Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook White congelando durante uso


Lenik

Posts Recomendados

Pessoal, meu macbook white de 3 anos de uso vem congelando tudo (somente o cursor do mouse fica operando sem obedecer aos clicks) nem o menu do finder funciona, para tudo mesmo e não retorna, só desligando no botão.

A situação em que acontece é a seguinte:

Uso o Logic Pro o dia inteiro, ultimamente vem esquentando muito o computador, geralmente trava após conectar a fonte para carregar, lá pela metade do tempo de carregamento da bateria, colocando a mão parece que vai pegar fogo bem perto do nome MacBook no pé da tela. O computador fica em uma mesa de madeira com pequno espaço livre. Uso HD de 500, com 7.200 de rotação, já a algum tempo.

Estou com medo pois uso o mesmo computador em palco, sou músico, e não posso nem pensar em ele travar na hora do "vamo ver", apesar de que nÃo uso o Logic em palco. O problema se repete com o FaceTime, são os únicos que notei o problema até então.

Alguém tem alguma sugestão?

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 8
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Quanto vc tem de RAM? Qual a versão do Logic?

Qual o modelo do MB?

Prováveis causas (sem ter as informações acima só da pra deduzir):

1. aquecimento (ajudado por esse HD de 7200RPM interno)

2. uso do HD interno para editar no Logic (péssima escolha)

Teste usando um HD externo dedicado, só para os projetos do Logic.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto vc tem de RAM? Qual a versão do Logic?

Qual o modelo do MB?

Prováveis causas (sem ter as informações acima só da pra deduzir):

1. aquecimento (ajudado por esse HD de 7200RPM interno)

2. uso do HD interno para editar no Logic (péssima escolha)

Teste usando um HD externo dedicado, só para os projetos do Logic.

Electro,

Obrigado pela resposta.

meu Mac não recordo a numeração, mas é um 2.0ghz, comprado no início de 2008. Tem 2gb de RAM. Uso Snow Leopard com Logic 9.0.2.

Outra coisa, uso um Hub USB, conectado na energia de parede, pois tenho dois controlers e um sintetizador que usam USB, além de impressora e teclado mac com fio, mais uma placa de audio de granda porte no firewire.

Ainda tenho o HD original parado (120gb), coloquei o 7.200 porque, acostumado com desktop, esses são mais indicados para uso com audio. Porém esses anos foram os primeiros que uso um laptop para compor música e editar audio.

Será que basta usar um hd externo (já tenho aqui, vou testar) ou necessário, também, trocar o hd de 500 por outro?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Electro,

Obrigado pela resposta.

meu Mac não recordo a numeração, mas é um 2.0ghz, comprado no início de 2008. Tem 2gb de RAM. Uso Snow Leopard com Logic 9.0.2.

Outra coisa, uso um Hub USB, conectado na energia de parede, pois tenho dois controlers e um sintetizador que usam USB, além de impressora e teclado mac com fio, mais uma placa de audio de granda porte no firewire.

Ainda tenho o HD original parado (120gb), coloquei o 7.200 porque, acostumado com desktop, esses são mais indicados para uso com audio. Porém esses anos foram os primeiros que uso um laptop para compor música e editar audio.

Será que basta usar um hd externo (já tenho aqui, vou testar) ou necessário, também, trocar o hd de 500 por outro?

Obrigado!

O HD interno de 7200RPM sozinho é relativamente inofensivo.

O problema é editar com o HD interno, pois o acesso de informações do Logic dentro do mesmo HD aonde o OS está instalado é bem problemático.

Se o HD interno for de 7200RPM, esse acesso faz o HD esquentar mais do que um de 5400RPM já aquece (o que para quem usa Logic já é um agravante mesmo com o HD de 5400).

Outra coisa é nunca usar uma porta com hub (compartilhando a interface e o HD externo). Hubs são normalmente uma má idéia pra quem usa aplicações do tipo do Logic, ainda mais se compartilhando hardware que usam muito i/o de dados (como a interface e o HD).

O que eu faria no seu lugar é usar um HD externo para os projetos. É do jeito que eu trabalho aqui e isso é uma recomendação da própria Apple.

Outra recomendação válida pra vc é aumentar a RAM pra pelo menos 4Gb. 2Gb é bem pouco para o Logic.

Se essas coisas não resolverem, tenta reinstalar o OS e o Logic. Isso é um último recurso, mas as vezes é um mal necessário, pois editar áudio com o HD interno pode ter causado uma fragmentação com a qual o OS não está sendo capaz de lidar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Electro e quem estiver acompanhando,

O Logic melhorou depois que coloquei os projetos de música em HD externo. Ainda não registrei nenhum "congelamento" do MAC.

A temperatura do processador e a rotação das ventoinhas estão ok, mas estavam ok também todas as vezes, antes de acontecer um "congelamento", estou medindo com o iSat Pro. ( sempre entre 60* e 70* de temperatura e no máximo a 6.200 de rotação).

Agora, quando uso o Facetime não tem jeito, congela em segundos de uso e com essas medições que coloquei. penso que o problema de congelar não está associado ã temperatura.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Electro e quem estiver acompanhando,

O Logic melhorou depois que coloquei os projetos de música em HD externo. Ainda não registrei nenhum "congelamento" do MAC.

A temperatura do processador e a rotação das ventoinhas estão ok, mas estavam ok também todas as vezes, antes de acontecer um "congelamento", estou medindo com o iSat Pro. ( sempre entre 60* e 70* de temperatura e no máximo a 6.200 de rotação).

Agora, quando uso o Facetime não tem jeito, congela em segundos de uso e com essas medições que coloquei. penso que o problema de congelar não está associado ã temperatura.

Valeu!

Essas aplicações tipo Skype ou Facetime (que usam câmeras) usam recursos de processamento absurdo. Acho que se vc aumentar a RAM vai notar mais uma melhoria significativa.

Claro, existe o fator "envelope térmico", e esses MacBooks core2duo de primeira geração (junto com os CoreDuo) são bem esquentadinhos.

Outra coisa a se ter em mente é que o Facetime é um beta e ainda deverá ser muito otimizado até o lançamento do Lion.

Mas bom saber que a coisa já melhorou com a adoção do HD externo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.7k
    • Total de Posts
      464.3k
×
×
  • Criar Novo...