Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

PowerMac G4 liga e logo desliga!


kleb

Posts Recomendados

Olá amigos

EU ganhei esse PowerMac G4 (não faço a minima idéia da config) aqui, e pra minha surpresa fui ligá-lo a primeira vez, aí ele foi entrando bonitinho no sistema, aí quando fui mexer, ele desligou sozinho!!!!

Aí eu ligava novamente e ele não queria mais ligar!!!

É sempre assim, quando ligo ele a primeira vez, ele chega até o sistema, as vezes seguintes ele não liga mais, só acende o botãozinho de ligar e logo apaga!!!

OQue pode ser alguém sabe?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Nunca vi isso acontecer, mas tem toda pinta de ser algum problema de hardware. Levando em consideração que é uma máquina antiga, pode ser:

- Pilha velha: Na placa lógica tem uma pilha que deve ser pastilha ou daquelas "gordinhas" (já que você não soube informar o modelo).

- Fonte com problema;

- Placa lógica com problema;

- Memória bixada.

Caso queira ter certeza do problema, pode levar a maquina numa assistência e pedir um diagnóstico e orçamento. Só que a taxa de recusa gira em torno de R$ 20,00 e dependendo do problema nem vale a pena consertar, porque com o custo do conserto dá pra comprar outra igual (usada, claro).

Se você consegue usar, mesmo passando por esse aborrecimento, sugiro manter como está, porque você pode gastar uma grana trocando peças e ainda assim não conseguir resolver.

Caso ainda tenha os discos originais, passa o apple hardware test pra ver se ele identifica algo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca vi isso acontecer, mas tem toda pinta de ser algum problema de hardware. Levando em consideração que é uma máquina antiga, pode ser:

- Pilha velha: Na placa lógica tem uma pilha que deve ser pastilha ou daquelas "gordinhas" (já que você não soube informar o modelo).

- Fonte com problema;

- Placa lógica com problema;

- Memória bixada.

Caso queira ter certeza do problema, pode levar a maquina numa assistência e pedir um diagnóstico e orçamento. Só que a taxa de recusa gira em torno de R$ 20,00 e dependendo do problema nem vale a pena consertar, porque com o custo do conserto dá pra comprar outra igual (usada, claro).

Se você consegue usar, mesmo passando por esse aborrecimento, sugiro manter como está, porque você pode gastar uma grana trocando peças e ainda assim não conseguir resolver.

Caso ainda tenha os discos originais, passa o apple hardware test pra ver se ele identifica algo...

A pilha é da gordinha, acho que é verde!!! Mas vem cá o mac não funciona sem a pilha como um pc?

Bom tinham dois pentes de memória eu tirei um e liguei com um apenas, mas deu na mesma, tentei com os 2!!!

Já desencaixei o hd tb.... só pra testar e deu na mesma..........

Teve uma hora que desencaixei o hd e só deixei uma memória, e liguei a máquina ela ficou ligada até eu desligar segurando o dedo!!! Só que tb não liguei o monitor pra ver se aparecia algo....

Ai tentei de novo a mesma coisa com o monitor ligado mas não tive sucesso!!!

Um hora tirei os 2 pentes de memória, e liguei e ele deu um piiiiiiiiii, mas tb não consegui fazer isso novamente rsrsrsrsrs

Não tem como fazer diagnóstico eu acredito, pois não tenho cds e ele não permanece ligado!!!

A primeira vez que ligo ele vai até o sistema e dai quando ta pronto pra uso desliga do nada!!!

O estranho é que estava funcionando, e apenas foi transportado no porta malas do carro!!!

Pelo que percebi quanto mais tempo se deixa ele desligado mais tempo ele consegue ficar ligado depois, mais pode ser impressão minha.....

Chiiiiiiiiiiiiii Marquinhosssssss!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pilha é uma coisa engraçada... Teoricamente ela serve só pra manter a data atualizada, mas já vi um caso em que trocando a pilha, resolveu um problema de G3 azul travando.

Tem um botão de reset na placa mãe, uma tal de CUDA. Não lembro como faz esse reset, mas talvez dê resultado. Se procurar no google acho que vai encontrar algo.

Como você já testou memória, HD, etc, acho que o problema deve ser um pouco mais complexo. O que pode estar acontecendo é uma leitura errada de algum componente como um cooler. Aí o mac se desliga sozinho pra evitar dano. Mas como o mac chega a carregar o sistema, pode até ser algum problema de soft.

Se você tiver um CD de OSX, dá boot pelo CD, segurando a tecla C ao ligar. Se carregar o sistema e funcionar, é porque é problema de software mesmo... então é só reinstalar o OSX (ou o 9, dependendo do seu modelo). Mas antes, de instalar, você pode passar o Disk Utility e ver se o HD está Ok.

Tem outra coisa.... já tentou outro monitor? Pode ser a resolução de tela. Teoricamente se a tela não suporta a resolução do sistema, o sistema automaticamente diminui a resolução. Mas e se seu sistema estiver bugado e não conseguir fazer o ajuste automático? pode ser uma das causas do problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar resetar a placa!!!

OQue eu percebi, é que o cooler da fonte não está rodando, será que é a fonte? Achei estranho porque nunca vi fonte que funciona num meio termo, ou ela ligava ou não ligava...rsrsrrs

Estou sem o cd do OSX, mas nem dá tempo de mexer ele desliga rsrsrsrsrs

Já tentei com 2 monitores....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É eu acredito mesmo que seja a fonte, pois o cooler da fonte não roda quando liga (isso é não é normal né? heheehhee)

A fonte é específica pra mac ou pode ser qualquer fonte de pc mesmo gente?

Apesar que não tenho a chave "estredala" pra tirar a fonte do gabinete e abrir a fonte pra dar uma olhada.... Adoro coisas fora do padrão ou de padrão próprio ;) :mad:

Quando meu PC deu isto, era superaquecimento. Ligava, chagava a área de trabalho e, depois de um tempo desligava. Se eu tentasse ligar denovo na mesma hora, ele mal mostrava o BIOS e apagava.

Oque você fez amigo?

Editado por kleb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É eu acredito mesmo que seja a fonte, pois o cooler da fonte não roda quando liga (isso é não é normal né? heheehhee)

A fonte é específica pra mac ou pode ser qualquer fonte de pc mesmo gente?

Apesar que não tenho a chave "estredala" pra tirar a fonte do gabinete e abrir a fonte pra dar uma olhada.... Adoro coisas fora do padrão ou de padrão próprio ;) :mad:

Oque você fez amigo?

Bem, quando começou a dar isso, abri o gabinete e me liguei que uma das travas da ventoinha do processador tinha se soltado (talvez por causa da mudança de lugar que ele tinha sofrido recentemente), então bastou prende-la novamente e estava pronto. Lembro que as temperaturas chegavam a 90 graus, e depois do "conserto", o máximo que chegam é 40-45 graus.

Ví casos, também, em que um fio ficou entre as pás da ventoinha, fazendo com que ela não funcionasse. Portanto, também é importante ver se o mesmo não está o ocorrendo no PowerMac.

Editado por joaojacobs
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É eu acredito mesmo que seja a fonte, pois o cooler da fonte não roda quando liga (isso é não é normal né? heheehhee)

A fonte é específica pra mac ou pode ser qualquer fonte de pc mesmo gente?

Apesar que não tenho a chave "estredala" pra tirar a fonte do gabinete e abrir a fonte pra dar uma olhada.... Adoro coisas fora do padrão ou de padrão próprio :unsure::lol:

Oque você fez amigo?

Opa! Troquei semana passada a fonte de um macpro. A assistência cobrou R$ 630,00 (mão de obra mais peça) em 3x.

Não sei quanto a esse G4, mas sei que o macpro tem uma baita duma fonte parruda, to chutando uns 800 watts pra mais. Eu acho que tem como adaptar fonte de PC sim. Acho que aqui nesse forum mesmo li alguma coisa sobre como adaptar fonte de PC em mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Krayul . . .

Aqui acabo de acontecer isso.

Tirei a bateria

Resetei a placa, tem um botão ao lado da bateria.

Tirei e coloquei a VGA

Agora ele voltou, mas ñ da boot pelo sistema, mas como tirei todos os HD's e dexei só oq q tava com o Mac OS X, deve ser isso.

E vc ai camarada, algum resultado?

Fiquei q ñ passava nem c ebola agora KKKKK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.4k
    • Total de Posts
      466.4k
×
×
  • Criar Novo...