Compartilhando a péssima experiência que tive com o meu iPhone 5. Comprei no dia do lançamento aqui no Brasil, dia 14 de dezembro, na Vivo do Barra Shopping. Primeiro de tudo, todos os iPhones sendo vendidos lá naquele momento estavam com aquela película de plástico que envolve a caixinha violada. Já fiquei P! Perguntei ao rapaz que me atendia o porquê disso. Respondeu que tiveram que fazer isso para "adiantar pro cliente" - detalhe, todos os atendentes, absolutamente todos eles, de operadoras no Brasil, acham que todos os clientes são burros, basta responder alguma coisa e pronto...Insisti! Respondeu que tiveram que abrir para desbloquear os telefones. Desbloquear?! Sou cliente Vivo, sempre comprei iPhone lá vinculado ao plano, e os aparelhos nunca vieram desbloqueados. Blz! Se foi ou não desbloqueado não tinha como saber ali...Adiante! Depois de todos os procedimentos de escolha do plano, pagamento etc. já eram 3:30 da manhã. Só fui usar o aparelho mesmo no manhã seguinte. Assim que coloquei ele na mão verifiquei que havia pequenos riscos nas laterais - problema relatado desde o lançamento lá fora, arranhões no telefone "out of the box". Blz! Liguei o telefone. Logo que liguei notei que tinha algo diferente. Meus olhos estavam extremamente acostumados com a tela do iPhone 4. Percebi amarelamento da tela, principalmente quando havia algum fundo branco na mesma. Coloquei meu 4 do lado e a diferença era gritante. Havia um amarelamento que chegava a incomodar. Também verifiquei que o telefone já havia sido ativado. Já entrou logo na tela inicial, sem aqueles procedimentos de ativação, restauração de back up etc. Pois bem. Peguei o IMEI do telefone e verifiquei que além de aparecer como bloqueado, mostrava que havia sido ativado no dia 12 de dezembro. Nessa altura, já não faltava mais nada para eu querer voltar à loja e trocar o telefone. Lá chegando, primeiro atendimeto. Usei o iphone 5 que estava lá em exposição e coloquei um do lado do outro. Batata! A minha tela desbotada e sem cor. A atendente, "senhor, mas a sua tela parece bem melhor para mim do que essa". Ok. Respiro fundo. Penso: ah, tá! parece melhor pra você então está resolvido...Nåo digo nada e peço para falar com a gerente da loja. Quando ela chega, pede para examinar de forma minuciosa o iPhone, um do lado do outro. Coloca o brilho dos dois no máximo. Olha, olha, olha...Não está funcionado o brilho?! pergunta. O brilho está. O que não funciona corretamente são os tons das cores, respondo. Depois de muito comparar, ela parece se resignar. Já começa afirmando: mesmo que eu tivesse unidades aqui, eu não poderia trocar - detalhe, havia unidades lá, naquele mesmo momento pessoas saiam da loja com iPhones recém comprados. Disse que a Apple não recolhe unidades com defeito das operadoras. Que o cliente nesses casos tem de procurar a assistência técnica. Sem pestanejar, avisei logo: isso não vai funcionar para mim. Impensável procurar assistência técnica para um telefone que acabei de comprar aqui. Lembrei a ela da legislação brasileira, que determina que a troca deve ocorrer de forma imediata, dentro do prazo de 7 dias da compra, eis que aparelho celular passou a ser considerado bem de uso essencial. Ela disse que com a Apple era diferente. Ok. Não vou nem discutir o absurdo dessa afirmação, como se o mero acerto de vontades da Apple e Vivo pudesse afastar a incidência da lei nacional. Das duas uma, ou eu saio daqui com uma nova unidade ou você cancela a compra e me devolve o valor pago. Saí de lá sem telefone, com o cancelamento da compra, depois de uma baita dor de cabeça, pois tive que voltar pro plano anterior, reativar o micro-sim do iphone 4, que havia sido desativado - detalhe, até isso fizeram errado, pois pegaram um número totalmente diferente do meu Sim para ativação; ainda tive que voltar lá no dia seguinte para resolver mais isso. Até hoje não houve o estorno da compra, como prometido!