Amigo, desconecte tudo o que estiver ligado às portas USB, e faça os dois procedimentos abaixo:
https://support.apple.com/pt-br/HT204063
https://support.apple.com/pt-br/HT201295
Teste depois a máquina ainda sem nada plugado às portas USB.
Por que ainda está usando El Capitan? Esta máquina é compatível com o último sistema (eu particularmente ainda prefiro o Mojave, mas você pode instalar o Catalina se quiser). Pode ser também que a atualização para um MacOS mais recente (que consequentemente faz updates de firmware EFI) resolva seu problema.
Fico à disposição.
Abraço!
Eu tenho uma máquina idêntica e antes de tudo fica aqui minha admiração por você conseguir jogar alguma coisa nesse Mac, rs.
O seu aparelho está provavelmente tendo Kernel Panics, seria mais ou menos a mesma coisa que a "tela azul da morte" do Windows. Seria interessante você mostrar pra gente os logs desses crashes, pra gente tentar identificar a causa.
- Para chegar neles clique na sua área de trabalho, em qualquer espaço vazio do papel de parede.
- Lá em cima na barra de ferramentas clique em "Ir"
- Clique em "Ir Para a Pasta"
- Digite "/Library/Logs/" sem aspas e dê enter.
Depois veja se tem alguma pasta chamada "CrashReports" ou "PanicReports". Se tiver, entre nelas e envie os logs aqui no fórum.
Vamos torcer para que não seja defeito de memória RAM.
Qualquer dúvida fico a disposição.
Abrs!