Ir para conteúdo
Visualizar no app

Uma forma melhor de navegar. Saiba mais.

MM Fórum

Um app em tela cheia na sua Tela de Início com notificações push, avisos e mais.

Para instalar este app no iOS/iPadOS
  1. Toque no ícone de Compartilhamento no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este app no Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Não consigo logar com certificado digital no gov.br

Featured Replies

Postado

Boa tarde Srs, perdoem se estiver no tópico errado minha dúvida.

Não estou conseguindo acessar o portal do Gov.br por meio de certificado digital, ao tentar realizar o login aparece uma mensagem que o certificado não foi encontrado.

Já tentei instalar umas cadeias de certificados para ver se corrigia o problema e coloquei os sites cav.receita.gov.br (...) e sso.acesso.gov.br (...) na lista de exceções do java, mas mesmo assim o problema permanece.

Atualmente estou utilizando o sistema MacOS Big Sur versão 11.0.1, com o Java 8 - atualização 281.

Alguém já passou por isso e como resolveu? 

• Respostas 5
  • Visualizações 25.2k
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Postado

Olá, você fez a instalação do certificado no keychain?

Postado

Como o colega já informou, é imprescindível instalar no Keychain Access os certificados do serviço que você quer usar (neste caso, o gov.br, mas também se aplicaria, por exemplo, o CAV da Receita Federal, sistemas judiciários, etc).

Vale a pena ver também se o driver do seu dispositivo de certificado digital (token, smartcard) está instalado no computador.

Para conseguir usar em determinados sites, eu só consigo usar no Chrome, no Firefox, e alguns em ambos. Mas no Safari foi quase impossível.

Para isso, tive também que instalar nestes navegadores certas extensões para fazer essa ponte entre o site e o seu dispositivo de certificado digital (tente o Websigner e o Web PKI).

No mais, todo o processo exige muita tentativa e erro e, principalmente, muita paciência.

Postado

@PatriciaRibas, eu utilizei um computador windows para fazer a geração do certificado pelo programinha do certisign, depois disso, basicamente tendo a sua chave e a senha, basta copiar ela para seu Mac e armazenar no keychain que todas os sistemas do governo que você tem acesso você vai conseguir acessar utilizando seu certificado.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor
Em 21/01/2021 at 19:24, ronaldkame disse:

Olá, você fez a instalação do certificado no keychain?

Sim, a cadeia de certificados estão instaladas no Acesso ás Chaves, assim como o certificado A1 que quero usar para entrar no gov.br.

Vou tentar utilizando o esse Websigner e WebPKI. 

Postado
2 horas atrás, PatriciaRibas disse:

Sim, a cadeia de certificados estão instaladas no Acesso ás Chaves, assim como o certificado A1 que quero usar para entrar no gov.br.

Vou tentar utilizando o esse Websigner e WebPKI. 

Que estranho Patricia, aqui eu inclui meus certificados e estou acessando tranquilamente os serviços do gov.br

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Buscar

Buscar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.