podem causar esse problema de sleep/wake. Mas antes de considerar essa causa, é preciso investigar bem, analisando relatórios do sistema caso existam, fazendo os dois procedimentos acima e também tentando uma instalação limpa do sistema operacional caso não tenha sido feita. Espero o feedback. Sim, eu fiz a instalação limpa. Quanto ao relatório, apareceu uma mensagem falando em gerar relatório, mas eu ignorei. Vou realizar os procedimentos q vc recomendou e observar o comportamento nos próximos dias. Se o problema persistir, eu vou gerar o relatório e vejo se compartilho aqui. Obrigado BetoGaleazzo 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Arthur Félix Postado 17 de agosto de 2021 Autor Denunciar Compartilhar Postado 17 de agosto de 2021 Fui desligar o macbook e ele não ligou mais, mesmo depois de feitos os procedimentos de reset de SMC e NVRAM. Tive q desenterrar meu velho hp sleekbook 14 e já estou bastante desacostumado com o teclado ABNT2 e mousepad simples, sem falar da dor de perder o dinheiro investido num notebook q me parecia prometer durabilidade acima da média. Comprei o macbook air "sem poder", mas achei que ia durar o bastante. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
BetoGaleazzo Postado 17 de agosto de 2021 Denunciar Compartilhar Postado 17 de agosto de 2021 6 minutos atrás, Arthur Félix disse: Fui desligar o macbook e ele não ligou mais, mesmo depois de feitos os procedimentos de reset de SMC e NVRAM. Tive q desenterrar meu velho hp sleekbook 14 e já estou bastante desacostumado com o teclado ABNT2 e mousepad simples, sem falar da dor de perder o dinheiro investido num notebook q me parecia prometer durabilidade acima da média. Comprei o macbook air "sem poder", mas achei que ia durar o bastante. Fala Arthur. Cara, que pena. É péssimo quando isso acontece. Procure um técnico competente na sua região pra efetuar o diagnóstico, e fique tranquilo. As vezes tecemos na nossa cabeça o pior cenário e prejuízo possível, e numa dessas não é nada demais. Sobre a durabilidade, é complicado. Eu pego diversos aparelhos pra reparo todas as semanas, máquinas 2009, 2010 etc etc, e que estão vindo apenas para limpeza periódica. Eu mesmo tive um MacBook Air 2014 e um MacBook Pro 2014 que nunca me deram problema e estão até hoje funcionando com seus respectivos donos. Se formos colocar numa média, o tempo útil dos Macs com certeza é maior do que as demais marcas. Uma coisa que é importante ressaltar, é que você pegou uma máquina usada, assim como eu já peguei também, e nesses casos é preciso conhecer bem o histórico do equipamento pra não ter problemas. No meu caso, como eu peguei de um cliente, eu já conhecia a máquina por dentro e todo o histórico. No seu caso você pegou uma máquina 2015 com apenas 91 ciclos de bateria, não sei quando foi, mas se não faz muito tempo, pode indicar que essa máquina já passou por manutenções prévias e troca de componentes (se o antigo dono não usava somente na tomada). É preciso avaliar se é esse o caso, e o que já foi feito nele, e se quem fez, fez direito. Também tem que ver que você utilizou uma extensão com emenda que como você mesmo disse deu problema em outros equipamentos, e por mais que seja pouco provável, pode ter sido a causa. Enfim, como eu disse, evite sofrer por antecedência. Diversas vezes o cliente chegou com o coração na boca achando que ia ter que gastar um carro pra arrumar ou que não ia ter reparo, e era coisa simples. Procure um técnico competente, com feedback de outros clientes, e leve seu aparelho para orçamento. Boa sorte! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
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