Amigos, gostaria de dar minha humilde contribuição.
Primeiro eu sou um novato no mundo Mac. Meu primeiro macbook tem 3 meses, e usado. Porém uso Windows e Linux há 30 anos.
Então, como diz o ditado, "pato novo não mergulha fundo", vou abordar o tema conceitualmente.
De uma forma geral os "vírus", e suas variações de nomes, fazem as seguintes funções
1) Fazer um estado no seu computador (leia - se sistema operscional)
2) Fazer o seu computador de zumbi. Ou seja, parte de uma trilha de computadores para atacar órgãos e servidores mundo afora.
3) Careca o seu "lixo" em busca de informações preciosas, como cartão de crédito em compra de sites, login/senha de sites, etc.
Quaisquer novas funções sintam - se a vontade de incluir na lista. Mas como o objetivo é conceitual não precisa de maiores delongas.
Então, essas funções podem ser executadas de qualquer micro e em qualquer SÓ. Porém alguns estão mais imunes que outros. Mac e Linux são mais imunes, Windows menos.
Então eu diria que:
1) usuários de Windows obrigatoriamente tem que usar o tal antivírus ou algo mais forte
2) usuários de Mac ou Linux fica a gosto do freguês a necessidade de prevenção.
E por fim, se me permitem, gostaria de sugerir uma pequena ação que já adoto há muitos anos no meu desktop Windows, isso no Linux e após estou usando também no Mac.
Eu simplesmente crio 1 ou mais contas de usuários comuns (padrão), com ou sem senha (fica a critério) e uma conta de administrador (necessariamente com senha).
Nunca faço login com a conta de perfil administrador, só se for fazer alguma manutenção específica. 99,9% eu faço login com o usuário padrão.
Caso vc esteja fazendo uma ação, por ex. Instalar app, automaticamente ele pedirá uma conta de perfil administrador e sua respectiva senha para completar a ação.
O que este processo que expliquei ajuda, Afinal?
É que praticamente todas as funções descritas que o vírus deseja fazer, necessita de entrar no sistema operacional para instalar ou executar algo. Se seu usuário (padrão) não tem essa permissão, ou ele abrirá para vc permitir ou simplesmente não fará.
Evidentemente que este é um procedimento preventivo, prático e muito funcional. O uso há anos e o índice de vírus no meu Windows é praticamente zero. Detalhe, uso antivírus gratuito tb.
Abs e espero ter contribuído.
Marcelo