Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

"Dados do Sistema" ocupando 56gb em iPhone 13 pro Max e outros - Tem como reduzir isso?


Posts Recomendados

Tenho um iPhone 13 pro Max de 256Gb comprado há 2 anos e recebi alerta que o espaço de armazenamento estava ficando cheio. Fui no Whatsapp e reduzi de 14gb para 4gb as mídias, no entanto observei que os Dados do Sistema estavam ocupando absurdos 56gb.

Fui verificar no iPhone 14 pro de minha esposa e lá a situação estava pior: dados do sistema 64gb. Já no iPhone 14 de minha filha, com menos de 1 ano de uso estava 46gb.

Minha dúvida é: como resolver isso? Sei que os tais "dados do sistema" podem armazenar cache de aplicativos. Minha suspeita é que esse cache não é administrável e que vai ficando "lixo" lá mesmo quando os apps correspondentes são apagados (ou quando mídias de fotos e vídeos do Whatsapp são deletadas).

Por fim, todos os 3 telefones foram comprados novos, PORÉM não houve instalação do zero em nenhum deles, os dados foram migrados via wifi dos respectivos iphones antigos (meu, de minha esposa e da minha filha) para os novos aparelhos (eram 3 iphones XR de 256 os antigos). Não foi feito restauração do backup via iCLoud, e sim com o método deixar os aparelhos (antigo e novo) próximos um do outro.

Posto isso, tenho duas perguntas:

1) existe alguma forma de fazer uma limpeza nesses tais "dados do sistema"?

2) comprei um iphone 15 pro max de 512 para substituir meu 13 pro max, no entanto ainda nem ativei pois tenho receio de na hora da migração dos dados os 56gb de dados do iphone "antigo" sejam copiados para o 15 pro max. Se for esse mesmo o caso, vai dar um trabalhão mas talvez seja melhor instalar tudo do ZERO (espero que não seja esse o caso).

 

Agradeço antecipadamente caso alguém possa me dar uma luz sobre esse caso,

 

George

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, GBCLeite disse:

Tenho um iPhone 13 pro Max de 256Gb comprado há 2 anos e recebi alerta que o espaço de armazenamento estava ficando cheio. Fui no Whatsapp e reduzi de 14gb para 4gb as mídias, no entanto observei que os Dados do Sistema estavam ocupando absurdos 56gb.

Fui verificar no iPhone 14 pro de minha esposa e lá a situação estava pior: dados do sistema 64gb. Já no iPhone 14 de minha filha, com menos de 1 ano de uso estava 46gb.

Minha dúvida é: como resolver isso? Sei que os tais "dados do sistema" podem armazenar cache de aplicativos. Minha suspeita é que esse cache não é administrável e que vai ficando "lixo" lá mesmo quando os apps correspondentes são apagados (ou quando mídias de fotos e vídeos do Whatsapp são deletadas).

Por fim, todos os 3 telefones foram comprados novos, PORÉM não houve instalação do zero em nenhum deles, os dados foram migrados via wifi dos respectivos iphones antigos (meu, de minha esposa e da minha filha) para os novos aparelhos (eram 3 iphones XR de 256 os antigos). Não foi feito restauração do backup via iCLoud, e sim com o método deixar os aparelhos (antigo e novo) próximos um do outro.

Posto isso, tenho duas perguntas:

1) existe alguma forma de fazer uma limpeza nesses tais "dados do sistema"?

2) comprei um iphone 15 pro max de 512 para substituir meu 13 pro max, no entanto ainda nem ativei pois tenho receio de na hora da migração dos dados os 56gb de dados do iphone "antigo" sejam copiados para o 15 pro max. Se for esse mesmo o caso, vai dar um trabalhão mas talvez seja melhor instalar tudo do ZERO (espero que não seja esse o caso).

 

Agradeço antecipadamente caso alguém possa me dar uma luz sobre esse caso,

 

George

 

Desliga e religa o aparelho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Don Corleone disse:

Desliga e religa o aparelho...

Não adianta. Já fiz isso inclusive tanto o desligar e religar tradicional como o soft-reset descrito aqui: https://support.apple.com/pt-br/guide/iphone/iph8903c3ee6/ios#:~:text=Pressione e solte rapidamente o,aparecer%2C solte o botão lateral.

 

Fiz também aquele "truque" de colocar o telefone em modo avião, desligar wifi e bluetooth e jogar a data 1 ano pra frente e depois retornar 9 meses e nem assim reduziu o absurdo espaço ocupado pelo system data.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GBCLeite disse:

Fiz também aquele "truque" de colocar o telefone em modo avião, desligar wifi e bluetooth e jogar a data 1 ano pra frente e depois retornar 9 meses e nem assim reduziu o absurdo espaço ocupado pelo system data.

Edit: Refiz o truque mencionado acima e disponível no link (https://www.reddit.com/r/iphone/comments/zzoqdj/psa_the_proper_way_to_delete_or_shrink_iphone/) só que adicionalmente às instruções ali, eu configurei a tela do meu iphone para ficar SEMPRE LIGADA (uso normalmente em 30s). Conectei o telefone ao carregador, fiz um soft-reset (https://support.apple.com/pt-br/guide/iphone/iph8903c3ee6/ios#:~:text=Pressione e solte rapidamente o,aparecer%2C solte o botão lateral.), coloquei o código de segurança de 6 digitos e deixei a tela ativada enquanto fazia algumas coisas no micro ao lado.

 

Alguns minutos depois fui ver o espaço usado (dados do sistema) e miraculosamente caiu dos 56gb para quase 12.

 

Depois tirei do modo avião, religuei wifi e bluetooth e coloquei a hora para sincronizar com o fuso e o espaço usado dados do sistema permaneceu em quase 12.

 

Nos forums do Reddit houve quem dissesse que bastava conectar em um mac e sincronizar com o Finder que o próprio osx e ios faziam a limpeza do "lixo". Como meu mac não está no trabalho e sim e em casa eu não cheguei a testar, mas mais tarde vou ver se conectando no cabo ele reduz ainda mais esse espaço ocupado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.6k
    • Total de Posts
      465.1k
×
×
  • Criar Novo...