Alyne Postado 18 de janeiro de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 18 de janeiro de 2015 Bom dia. Tenho um iMac 2008 com o Yosemite instalado. Fiquei aproximadamente umas 2 semanas sem usar o computador e hoje ao ligá-lo ao invés da tela de inicialização com a maçã da Apple, aparece o ícone de uma pasta com um ponto de interrogação. Dei boot com o pendrive que criei quando fiz a instalação limpa do Yosemite, e ao abrir o Utilitário de Disco, meu Macintosh HD não é listado. É como se o disco rígido não existisse. Não aparece montado. Também não consigo reparar o sistema pois não há nenhuma unidade onde ele possa ser instalado. Alguém já passou por isso? Alguma ideia do que possa ser feito? Antes estava tudo funcionando perfeitamente e não fiz nada de diferente. Obrigada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marconi Postado 18 de janeiro de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 18 de janeiro de 2015 Seu disco principal é HDD ou SSD? Aconteceu comigo pois meu disco de boot é SSD com Trim Enabler instalado e meu iMac ficou desligado por um tempo (acho q deu um reset de PRam). O problema, no meu caso, é q há incompatibilidade entre oTrim Enabler e o Yosemite (parece q agora há um validador de KExt q causa conflito com o Trim Enabler) e há, no site do desenvolvedor uma solucao temporaria (http://www.cindori.org/trim-enabler-and-yosemite/). Infelizmente só soube depois e resolvi mesmo utilizando o time machine, instalando a ultima versao do Mavericks disponivel. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alyne Postado 18 de janeiro de 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 18 de janeiro de 2015 O meu é HDD, igual veio de fábrica. Nunca fiz nenhuma modificação no hardware dele, nem mesmo troca de memória. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Maddo Garan Postado 18 de janeiro de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 18 de janeiro de 2015 Parece que teu HD já era. Por descargo de consciência, faça uns testes antes de abrir o iMac: - inicie o mac com a tecla D pressionada, vai entrar no Apple Hardware Test, veja se aparece alguma coisa lá. - faça um reset de SMC, mesmo que HD sumido não seja sintoma de necessidade do reset: http://support.apple.com/pt-br/HT3964 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alyne Postado 18 de janeiro de 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 18 de janeiro de 2015 (editado) Parece que teu HD já era. Por descargo de consciência, faça uns testes antes de abrir o iMac: - inicie o mac com a tecla D pressionada, vai entrar no Apple Hardware Test, veja se aparece alguma coisa lá. - faça um reset de SMC, mesmo que HD sumido não seja sintoma de necessidade do reset: http://support.apple.com/pt-br/HT3964 Obrigada! Depois vou tentar, mas tô achando que já era mesmo. Não escuto barulho nenhum do HD funcionando quando ligo o computador e tive a impressão de sentir cheiro de queimado Alguém tem noção de quanto ($$) fica trocar o HD? Pra completar, nem tem assistência técnica autorizada na minha cidade. Editado 18 de janeiro de 2015 por Alyne Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Maddo Garan Postado 19 de janeiro de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 19 de janeiro de 2015 O preço pra trocar HD vai depender da AT que tu levares, não é tabelado. Isso se for HD morto mesmo, pode ser algum fio ou contato com problema, por isso que é bom levar em AT, pra ter um diagnóstico correto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alyne Postado 19 de janeiro de 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 19 de janeiro de 2015 O preço pra trocar HD vai depender da AT que tu levares, não é tabelado. Isso se for HD morto mesmo, pode ser algum fio ou contato com problema, por isso que é bom levar em AT, pra ter um diagnóstico correto. Liguei para uma autorizada da Apple e me disseram que eles não podem me atender pois minha máquina já tem mais de 5 anos. Liguei para o suporte da Apple e me confirmaram que as autorizadas não vão me atender por esse motivo que falei, pois a Apple não produz mais peças para máquinas antigas. No final, acabei levando em uma assistência técnica daqui da minha cidade. O técnico parece que entende de Apple. Tomara que consiga resolver o problema, pois comprar um novo está fora de cogitação com esses preços absurdos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
giorio Postado 19 de janeiro de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 19 de janeiro de 2015 Volta e meia tenho esse problema aqui. Em Qq OSX, desde o lion. O que faço é command R na inicialização, abro o utilitário e reparo as permissões do disco. Vez ou outra o HD não é encontrado, dai aborrece. Mas no segundo ou terceiro dia de tentativa o HD aparece no utilitário. Ps: Já troquei de HD, mas o problema persiste. E S empre mantenho backup atualizado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mario Negrão Postado 19 de janeiro de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 19 de janeiro de 2015 Bom dia. Tenho um iMac 2008 com o Yosemite instalado. Fiquei aproximadamente umas 2 semanas sem usar o computador e hoje ao ligá-lo ao invés da tela de inicialização com a maçã da Apple, aparece o ícone de uma pasta com um ponto de interrogação. Dei boot com o pendrive que criei quando fiz a instalação limpa do Yosemite, e ao abrir o Utilitário de Disco, meu Macintosh HD não é listado. É como se o disco rígido não existisse. Não aparece montado. Também não consigo reparar o sistema pois não há nenhuma unidade onde ele possa ser instalado. Alguém já passou por isso? Alguma ideia do que possa ser feito? Antes estava tudo funcionando perfeitamente e não fiz nada de diferente. Obrigada. Eu tive um imac 2007 e uma vez com o mountain lion aconteceu isso, eu formatei e voltou ao normal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alyne Postado 20 de janeiro de 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 20 de janeiro de 2015 O problema é que não dá nem pra formatar pois não há unidade disponível para instalar o OS (a não ser que eu instalasse em uma unidade externa). Mas como não escuto mais o barulho do HD funcionando e senti cheiro de queimado acho que já era mesmo. Estou no aguardo do orçamento. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Maelzin Postado 8 de fevereiro de 2015 Denunciar Compartilhar Postado 8 de fevereiro de 2015 Boa noite, Tenho um iMac de 2011 e a mais ou menos 2 meses atrás tive o mesmo problema citado por vocês. Levei em uma autorizada e fiz a troca do HD (por 600 reais) , mas após duas semanas tive o mesmo problema. Desliguei o iMac normalmente e após algum tempo liguei novamente e pronto ! Demorou algum tempo com o logo da maça e a barra de carregando, depois veio o símbolo de bloqueio e em seguida a pasta com a interrogação. Fiz todos o procedimentos, liguei segurando a tecla Shift, liguei pressionando Command + R e ao tentar mandar reinstalar o HD não aparece na lista e quando faço a reparo do HD com o utilitário do disco ele também não é listado.Alguém tem alguma solução ou informação sobre este problema, ou terei que ficar trocando de HD eternamente ? Abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alyne Postado 8 de fevereiro de 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado 8 de fevereiro de 2015 Boa noite, Tenho um iMac de 2011 e a mais ou menos 2 meses atrás tive o mesmo problema citado por vocês. Levei em uma autorizada e fiz a troca do HD (por 600 reais) , mas após duas semanas tive o mesmo problema. Desliguei o iMac normalmente e após algum tempo liguei novamente e pronto ! Demorou algum tempo com o logo da maça e a barra de carregando, depois veio o símbolo de bloqueio e em seguida a pasta com a interrogação. Fiz todos o procedimentos, liguei segurando a tecla Shift, liguei pressionando Command + R e ao tentar mandar reinstalar o HD não aparece na lista e quando faço a reparo do HD com o utilitário do disco ele também não é listado. Alguém tem alguma solução ou informação sobre este problema, ou terei que ficar trocando de HD eternamente ? Abraço. Acabei fazendo a troca de HD em uma assistência técnica (não autorizada) por 457 reais (HD de 1Tb). Foi a única coisa que resolveu o problema. Faz mais ou menos umas 2 semanas, por isso ainda acho cedo para dizer se ainda vai dar problema novamente ou não. O que aconteceu agora foi que surgiu uma linha azul vertical na tela. Não sei se está relacionado, pois pesquisei e vi que os iMacs com serial number que começam igual ao do meu estavam propensos a desenvolver esse problema. Mas parece que é só surgir o primeiro problema que outros começam a surgir. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.