Postado 8 de março de 201511 anos comment_1053828 Olá, amigos.Lí as dúvidas e as dicas.O meu caso foi diferente do da maioria, talvez por que eu sou Programador e já tinha o JDK atual instalado(pré-requisito para quem programa em java).Pode ser também uma nova versão. Não sei. Como alguns não tem obrigação de conhecer nada de programação, eu acho que o amigo Luiz Moraes tem razão. Olá! A questão é: Se a Receita se propõe a lançar uma versão, seja ela pra qual plataforma for, tem que funcionar. Se fosse eles, eu deixaria uma versão com o Java embutido, muitos softwares fazem isso. Só não tenham medo do Terminal. As vezes é necessário. Basta buscar a sua dúvida aqui no forum, que é muito bom quando o assunto é Devices Apple, ou outro forum de sua preferência. Denunciar
Postado 8 de março de 201511 anos comment_1053851 Obrigado pelas dicas do IRPF pessoal! Agora funciona perfeitamente Denunciar
Postado 8 de março de 201511 anos comment_1053881 Galera, resolvi esse problema de uma forma diferente. Instalei no meu mac o Java SE Development Kit 8 Disponível nesse site: http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/jdk8-downloads-2133151.html Arquivo: jdk-8u40-macosx-x64.dmg Pronto, funcionou tudo perfeitamente. Abs Denunciar
Postado 9 de março de 201511 anos comment_1053964 Basta criar um "link virtual" entre a pasta nativa de instalação e o Path do sistema. sudo ln -fs /Library/Internet\ Plug-Ins/JavaAppletPlugin.plugin/Contents/Home/bin/java /usr/bin/java Obrigado! Funcionou aqui com este comando! Bem que a RFB poderia testar melhor os aplicativos antes de solta-los. Denunciar
Postado 10 de março de 201511 anos comment_1054183 Olá todos, bom encontrar pessoas dispostas a ajudar. Muito obrigado mesmo. Resolvi instalar a versao multiplataforma (ZIP) e funcionou !!!! Para poder visualizar as declaracoes dos anos anterores TAMBÉM precisei instalar a mesma versao ZIP dos anos de 2011,2012,2013,2014, caso contrario não conseguia abri-las. Meu MAC usa as versoes atualizadas do Yosemite e Java. Todos os anos é o mesmo problema com os usuários do MAC quando chega a hora do IRPF. Quem desenvolve o programa do IRPF é o SERPRO, e não a Receita Federal. Também não me conforme de não poder utilizar o programa para MAC !!! Desisti e instalei a versão ZIP, mas também não me conformo em não poder usar a versão MAC ...Muito obrigado a todos os que que contribuíram. Espero algum dia poder ver a versão para MAC funcionar, já que eles se propõem a isso. Até la, vou usando mesmo a versão Multiplataforma (ZIP).Gustavo Floripa Denunciar
Postado 12 de março de 201511 anos comment_1054466 Bom dia a todos. Fiz o download do programa de instalação p/ declaração do IR porém quando tento instalar recebo a notificação que a máquina virtual Java não foi encontrada no meu computador. Possuo instalada a última versão mas mesmo assim continuo recebendo este aviso, o que impossibilita a instalação. Alguém pode me dar uma luz? IRPF 2015.png Oi Eduardo, tive exatamente o mesmo problema. E quando baixei fui instalar a tal versão do Java que ele pede, meu Mac me avisou que eu possuo uma versão mais atualizada ( a última versão ) e que tentar voltar para uma versão anterior é PERIGOSO pois pode deixar seu computador vulnerável. Denunciar
Postado 17 de março de 201511 anos comment_1055091 Olá!!! Eu tentei executar esse comando e não funcionou. Tentei intalar o JAVA 1.8.40.25, mas diz que eu tenho uma versão mais recente 14.9.0. Tentei procurar o plugin, pelo terminal tb, mas n encontrei. Baixei o multiplataforma, mas tb não rolou! Alguém pode me dar uma luz? Obrigado! Comigo acontece exatamente a mesma coisa Guilherme. Quando tento instalar a versão que o IRPF 2015 pede, meu mac também diz que já tem uma versão posterior e que é arriscado instalar uma versão mais antiga do java. Por acaso você conseguiu solucionar? Obrigado. Marcos Denunciar
Postado 17 de março de 201511 anos comment_1055093 A mesma coisa aqui. Se você instalar o app multiplataforma funciona. Mas está errado. Se tem versão específica para Mac não deveria haver problema na instalação. Eles sugerem a versão 8.0.25 do Java (e atual que se instala é a 8.0.31) mas acredito que isso não deva ser o problema de não reconhecimento de haver Java instalado. Vamos ver se surge alguma solução. Enviei pergunta para a RFB e para o site do UOL. O mesmo comigo Antonio e quando tento instalar a versão do Java que o IRPF 2015 pede, meu mac diz que eu já tenho uma versão mais atualizada. E li que é perigoso voltar para uma versão mais antiga do Java. Você conseguiu solucionar? Pode me ajudar? Abs. Marcos Denunciar
Postado 17 de março de 201511 anos comment_1055095 Olá! Esse simples symlink do do1984 resolveu tranquilo e o pessoal de matando nos comentários do post sobre isso. Eu passei esse tópico lá mas parece que a maioria ignorou. Acontece que existe um temor de uso do terminal. Não é nenhum bicho de sete cabeças de usar com cuidado; o utilitário de disco pode fazer muito mais estrago, eu já apaguei um HD externo importantíssimo achando que era o pendrive, rsrsrs. Olá Luiz, segui o seu procedimento: Copiar o comando que o ptzc sugeriu (Command+C): sudo ln -fs /Library/Internet\ Plug-Ins/JavaAppletPlugin.plugin/Contents/Home/bin/java /usr/bin/java Ir na pasta Applications / Utilities (Aplicativos / Utilitários); Abrir o aplicativo Terminal; Colar (Command+V) e dar enter; Vai pedir sua senha de usuário, digite-a mas não vai aparecer nada na tela, nem os asteriscos e dê enter; Fechar o Terminal. Mas não funcionou. Copiei a linha, abri o terminal e colei mas quando vou instalar ele pede aquela versão do Java mas meu Mac 10.8.5 diz que eu tenho uma versão mais nova e que é arriscado instalar uma versão mais antiga. Será que você consegue me dar alguma dica? Muito obrigado. Abs . Marcos Denunciar
Postado 19 de março de 201511 anos comment_1055374 Joguei a toalha, a versão para Mac não rolou no Yosemite, dei comando no terminal, instalei o Kit para desenvolvedores e nada, o programa não acha o receitanet, a solucão é a versão multiplataforma, mas tem uma pegadinha que me fez perder mais tempo ainda; é preciso jogar a pasta receitanet com a versao para mac na lixeira antes de baixar a versão da mesma para multiplataforma. Denunciar
Postado 19 de março de 201511 anos comment_1055375 Para quem está com a declaracão pronta para entregar, meu caso, é bom fazer uma cópia de seguranca, para ser restaurada na versão multiplataforma. Denunciar
Postado 19 de março de 201511 anos comment_1055399 Instalei no meu MacBook White sem nenhum problema. Baixei os arquivos e inclusive instalei o programa Máquina Virtual(atual) e cliquei como botão direito do mouse no arquivo dos programas IRPF e depois em abrir, sem mistérios nenhum e já fiz 03 declarações. Denunciar
Postado 23 de março de 201511 anos comment_1055871 Galera, Consegui instalar o programa do IRPF 2015, consegui também instalar o receitanet. Embora, o IRPF 2015 não reconhece o receitanet, deve ser instalado na mesma pasta ? Abs Denunciar
Postado 5 de abril de 201511 anos comment_1057540 Estou com um problema ao instalar o IR 2015 também. A versão do OSX é a 10.9.5, porém ao instalar pede para atualizar a versão do Java. Ao baixar a nova versão, JAVA 8 Update 40, não consigo instalar, aparece a mensagem abaixo: "Uma versão mais nova já está instalada. Você está tentando instalar 1.8.40.27, mas 14.9.0 já está instalado. Visite java.com/newerversionexists para obter mais informações." Qual a solução para o caso? Muito obrigado pela ajuda. Rodolfo Editado 5 de abril de 201511 anos por rsemmler Denunciar
Postado 5 de abril de 201511 anos comment_1057541 Olá ! Boa tarde a todos. Estou com problemas para instalar o app da receita, não cosegui :Meu computador é MacBook Pro 2,4 Ghz Intel Core 2 Duo com 10.7.5.1) Em primeiro lugar tentei atualizar o JAVA, baixei a "mais nova" versão e ao tentar instalar apareceu a mesma mensagem do Guilherme Bicudo e do Marcos F Miranda :"Uma versão mais nova do Java já está instalada. Você está tentando instalar 1.8.40.27, mas 14.9.0 já está instalado" 2) Tentei a linha de comando no terminal que "do 1984" e Luiz Moraes ensinam. Depois tentei instalar o app da receita e ele manda atualizar o JAVA. 3) baixei o multiplataforma mas também não roda. O que fazer? Como fazer pra funcionar o JAVA no meu computador? Alguém, por favor, tem alguma outra sugestão? Obrigado ! Denunciar
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.