Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo logar com certificado digital no gov.br


PatriciaRibas

Posts Recomendados

Boa tarde Srs, perdoem se estiver no tópico errado minha dúvida.

Não estou conseguindo acessar o portal do Gov.br por meio de certificado digital, ao tentar realizar o login aparece uma mensagem que o certificado não foi encontrado.

Já tentei instalar umas cadeias de certificados para ver se corrigia o problema e coloquei os sites cav.receita.gov.br (...) e sso.acesso.gov.br (...) na lista de exceções do java, mas mesmo assim o problema permanece.

Atualmente estou utilizando o sistema MacOS Big Sur versão 11.0.1, com o Java 8 - atualização 281.

Alguém já passou por isso e como resolveu? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Como o colega já informou, é imprescindível instalar no Keychain Access os certificados do serviço que você quer usar (neste caso, o gov.br, mas também se aplicaria, por exemplo, o CAV da Receita Federal, sistemas judiciários, etc).

Vale a pena ver também se o driver do seu dispositivo de certificado digital (token, smartcard) está instalado no computador.

Para conseguir usar em determinados sites, eu só consigo usar no Chrome, no Firefox, e alguns em ambos. Mas no Safari foi quase impossível.

Para isso, tive também que instalar nestes navegadores certas extensões para fazer essa ponte entre o site e o seu dispositivo de certificado digital (tente o Websigner e o Web PKI).

No mais, todo o processo exige muita tentativa e erro e, principalmente, muita paciência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PatriciaRibas, eu utilizei um computador windows para fazer a geração do certificado pelo programinha do certisign, depois disso, basicamente tendo a sua chave e a senha, basta copiar ela para seu Mac e armazenar no keychain que todas os sistemas do governo que você tem acesso você vai conseguir acessar utilizando seu certificado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 21/01/2021 at 19:24, ronaldkame disse:

Olá, você fez a instalação do certificado no keychain?

Sim, a cadeia de certificados estão instaladas no Acesso ás Chaves, assim como o certificado A1 que quero usar para entrar no gov.br.

 

Vou tentar utilizando o esse Websigner e WebPKI. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, PatriciaRibas disse:

Sim, a cadeia de certificados estão instaladas no Acesso ás Chaves, assim como o certificado A1 que quero usar para entrar no gov.br.

 

Vou tentar utilizando o esse Websigner e WebPKI. 

Que estranho Patricia, aqui eu inclui meus certificados e estou acessando tranquilamente os serviços do gov.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...