Baseado no tópico - , resolvi escrever o problema que estou passando com a Apple, e a CTIS.
Comprei um macbook pro 13'' no dia 24/06/2010, em uma loja da CTIS em Ribeirão Preto.
Aproximadamente dois meses depois, o computador começou a apresentar problemas com a airPort, em que a mesma sumia da lista de componentes instalados, ou parava de funcionar misteriosamente, ou não ativava. Liguei para o serviço AppleCare acusando que o erro era na placa de rede, e me afirmaram que era um problema facil de resolver, que era apenas reinstalar o safari que o problema seria sanado.
Para minha surpresa, o problema foi resolvido... por um dia aproximadamente, até piorar; os mesmos "sintomas" apareciam, só que agora com maior frequência.
Liguei novamente para o AppleCare, e desta vez falaram que era só resetar a "bios" (Não lembro da nomenclatura usada pra macs). Com o atendente na linha, me auxiliando no processo, fiz o que fui orientado, e a placa de rede foi ativada, e a internet voltou a funcionar; Após tudo ter dado certo, agradeci o suporte e voltei a utilizar o computador.
Exatos 3 minutos após eu ter desligado a ligação, parei de receber o sinal de internet, e ao tentar desativar/ativar novamente a airPort, o mesmo problema de antes persistia. Neste dia, estava também com um macbook white 2007 ou 2008, não lembro... E também com um NETBOOK barato de uma marca genérica.
Meu macbookPRO novinho não funcionava, enquanto um macbook white de modelo antigo funcionava perfeitamente, e o netbook de valor quase 7 vezes menor, também.
Liguei novamente para o suporte, e dessa vez resolveram acreditar no que eu havia falado BEM antes, que de fato havia um problema.
O atendente me tratou muito bem, perguntou sobre o que, e como estava acontecendo, e então me encaminhou para o suporte norte americano. Após confirmarem novamente que o problema era real (e após o computador ter TRAVADO DUAS VEZES durante a ligação), fui orientado a mandar o computador para uma assistência técnica.
O lugar mais próximo de casa ficava em Ribeirão Preto, a Ahead informática; Porém a loja não mais tinha autorização para prestar AT, então encaminhei meu computador para a MyStore de Campinas.
Um amigo meu levou o computador para Campinas para mim, e intermediou essa parte para mim, pois não tenho disponibilidade; nada que mudasse o fato do computador defeituoso ter ido para o local indicado, apenas um informativo a mais.
Após enviado, toda a semana eu pedia para que o computador fosse conferido, para pelo menos ficar sabendo.
Duas semanas após entregue, o computador já estava teóricamente pronto, com airport trocada sem sucesso, e após isso, placa lógica trocada.
A pessoa que levou o computador para mim, Felipe (Mac-user, professor de TI e empresário do ramo) foi buscar a máquina, e chegando lá... ela não ligava. Foi diagnosticado no momento um problema no display, e não havia como trazer o computador de volta.
Ao saber do ocorrido, liguei na loja para me informar, e falei com um técnico da loja (Cujo nome não sei se seria ético falar).
Ele me informou sobre a troca da airport e da placa lógica, e me notificou sobre mais trocas; O display havia sido trocado sem sucesso, DUAS VEZES, então o técnico havia encomendado OUTRA peça. Três dias depois disso, o prazo de 30 dias na AT havia estourado, e liguei novamente na loja, pedindo um computador novo.
Fui informado que não poderiam fazer nada sem a autorização da Apple US; e "Fica tranquilo, só o que a gente gastou de peças já dava pra comprar quase dois computadores" (SIC).
Caramba, ridículo alguem falar isso. Manda logo o computador, gaste menos, resolva meu problema. Mas não... pra que simplificar?
Esperei mais uma semana, sem ter noticia da AT, então liguei para o serviço AppleCare, relatando todo esse problema. Iriam reter meu computador para análises, não iriam dar um computador novo, muito menos meu dinheiro de volta.
Liguei na CTIs para reportar o erro, e me disseram que nada tinham a ver com o computador, que tudo deveria ser tratado com a Apple.
Novamente recorri ao AppleCare; Dessa vez, fui orientado a não colocar a mão no computador (no momento estava indo para Campinas retirar o computador), e para mandar meus dados para uma assistente da Apple, e que em três meses, talvez receberia meu dinheiro de volta.
Como nenhuma das duas me dava resultado, entrei no Procom com TODA a documentação, laudos, ordem de serviço, nota fiscal.. TUDO.
Fui convocado para uma audiência, e... ninguém havia comparecido.
A audiência foi remarcada para duas semanas depois, hoje (18/02).
Chegando lá, um representante da CTIS havia comparecido, munido de alguns relatórios, documentos.. vai saber.
No final, ele disse que concordava comigo, que o certo era eu receber o dinheiro de volta, ou inicialmente um computador novo, porém o fornecedor (CTIS) alega que "não possui responsabilidade solidária, uma vez que a fabricante é de facil identificação juntamente com sua assistência técnica, tendo cumprito integralmente o contrato com o consumidor."
Depois de todo esse tempo, nenhuma solição foi dada.
A advogada do Procom me orientou a entrar com um processo contra a Apple e contra a CTIS em passivo, pedindo o dinheiro de volta com valor corrigido, e entrar também com danos morais; É o que vou fazer.
Já se passaram quase dois meses desde o envio do email com meus dados para a assistente da Apple, e não tive sequer nem uma resposta de confirmação.
Gostaria de opiniões sobre o assunto; Ao meu ver, a empresa está agindo com extrema desonestidade, afinal, o que são 4 mil reais para a toda-poderosa Apple?
Até ter esse problema resolvido, pretendo fazer posts em forums, jornais, e diversos meios de comunicação, notificando sobre o ocorrido.
-LCMS