Logei-me no fórum exclusivamente para denunciar uma assistência técnica em São Paulo, mais especificamente a famigerada MacFix, localizada à rua Bramantino , uma ruela sem saída impossível de se estacionar na Vila Olímpia.
Levei meu Mac Book branco com problemas de start up (às vezes ele não iniciava apesar do sinal sonoro e me mostrava a tela preta) para eles darem uma conferida.
A Loja, detrás da fachada preta de oficina mecânica, se parece mais um negócio da máfia opulenta: um armazém luxuoso com poltronas de couro preto, incontáveis plasmas de grandes dimensões, piso de mármore, luminárias de design, cães de raça e uma atendente bonitinha e bem vestida
Ingenuamente não me dei conta da arapuca que se armava.
Expliquei o problema. A tal atendente anotou meus dados, pegou a máquina e me fez assinar um termo que não li com a minúcia necessária, mas que, mais tarde, fui me dar conta que me obrigava a pagar R$150 para eles receberem a maquina.
Depois de 10 dias me enviam um email dizendo que o problema era a placa mãe e que a troca da mesma me custaria R$ 2250,00. No caso de declinar, deveria depositar a quantia de R$150 na conta antes de buscar a maquina.
Indignado mas resignado pela ingenuidade (apesar dos meus 35 anos), procedi ao depósito dos R$ 150 reais e resgatei a maquina.
Qual minha surpresa quando , após a vistoria pela tal Macfix, meu notebook não mais iniciava: ao apertar o botão de início, apenas uma tela cinza com um ícone de folder e uma sinal de interrogação. Tentei reiniciá-la durante 10 dias seguidos e nada...
Voltei à arapuca (MacFix) para requisitar um esclarecimento. Seguramente uma assistência tão cara haveria de me dar alguma solução técnica para meu problema.
Nossa bonitinha (mas ordinária) atendente, descaradamente me alega que, sendo um problema que o meu computador já apresentava (ás vezes não startar), o fato dele definitivamente não mais startar seria apenas uma evolução natural do problema inicial e que não haveria nada a se fazer a não ser trocar a placa mãe (pelos R$2250,00) ou então dar uma nova entrada para verificação da maquina , o que, obviamente , estaria sujeito a mais R$ 150!!). Tudo isso de forma irredutível! Me perguntei abismado: essa é a qualidade de atendimento e serviço da assistência técnica da Apple no Brasil
Enfim, não me restou nada a fazer além de pegar a maquina quebrada (com diversos arquivos no HD) e, indignado, ir embora deixando a promessa de que além de uma queixa no PROCON, iria entrar nas redes Mac e fazer a denúncia sobre o engodo para que os outros companheiros não caiam nessa cilada!
Não podemos deixar barato, as redes sociais são uma das poucas ferramentas eficientes para proteção do consumidor e cidadão frente aos abusos e engodos realizados por lojas, assistências, marcas ou, como nesse caso, aventureiros mercenários de grife!
Obrigado pela alenção.