Vou compartilhar aqui o que aconteceu comigo nesses últimos dias. Acho que deve haver mais pessoas passando pelo mesmo problema que eu passei.
Meu iPhone 3GS funcionava perfeitamente com o sistema 3.1.3. Fiz o jailbreak nele, e utilizei por exatos 21 dias. Até o dia 21/06, quando eu fiz a atualização para o iOS 4.
Me arrependi logo de cara, porque havia perdido todos os programas que eu havia baixado nele. Depois, eu descobri que o tethering da Tim, que fora o verdadeiro motivo de eu fazer a atualização, também não estava funcionando, e toda a vez que eu conectava a mensagem de atualização da operadora era exibido, mas ao tentar efetuar a atualização ele dizia que havia feito, mas toda a vez que eu conectava a mensagem voltava.
Para meu espanto, não foi apenas o tethering que não estava funcionando, mas também a internet 3G. Como eu só uso 3G na rua, demorei um pouco pra perceber.
Acabei fazendo diversos restores pelo itunes, para ver se eu conseguia instalar as funções da tim, mas sem sucesso. Entrei em contato no *144 e pedi pra falar no setor de "soluções avançadas", lá me fizeram fazer os restores diretamente no aparelho, mas todos eles deram o mesmo resultado negativo. Por fim, o atendente me disse pra eu me dirigir a loja que eu adquiri o iPhone e que lá eu deveria pedir um aparelho novo.
Chegando lá conversei com o atendente e eles me disseram que não efetuam trocas de aparelhos, me deu um código e pediu pra eu aguardar 5 dias úteis. Me levantei da cadeira e liguei novamente para o *144, conversei com o cara do SA, expliquei que o gerente não queria me dar um novo aparelho. Passei o telefone para o gerente, enfim. Toda uma canseira.
Mas depois de algumas 3 horas na loja, aqui estou eu com o iPhone 3GS novinho, e com o sistema 3.1.3.
Caso esteja com o mesmo problema, vá até uma loja mais próxima.
(dica: caso obtenha um novo aparelho, não efetue a atualização imediatamente, a Tim disse que ela ainda não está completa e que devemos esperar um pouco.)