Postado 5 de maio de 200917 anos comment_72035 Olá pessoal, sou novo aqui, acabei de comprar meu iMac e já chego perguntando Fiz alguns testes com o Iphoto e estou gostando bastante, porém estou com dificuldades em encontrar uma maneira de transferir TODAS as fotos que eu tenho no meu micro windows para o iMac. Estou usando um HD externo. Sao fotos desde 2001, 100Gb e aproximadamente 30.000 arquivos, entre RAW, JPEG e JPEG reduzido. O problema é o seguinte, no windows eu guardava as fotos assim: ... 2007 2008 2009 └ 01_14 Aniversário da Sogra └ 04_25 Passeio no zoológico . └RAW . └JPEG . └WEB Quando eu transfiro o ano de 2009 para "Eventos" ou "Fotos", o IPhoto cria um evento para RAW, outro para JPEG e outro para WEB. Ou seja, minha fototeca Eventos ficará 3x maior do que eu preciso! E mesclar eventos nao é uma opcao, pois senao vou ter 3x a mesma foto em um mesmo evento. Será que vou ter que deixar os eventos de lado e organizar tudo por pastas uma a uma?? Putz, sao quase 100Gb de fotos (RAW+Jpeg)... Alguma luz pessoal?? Comos vcs fazem com os RAW´s?? Denunciar
Postado 8 de maio de 200917 anos comment_72362 O grande lance do iPhoto é que ele não organiza as fotos do jeito que um usuário de winows está acostumado... e eu NÃO estou falando dos eventos, ou seja do que vc vc dentro do iPhoto. Toda vez que ele importa uma foto o iPhoto comprime todas as fotos em um único arquivo grotescamente grande. Tanto que uma vez que a foto é importada o único jeito de vc copiar essa foto, digamos em um pen-drive, vc tem que primeiro exportar e depois copiar. Ou Seja, dentro da pastas /Pictures vc vai encontrar um arquivo chamado "iPhoto Library" e esse arquivo são todas as fotos que foram importadas pelo iPhoto. Então vamos para o seu caso... Primeiro, a separação das fotos pelo formato é inútil. Quando vc importa ele transforma todas as fotos (não importa o formato) num formato próprio e ele entra naquele arquivo "iPhoto Library" e é na hora de exportar as fotos que vc pode escolher o formato (.jpeg, .gift). Segundo, o que vc disse da fototeca ficar 3x maior não acontece, pq os eventos são apenas um catalogo das fotos que estão naquele arquivo e não a foto propriamente dita. Vc pode ter a mesma foto em diversos eventos que isso não vai aumentar o tamanho do arquivo "iPhoto Library" já que os eventos são apenas referências as fotos, assim como o "faces". Eu não mexo com fotos então não sei conheço nada sobre RAW. Porém só lembrando que o iPhoto é um programa que foi feito para "pessoas comuns" do tipo que sai no fim de semana e tira umas fotos com celular ou a camerazinha de 3.2 mpixel e depois quer organizar e deixar tudo bonitinho pra mostrar pros primos no dia seguinte. Qualquer coisa mais profissional então é bom da uma olhada do Aperture. Abrs. Denunciar
Postado 8 de maio de 200917 anos Autor comment_72425 Obrigado pela ajuda Gratti. Realmente o Iphoto é excelente para usuários "caseiros". Agora estou buscando um programa mais avançado, que dê para catalogar, organizar, tratar e mostrar as fotos, principalmente que aceite o formato RAW. Baixei o trial do Aperture e do Lightroom e vou ver qual me adapto melhor. No Windows eu trabalhava com o BibblePro, excelente programa, porém peca nessa parte de organização. O que eu estou pensando agora é simplesmente usar o Lightroom (estou tendendo mais para ele) para organizar os RAW´s e usar o Iphoto para os jpegs. Porém nao vou enviá-los para o Iphoto, vi que tem a opçao de nao mandar as fotos, dessa forma ele só lê os arquivos na pasta original. Bem, tenho que brincar mais um pouco com os programas para pegar o jeito. Valeu e um abraço! Denunciar
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.