Sou usuário novo de Mac e tambem notei bastante diferença entre os Aplicativos Windows e Mac, exemplo; no próprio OFFICE onde a diferença é enorme mesmo no Office 2011.
Estou ainda garimpando bons APP's e apesar das diferenças tenho encontrado coisas muito boas para Mac tambem, mas dá trabalho mesmo, isso porque já estamos acostumados com o Windows (uso Win a mais de 30 anos) então acho até normal esse tempo de "aprendizagem" estou até curtindo hehehe.
Noto que as empresas sempre foram focadas em Windows mas em minha opinião isso está mudando pois hoje vemos muito mais Apple no mercado e os usuários de Mac são mais exigentes tambem, então a tendência é esta situação ir mudando mais rapidamente.
Sobre o Anti-Spyware eu uso no Windows o ESS da ESET que é na verdade uma suite antivírus, firewall, antispam e antispyware e na versão para Mac foi cortado o firewall e o antispam, pelo que acompanhei isso tambem se deve ao Mac OS X ser bem menos susceptível a Vírus que o Windows, com isso estes softwares acabem não sendo desenvolvidos pois "não há tanta necessidade" bom esta é minha opinião.
Uma alternativa é configurar junto ao provedor alguns filtros Antispam nativos para melhorar a situação e continuar a procurar um software que lhe atenda, eu pessoalmente não tenho esta necessidade (ao menos no momento).
Se encontrar algo nos informe.