Pessoal, sem querer requentar o tópico, um tema relevante me parece que é a porta gigabit, e eu não leio sobre isso em nenhum fórum de discussão, nem no site da TP-Link. Vai...
Acredito que um kit apenas com E4 ferra a rede toda, porque ele é "fast ethernet" (100Mbps), e a ethernet dele não é apenas porta de saída, mas também de entrada da internet, desde o roteador da operadora, para a rede mesh. Com isso, ao colocar um E4 como deco principal, ele limita no "funil" toda a rede em 100Mbps. Penso em funil eis que o deco E4 trasmite pelas redes mesh/wifi em 300Mbps na rede 2.4ghz e 867Mbps na rede 5ghz (mesma velocidade que nos aparelhos M4 e M5, exceto pela velocidade da rede 2.4ghz que é de 400Mbps nestes últimos 2 aparelhos). Ou seja, ele até pode alcançar 867mbps (o que é bom para 99% das casas), mas a entrada ethernet limita em 100Mbps.
Se procede meu raciocínio, é possível fazer um grande upgrade na rede mesh composta exclusivamente por deco E4, adicionando como deco principal um deco M4 ou superior que tenha porta gigabit ethernet (1Gbps), com isso alcançando o máximo que os aparelhos E4 oferecem:
- entra até 1Gbps via cabo na rede mesh/wifi
- sai da rede mesh/wifi até 300Mbps via wifi 2.4ghz
- sai da rede mesh/wifi até 867Mbps via wifi 5ghz
Em assim sendo, considerando que a internet contratada é a Vivo Fibra 300Mega, que eu tenho a rede mesh com 3x E4 instalados, e minha rede não passa de 100Mbps, será que se eu colocar um M4 apenas como deco principal, mantendo meus outros E4 instalados, vai aumentar a velocidade de toda a minha rede? Alguém já testou uma configuração semelhante?
Minha expectativa é alcançar todos os 300 megas que eu tenho contratados na vivo fibra apenas adquirindo e adicionando um M4 como deco principal, e ainda "de lambuja" aumentar a exposição do meu wifi com o E4 que hoje é principal, e poderá ser alocado em outra posição da casa.