Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

IBook G3 - Problema Desconhecido


George Ricardo

Posts Recomendados

Tenho um iBook G3 Dual USB de estimação, bem velhinho já. Até aí tudo bem, o problema é que o bicho parou de bootar! Quando ligo toca o chime, td ok, só que ele para na tela cinza, e depois de alguns segundo entra no BootROM. Quando digito "mac-boot" aparece uma tela com varias listras verticais que alternam preto e branco e a bandeja do drive de CD se abre as vezes. Logo após, aparece a tela cinza de novo e então aparece uma pasta com o icone do Finder que fica piscando no centro um ponto de interrogação. Além disso, o HD faz um barulho estranhissimo, como um "tec". Alguém sabe o que aconteceu ou como devo proceder?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 9
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

"Tec" no HD? Já era...

Massssss, tem o lado bom: troca o HD e você fica com o "velhinho" enxuto!

Aliás, velharia por velharia, eu tenho um Compaq Evo N160. Esse é velho pra ca#@te.

Se liga na configuração: processador Intel Celeron 1,06 Ghz, 128 MB RAM e 20 GB HD. Placa de vídeo de 8 MB!!!!

O bicho tem saída paralela! Não precisa dizer mais nada...

Mas funciona, com o Windows 2000.

Abraço!

Editado por Rafa75
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, captei o recado, HD fail... Mas vi neste forum que se eu tiver um HD externo FireWire com o MacOS X instalado e iniciar com o HD conectado, o mac irá bootar... Confere?

Confere, claro que o OS instalado tem que ser compatível com PPC.

Não adianta pegar um HD externo com OS instalado para um Mac Intel que não rola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então teria de ser o Tiger, certo? Como eu instalo o sistema no HD externo? Se eu baixar do torrent, como devo proceder?

Cara, pirataria não é assunto permitido aqui, a título de informação.

Enfim, o último OS compativel com o seu iBook é o Tiger, que também tem versão para Intel, portanto fique esperto.

Tente arrumar um instalador retail do Tiger em mídia física, pois ele teoricamente cobre o PPC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, pirataria não é assunto permitido aqui, a título de informação.

Enfim, o último OS compativel com o seu iBook é o Tiger, que também tem versão para Intel, portanto fique esperto.

Tente arrumar um instalador retail do Tiger em mídia física, pois ele teoricamente cobre o PPC.

Entendi, força do haabito...

Mas gostaria de incluir uma informação, antes de td isso acontecer, eu apenas via a tela cinza, ai eu mandei p uma assistencia Windows, que me relatou um problema com um chip que leva o video para o monitor, que estava queimado. Peguei o mac e liguei em casa, ai esperei um pouco e aconteceu td isso que postei anteriormente. Agora, pensem comigo: se o chip esta queimado, é possivel aparecer a pasta do Finder, o BootROM, tds essas informações? E além disso, quando liguei p assistencia, o tecnico havia me dito quq n havia aparecido nada na tela e que isso era "um ultimo suspiro da chip". O que me dizem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se aparece uma pasta com o ponto de interrogação, só pode ser problema de HD.

Isso significa que o mac não encontra uma unidade bootavel (que poderia significar também que o HD está vazio, mas esse não é seu caso).

A tela cinza que aparecia anteriormente provavelmente aparecia porque o mac encontrava a unidade bootavel ainda, ou seja, o HD não estava completamente morto, mas não era capaz de bootar por estar com algum dano físico. Isso eventualmente deixa de acontecer quando o HD morre de vez, e consequentemente surge a tal pasta com o ponto de interrogação.

Não acredite em tudo que esses psedo-técnicos dizem, principalmente sobre uma plataforma que eles nunca viram na frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.3k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...