Postado 8 de abril8 Abr comment_2577091 Galera em vocês como sempre confio, quero uma opinião sincera de vocês. Tenho um MacBook Air M2 de 15” e estou cogitando em trocar pelo Air m5 de 13”, estão me pegando quase 4k na troca. Estou com receio de ser elas por elas. Até cogitei em trocar um iPad Pro m4 que eu tenho nesse Mac, mas é impressionante o quanto desvalorizaram ele, fora que quero dar uma segunda chance pra ser “caderno digital”. Denunciar
Postado 9 de abril9 Abr comment_2577136 Depende, esse seu Air M2 é de 8 ou 16gb de ram? Pois o M5 se não me engano vem agora como minimo 16gb certo? Nessa questão por si só vale a pena, no quesito desempenho não deve mudar muita coisa não. Eu sai de um Air M1 para um Air M3 e o desempenho praticamente não mudou, o que senti diferença foi sim sair de 8 para 16GB pois meu trabalho começou a exigir muita RAM, dai 8G so ele ta fazendo um swap absurdo. Agora com 16GB ta bem mais de boa. Denunciar
Postado 9 de abril9 Abr Autor comment_2577142 2 horas atrás, LeBaldi disse:Depende, esse seu Air M2 é de 8 ou 16gb de ram? Pois o M5 se não me engano vem agora como minimo 16gb certo? Nessa questão por si só vale a pena, no quesito desempenho não deve mudar muita coisa não. Eu sai de um Air M1 para um Air M3 e o desempenho praticamente não mudou, o que senti diferença foi sim sair de 8 para 16GB pois meu trabalho começou a exigir muita RAM, dai 8G so ele ta fazendo um swap absurdo. Agora com 16GB ta bem mais de boa.O meu é 8gb com 256 Agora vem com 16 e 512 Denunciar
Postado 9 de abril9 Abr comment_2577159 Neste caso vale muito a pena só pelo Upgrade memória e SSD. A máquina vai ficar mais fluida. Pelo processador em si para trabalho de escritório não vera tanta vantagem assim. Denunciar
Postado 10 de abril10 Abr comment_2577172 20 horas atrás, Israel Ponte disse:O meu é 8gb com 256Agora vem com 16 e 512Exatamente como o amigo acima disse, com 16gb o sistema roda mais solto, assim como com 512GB vc tente a ter também uma vida útil de TBW maior. Só mais por isso vale mesmo, desempenho ctz que não vai sentir diferença pelo CPU. Denunciar
Postado 5 de maio5 Mai comment_2577979 Aposentei o meu mac mini que usava desde 2014 porque ele só tem 4GB de ram, mesmo com SSD ajudou até certo ponto.Hoje tenho um desktop em casa para guardar meus backups que havia no Mac Mini, jogar ocasionalmente e uso um segundo usuário no Windows como Usuário Corporativo, onde uso pra trabalhar. A configuração do desktop são 32GB e 2TB no Ryzen 5 5600G.Pra mobilidade estou usando um Dell de 16GB/500GB que não atualiza mais pro Win11, mas mesmo assim "dá pro gasto".Hoje sinto alguns gargalos ao utilizar 16GB no Windows, coisa que antes da pandemia, 2020, não era perceptível. Tenho receio de nos próximos 3-5 anos, 16GB em computadores não seja mais o padrão de utilização.Quero voltar a utilizar para mobilidade o MacBook, que dure um bom tempo, assim como meu mac mini, 12 anos funcionando com apenas 4GB.Eu não tenho contato com os Macs hoje, afinal, 16GB são suficientes para funcionarem nos próximos anos ou é melhor planejar a migrar para 24GB ?Meu desktop continuará sendo minha central de dados, a mobilidade para um MacBook Air (a partir do M3) é o que almejo, mas 16GB seriam suficientes para aguentar os APPS , Navegadores e serviços nos próximos anos?Obrigado. Denunciar
Postado 5 de maio5 Mai comment_2577980 22 minutos atrás, Lukas.Podolsky disse:Aposentei o meu mac mini que usava desde 2014 porque ele só tem 4GB de ram, mesmo com SSD ajudou até certo ponto.Hoje tenho um desktop em casa para guardar meus backups que havia no Mac Mini, jogar ocasionalmente e uso um segundo usuário no Windows como Usuário Corporativo, onde uso pra trabalhar. A configuração do desktop são 32GB e 2TB no Ryzen 5 5600G.Pra mobilidade estou usando um Dell de 16GB/500GB que não atualiza mais pro Win11, mas mesmo assim "dá pro gasto".Hoje sinto alguns gargalos ao utilizar 16GB no Windows, coisa que antes da pandemia, 2020, não era perceptível. Tenho receio de nos próximos 3-5 anos, 16GB em computadores não seja mais o padrão de utilização.Quero voltar a utilizar para mobilidade o MacBook, que dure um bom tempo, assim como meu mac mini, 12 anos funcionando com apenas 4GB.Eu não tenho contato com os Macs hoje, afinal, 16GB são suficientes para funcionarem nos próximos anos ou é melhor planejar a migrar para 24GB ?Meu desktop continuará sendo minha central de dados, a mobilidade para um MacBook Air (a partir do M3) é o que almejo, mas 16GB seriam suficientes para aguentar os APPS , Navegadores e serviços nos próximos anos?Obrigado.Se você está usando 16GB num notebook processador anterior a 9th e está dando para o gasto, qualquer Mac da linha M com 16GB vai parecer um foguete em relação a sua máquina atual.Porém, se quer longevidade, "sobra" de memória e nenhuma pressa para trocar de dispositivo novamente, vá de 24GB. Não há erro.8GB está MUITO LENTAMENTE deixando de ser o padrão no Brasil. Porém, para nós, 16GB é a régua mínima. Porém, no mundo Windows 16GB está se mostrando pouco, mesmo sabendo que a indústria ainda vai demorar a migrar tudo para 16GB e depois de 16 para 24 ou 32GB. No Brasil é tudo muito lento no contexto de evolução. Então se eu fosse pegar um Mac 16GB mínimo para conviver com a máquina e 24GB para ser feliz. Se fosse Windows, 24GB mínimo para convivência e 32GB para ser feliz.Sei que tem velocidade das memórias que evoluem e etc. Muito diferente usar uma máquina DDR4 pra uma máquina DDR5 com a mesma quantidade de RAM. Mas convenhamos, não tem milagre. Memória é memória, 16GB são 16GB, e uma hora vão fazer você passar sufoco. Denunciar
Postado 6 de maio6 Mai comment_2577994 10 horas atrás, TheManWhoSoldTheWorld disse:Se você está usando 16GB num notebook processador anterior a 9th e está dando para o gasto, qualquer Mac da linha M com 16GB vai parecer um foguete em relação a sua máquina atual.Porém, se quer longevidade, "sobra" de memória e nenhuma pressa para trocar de dispositivo novamente, vá de 24GB. Não há erro.8GB está MUITO LENTAMENTE deixando de ser o padrão no Brasil. Porém, para nós, 16GB é a régua mínima. Porém, no mundo Windows 16GB está se mostrando pouco, mesmo sabendo que a indústria ainda vai demorar a migrar tudo para 16GB e depois de 16 para 24 ou 32GB. No Brasil é tudo muito lento no contexto de evolução. Então se eu fosse pegar um Mac 16GB mínimo para conviver com a máquina e 24GB para ser feliz. Se fosse Windows, 24GB mínimo para convivência e 32GB para ser feliz.Sei que tem velocidade das memórias que evoluem e etc. Muito diferente usar uma máquina DDR4 pra uma máquina DDR5 com a mesma quantidade de RAM. Mas convenhamos, não tem milagre. Memória é memória, 16GB são 16GB, e uma hora vão fazer você passar sufoco.Valeu pela explicação, faz sentido sim.Já passei sufoco com o Mac Mini, por isso o trauma kkkVou acompanhar os preços e ver qual cenário faz mais sentido, principalmente entre 16GB e 24GB.Obrigado! Denunciar
Postado 6 de maio6 Mai comment_2578036 Em 05/05/2026 at 14:58, Lukas.Podolsky disse:Aposentei o meu mac mini que usava desde 2014 porque ele só tem 4GB de ram, mesmo com SSD ajudou até certo ponto.Hoje tenho um desktop em casa para guardar meus backups que havia no Mac Mini, jogar ocasionalmente e uso um segundo usuário no Windows como Usuário Corporativo, onde uso pra trabalhar. A configuração do desktop são 32GB e 2TB no Ryzen 5 5600G.Pra mobilidade estou usando um Dell de 16GB/500GB que não atualiza mais pro Win11, mas mesmo assim "dá pro gasto".Hoje sinto alguns gargalos ao utilizar 16GB no Windows, coisa que antes da pandemia, 2020, não era perceptível. Tenho receio de nos próximos 3-5 anos, 16GB em computadores não seja mais o padrão de utilização.Quero voltar a utilizar para mobilidade o MacBook, que dure um bom tempo, assim como meu mac mini, 12 anos funcionando com apenas 4GB.Eu não tenho contato com os Macs hoje, afinal, 16GB são suficientes para funcionarem nos próximos anos ou é melhor planejar a migrar para 24GB ?Meu desktop continuará sendo minha central de dados, a mobilidade para um MacBook Air (a partir do M3) é o que almejo, mas 16GB seriam suficientes para aguentar os APPS , Navegadores e serviços nos próximos anos?Obrigado.O MacOS, principalmente com a linha M, faz um uso diferente da RAM, tanto na velocidade como em uso em si, com sistemas de compressão dinamica, cache de arquivos e swap mais inteligente. Pra se ter ideia com míseros 8GB ainda hoje, vc consegue rodar coisas que exigem bem da RAM, e o sistema não trava. Com 16gb num uso normal com ctz vai ter sobra por muitos anos ainda. Agora claro que depende do que vc faz e seu uso, por exemplo para programação, debugs e edição de video, claro que quanto mais melhor, mas pra um uso mais comum, vai de boa. Eu mesmo que trabalho com material didático, com 8GB dava pra trabalhar bem, mas as vezes ele demorava uns segundos pra atualizar links de arquivos modificados (uns 3s por exemplo)... coisa que hoje com 16GB é instantaneo. Denunciar
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.