Gostaria de compartilhar com os amigos do fórum o que ocorreu comigo, e que só reafirma o péssimo atendimento da apple no Brasil
Trata-se da garantia de um notebook macbook pro negada com o apple care em vigência.
• 18 de Outubro de 2010 Compra do plano de ampliação da garantia (apple care) por mais dois anos, realizada pelo site http://store.apple.com/br. Total pago: 799,00 R$ (setecentos e noventa e nove reais divididos em 12 parcelas de 66,59 R$).
• 29 de outubro de 2010 Garantia registrada e válida até 17/11/2012. Conforme o site da apple a garantia cobre o computador e os acessórios inclusos como o cabo de alimentação.
• Agosto de 2011: Fio do carregador apresentou rachadura.
• 16 de Agosto de 2011: Levei carregador com seu respectivo cabo na assistência técnica autorizada (iDream - Uberlândia) onde me disseram que um novo cabo seria solicitado.
• 19 de Agosto de 2011: Na assistência técnica autorizada (iDream) me disseram que a apple Brasil negou a troca alegando mau uso. Para tentar liberar a troca a assistência técnica me pediu que enviasse uma foto do defeito. Considero importante salientar que a apple brasil negou a troca logo de cara, sem sequer ter examinado o cabo, nem mesmo através uma mísera fotografia.
• No mesmo dia fiz contato com a central de atendimento do apple care (0800-761-0880), sendo atendido pelo Sr. Felipe que após uma longa conversa me garantiu que o cabo seria trocado e que também fez contato com a assistência técnica para que isto fosse providenciado em breve, inclusive sem a necessidade de envio da foto do cabo.
• 02 de Setembro de 2011: Liguei na assistência técnica autorizada (iDream) para perguntar se o cabo novo havia chegado, quando me disseram que a apple Brasil negou a troca, que a negativa era pela mesma razão (mau uso).
Para tentar liberar a troca a assistência técnica me pediu que enviasse uma foto do defeito. A seguir enviei a foto por e-mail.
No mesmo dia recebi uma nova resposta da apple brasil, desta vez com uma desculpa diferente, a troca foi negada por danos acidentais!
Me dirigi à Assistência Técnica iDream, que me forneceu um relatório com estas informações. Ainda dentro da Assistência Técnica fiz contato com a central de atendimento do apple care (0800-761-0880), sendo atendido pela Sra. Daise que confirmou a negativa de troca pela razão informada pela assistência técnica e me enviou um e-mail com o protocolo do caso.
Nesta mesma ocasião comentei na assistência técnica que viajaria para o exterior por razões profissionais e perguntei se fora do Brasil uma troca seria mais fácil. O pessoal da loja me disse que era uma boa idéia, pois fora do Brasil a apple tem lojas próprias com assistência técnica.
• 17 de Outubro de 2011: Procurei a loja da Apple em Milão – Itália, sendo atendido pelo chefe da equipe de suporte - Sr. Alessandro, que providenciou a troca em 20 minutos, sem nenhum questionamento em relação a mau uso ou dano acidental. O tempo de troca durou 20 minutos devido ao preenchimento de uma ficha e a busca da peça no estoque.
• 19 de Outubro de 2011: Retornando ao Brasil liguei na a central de atendimento do apple care (0800-761-0880), sendo atendido pelo Sr. Henrique que me confirmou que a apple Brasil não providenciaria a troca por se tratar de dano acidental. Ele não soube explicar o motivo da diferença no atendimento prestado pela apple no Brasil em relação ao que ocorre no exterior.
• Em tempo a extensão da garantia (apple care) pela qual paguei 799,00 R$ (setecentos e noventa e nove reais) é vendida nos Estados Unidos por 249,00 U$D (duzentos e quarenta e nove dólares) o que hoje equivaleria a aproximadamente 438,00 R$ (quatrocentos e trinta e oito reais): 249 x 1,76. A diferença de preço é de aproximadamente 82 % (oitenta e dois por cento).
• Concluindo paguei caro para ter o atendimento negado no meu próprio país, passando pelo constrangimento de responder perguntas se eu tinha feito um corte no cabo, se tinha chutado o cabo, etc. Fiquei com a impressão de que para a empresa apple nós brasileiros somos cidadãos de segunda classe, sendo vistos como desonestos até que se prove o contrário.
Para um usúario da apple de longa data (powerbook, iMac, Macbook pro, iphone 2G, 2 iphones 4 e 2 ipods nana) foi uma decepção grande!
Dá uma raiva danada o atendimento da apple no Brasil!
Se alguém tem dúvida do quanto ele é ruim entrem no site reclame aqui e digitem o nome apple!