Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Perguntas de um futuro usuário de Mac


Vitti

Posts Recomendados

Olá a todos do fórum! Estarei migrando para a plataforma Mac em Janeiro e gostaria de tirar algumas dúvidas desde já.

1)Quando eu usava Windows, eu não tinha muitos problemas pra compactar arquivos, só a velocidade. Eu testei WinZip, WinRar, WinAce e conclui que o melhor de todos na verdade é o 7zip. Agora que desisti das janelas, uso Linux.(e a ferramenta embutida de compactação, que é uma maravilha)

Daqui a pouco eu estarei migrando para o mundo Mac, e gostaria de saber como é que eu faço para compactar arquivos? Eu emulo o Mac OS 9 as vezes no linux por diversão, e fuçando no sistema, achei um tal de Stuffit. Ele acompanha o Mac OS X ou eu tenho que comprar? Ah, e eu sei também que existe o 7zip pra mac, mas gostaria de saber mesmo qual dos dois é melhor.

2)No Windows, Nero. No Linux, K3b. E no Mac? Eu sei que existe o Toast no Mac OS 9 e o Toast Titanium no Mac OS X, mas ele é pago também ou vem junto com o sistema?

3)No Windows, eu usava o SUPER video encoder/decoder. No Linux, uso um baseado no FFMpeg. Eu vi na internet que existe o FFMpegX, para os Macs. Gostaria de saber se o desempenho dele realmente é bom para converter vídeos ou se eu deveria procurar mais sobre o assunto.

Enfim, é isso que eu queria saber. Desde já agradeço pelas respostas. :)

Editado por Vitti
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

1 - O próprio mac os tem compactado e descompactador ZIP e se eu não me engano RAR, porém as vezes vc vai encontrar arquivos compactados em .SIT e esse daí o mac os nao dá suporte. Aí vc instala o stuffit que é gratuito ou algum outro.

2 - O toast titanium é pago, mas o mac os tb tem suporte a gravação sem precisar de programa adicional e é super fácil. Pra gravações de dados eu uso o do mac mesmo, pq as vezes dá erro com o toast e no do mac nunca deu erro.

3 - Eu não tenho experiencia com conversão de vídeos, mas já usei o FFMpeg e achei muito bom. Desempenho é bom. Já em conversão eu acho que as ferramentas do mac os falham um pouco. Eu já tive alguns problemas com performance (quicktime e itunes) e não conseguir converter para o formato que eu queria.

Seja bem vindo antecipado :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Por padrão o OSX é compatível com o padrão ZIP. O Stuffit tem ma versão grátis (que só descompacta) e uma versão paga (completa). Ele dá conta do recado e abre RAR, ZIP, e tudo que tem direito.

2 - O Finder (que seria o "nautilus" do mac) já grava CDs de dados e DVDs tbm. Basta inserir uma mídia virgem que o mac osx vai te perguntar o que fazer. Basta escolher "Abrir usando o Finder" e arrastar os arquivos pra dentro do CD. Depois só clicar em Gravar. Ele não faz multi-sessão. Pra gravar CDs de áudio (tanto cd de áudio normal quanto de MP3) você usa o iTunes. Só criar uma playlist, ir dentro dela e clicar no botão de gravar. Tem q configurar nas opções do iTunes antes se vc quer CD de áudio ou MP3.

Agora o Toast Titanum é de titâneo mesmo... rs. É um MONSTRO. Além de gravar todo tipo de mídia, suportar multi-sessão e talz, ele ainda permite vc MONTAR imagens de disco no desktop (que seria o mesmo que o Damon Tools no Windows). Qdo vc dá 2 cliques numa ISO, o Mac abre ela até, dá pra pegar arquivos de dentro e talz, mas o sistema não detecta isso como um CD de verdade. No Linux geralmente a galera monta o CD com o comando "mount -t iso9660 -o loop blalbalbla" (q tbm tem no Mac). Mas o Toast facilita bastando clicar com o botão direito.

E ele ainda cria DVDs com menus, codifica vídeos e faz tudo automático tbm. É bem legal.

Outra opção que eu gosto MUITO é o Disco. É um gravador de CDs e DVDs mais simples mas bem "mac like". É clean, direto, totalmente drag 'n drop, e tudo mais.

3 - O desempenho vai depender do seu processador. Existe o ffmpeg pra mac, então é mais ou menos a mesma coisa q no Linux. O ffmpegX em especial é beeeeem chatinho de configurar. Eu não gosto dele. Prefiro o Penguin Encoder ou então um mais bonito ainda (que postaram recentemente aqui no Mac Magazine) que é o Total Media Converter: http://www.aimersoft-mac.com/total-media-converter-mac.html

E tem alguns outros como o HandBrake (que é mais pra rippagem de DVDs) e vários mais...

Outro legal e gratis (q postaram no mac magazine tbm) é o Free Mac Video Converter: http://www.minidvdsoft.com/mac-software.html

Editado por LedStyle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.4k
    • Total de Posts
      466.3k
×
×
  • Criar Novo...