Postado 21 de janeiro de 200917 anos comment_57790 Ok! Mas antes me explique isso: Tentei com dois CD's diferentes... Mac OS X 10.2 (original do Mac G4) e um outro Mac OS X 10.4. Mas sem sucesso, só aparece o Drive de DVD. isso foi no Utilitário de disco? Vamos tentar... 1- Inicialize pelo CD de instalação; "Quando se está/inicializado no cd de instalação, não aparece nenhum ícone de driver na tela. 2- Quando aparecer a janela do instalador para escolher o idioma, não mexa em nada, vá na barra de menu acima e ao lado direito do logo/Apple clique em Installer e selecione OPEN DISK UTILITY. 3- Na janela que vai se abrir, do lado esquerdo aparece os drivers que estao na máquina, o do cd/dvd e o do novo HD Maxttor. Selecione ele e em seguida na tela com as funções do Utilitário de Disco selecione Erase/Apagar e escolha a opção Mac OS Extende... Ok.. e pronto. 4- Feche o Disk Utility, assim que voltar a janela do instalador novamente, escolha o idioma e continue a instalação do sistema no novo HD... Bom, rs ao menos é isso que tem que acontecer...rs t+ Denunciar
Postado 21 de janeiro de 200917 anos comment_57794 Pensei muito, ...em não perguntar. Mas vou ter que fazer isso! Tu conectou no HD além do Cabo Flat, o de Energia? rs t+ Denunciar
Postado 21 de janeiro de 200917 anos Autor comment_57845 Hahahaha! Boa pergunta.... o pior é que conectei sim! rs Fiquei bolada agora com essa parte que vc citou [Quando aparecer a janela do instalador para escolher o idioma, não mexa em nada, vá na barra de menu acima e ao lado direito do logo/Apple clique em Installer e selecione OPEN DISK UTILITY.] Eu não tinha tentado isso, eu chegava a escolher o idioma e depois abrir o utilitário de disco.... tomara que seja isso! rs Valeu mais uma vez! Denunciar
Postado 21 de janeiro de 200917 anos Autor comment_57997 Ok!Mas antes me explique isso: isso foi no Utilitário de disco? Vamos tentar... 1- Inicialize pelo CD de instalação; "Quando se está/inicializado no cd de instalação, não aparece nenhum ícone de driver na tela. 2- Quando aparecer a janela do instalador para escolher o idioma, não mexa em nada, vá na barra de menu acima e ao lado direito do logo/Apple clique em Installer e selecione OPEN DISK UTILITY. 3- Na janela que vai se abrir, do lado esquerdo aparece os drivers que estao na máquina, o do cd/dvd e o do novo HD Maxttor. Selecione ele e em seguida na tela com as funções do Utilitário de Disco selecione Erase/Apagar e escolha a opção Mac OS Extende... Ok.. e pronto. 4- Feche o Disk Utility, assim que voltar a janela do instalador novamente, escolha o idioma e continue a instalação do sistema no novo HD... Bom, rs ao menos é isso que tem que acontecer...rs t+ Caro amigo Stervid... Já tentei o Disk Utility antes de escolher idioma e também depois de escolher o idioma... nada... Tentei em todos as configurações de jumper... nada... Tô bem convencida de que o problema do meu Mac não é HD. Será possível? rs Denunciar
Postado 21 de janeiro de 200917 anos comment_58007 O que aconteceu com o HD antigo? Não reconhece também? O fato é que se reconhece o Drive de CD, a controladora IDE está OK. Denunciar
Postado 22 de janeiro de 200917 anos comment_58052 Concordo com o Ferrari! A unica coisa que faltou fazer é ver se não desconectou um pouquinho o cabo flat na placa mãe (mas como o cd funciona...não pode ser), ou trocar o cabo. Se estiver tudo ok, o jeito é testar este HD em outro computador e o antigo também! Bom existe uma outra situação, já vi uma vez em PC antigo, o jumper do cd estava errado, e ai conflitava com o hd, mas não sei explicar o porque...rs, nunca mais vi isso de novo...rs. t+ Denunciar
Postado 22 de janeiro de 200917 anos comment_58138 Aliás, até fiquei perdido! A impressão que tenho é que não enxerga por erro de ID ...rs. Mas depois de tudo isso, o jeito é desligar da energia, tirar a bateria/pilha interna, dar um tempo... e depois se achar o botão (beem pequeno) CUDA na placa mãe, rs... apertar ele e depois recolocar a bateria, ligar na energia e reiniciar pelo cd.. ao menos limpa de vez os dados internos. Denunciar
Postado 22 de janeiro de 200917 anos comment_58151 Ainda com esse problema? Vou lhe dar uma seguestão: leve tua maquina numa assistência e pronto. Com certeza lá vão saber jumpear esse drive ou até mesmo condena-lo caso for preciso. Talvez vc tenha tido a 'sorte' de ter comprado um HD defeituoso, pode crêr, isso acontece. Denunciar
Postado 22 de janeiro de 200917 anos Autor comment_58186 Concordo com o Ferrari!A unica coisa que faltou fazer é ver se não desconectou um pouquinho o cabo flat na placa mãe (mas como o cd funciona...não pode ser), ou trocar o cabo. Se estiver tudo ok, o jeito é testar este HD em outro computador e o antigo também! Bom existe uma outra situação, já vi uma vez em PC antigo, o jumper do cd estava errado, e ai conflitava com o hd, mas não sei explicar o porque...rs, nunca mais vi isso de novo...rs. t+ Stervid, o CD funciona, mas acho q o drive não está no mesmo cabo Flat que o HD... Acho que vou testar o HD em outro computador pra ver como ele reage... rs Denunciar
Postado 22 de janeiro de 200917 anos comment_58205 Rs ... realmnente estão separados, mas é uma "controladora" na placa que administra eles. Melhor testar mesmo, pois tu fez de tudo...rs... t+ Denunciar
Postado 22 de janeiro de 200917 anos Autor comment_58213 Será que tem a ver a HD nova ser ATA 133 e a anterior ser ATA 100???? Denunciar
Postado 22 de janeiro de 200917 anos comment_58231 ...não!! O que poderia dar algum conflito seria uma limitação da máquina em 128 gb no IDE, o que é contornável. Mas como seu HD é de 120 GB (na verdade é +- 111,8 gb) não tem o porque dar problema, a não ser que tu tenha dado azar e ele veio com defeito. Caso queira ter um "manual", veja aqui, como não sei qual é o seu modelo... escolhi um G4basico. t+ Denunciar
Postado 22 de janeiro de 200917 anos comment_58240 Será que seu HD antigo pifou mesmo? hehehe depois de tudo isso dá para desconfiar que está acontecendo a mesma coisa com o novo... cheque se o cabo flat está um pouco desconectado da placa-mãe.... e teste os HDs em outra maquina(seria interessante ter o diagnóstico do ultimo). todos esses procedimentos como apertar botãozinho ou tirar bateria(etc) seriam secundários.... e quase nunca foram realmente responsáveis por problemas desse tipo. Editado 22 de janeiro de 200917 anos por gmcouto Denunciar
Postado 22 de janeiro de 200917 anos Autor comment_58262 Será que seu HD antigo pifou mesmo? hehehedepois de tudo isso dá para desconfiar que está acontecendo a mesma coisa com o novo... cheque se o cabo flat está um pouco desconectado da placa-mãe.... e teste os HDs em outra maquina(seria interessante ter o diagnóstico do ultimo). todos esses procedimentos como apertar botãozinho ou tirar bateria(etc) seriam secundários.... e quase nunca foram realmente responsáveis por problemas desse tipo. Então.... hj estava pensando nisso. Aí fui e voltei o antigo la. Mas o bendito faz um barulho indecente quando instalo de novo, o mesmo barulho de antes quando achei que tinha bixado e parado td... É tipo um disquete quando o PC está tentando ler e não consegue, sabe (lembra?)? rsrsrs... Coisa que com o novo HD não acontece. Denunciar
Postado 22 de janeiro de 200917 anos Autor comment_58265 ...não!!O que poderia dar algum conflito seria uma limitação da máquina em 128 gb no IDE, o que é contornável. Mas como seu HD é de 120 GB (na verdade é +- 111,8 gb) não tem o porque dar problema, a não ser que tu tenha dado azar e ele veio com defeito. Caso queira ter um "manual", veja aqui, como não sei qual é o seu modelo... escolhi um G4basico. t+ bom , tomara que eu tenha dado azar e o HD veio com defeito.... rs Valeu o link do manual, mas eu tenho o manual do meu aqui... é um pouco diferente deste que vc enviou. a próxima etapa é testar o HD num PC Denunciar
Postado 24 de janeiro de 200917 anos Autor comment_58468 Galera! Good news! Esses dias testei em outro lugar (ATA 66 ao invés do local usual - ATA 100) não vi que o cabo que estava testando não estava conectado na placa (que manezona eu!) daí é claro q não funcionou... Rapidamente conectei o flat e montei o HD ali (embaixo do drive de DVD). E não é que o Mac reconheceu o HD!!!! Aí formatei em Mac Extendend (isso?), e instalei o Sistema OS X! Tudo bem que não lê os 120Gb, mas só 114Gb... mas tá valendo. rsrsrs O que será que aconteceu então? Apenas o cabo flat que está zuado, ou a controladora IDE mesmo? E como será o desempenho do HD? Será menor, devido a diferença entre ATA 100 e 66??? Bjs enormes pra vcs que tanto me ajudaram!!! rsrsrs! Fizeram uma macmaníaca feliz! Denunciar
Postado 24 de janeiro de 200917 anos comment_58470 Galera! Good news!Aí formatei em Mac Extendend (isso?), e instalei o Sistema OS X! Tudo bem que não lê os 120Gb, mas só 114Gb... mas tá valendo. rsrsrs Bjs enormes pra vcs que tanto me ajudaram!!! rsrsrs! Fizeram uma macmaníaca feliz! O fato que não reconhece 120Gb e apenas 114Gb é perfeitamente normal. Todos os HD's tem "perdas" de espaço após ser formatado. Mas que bom que conseguiu. E sempre que tiver alguma dúvida estamos ai para ajudar. Denunciar
Postado 24 de janeiro de 200917 anos comment_58472 O que será que aconteceu então? Apenas o cabo flat que está zuado, ou a controladora IDE mesmo? E como será o desempenho do HD? Será menor, devido a diferença entre ATA 100 e 66??? Isso não sei te dizer, mas esqueci deste detalhe dos cabos, geralmente quando se usa dois hds, a Apple orienta a usar as duas ATA (um para cada hd) e assim manter equilibrado o acesso dos dois. Pode ser que a controladora exija primeiro o de 66. Mas não tenho conhecimento pra esclarecer isso. O importante é que tudo está resolvido...rs, estava virando uma novela.. hehehhe Abraços t+ Denunciar
Postado 24 de janeiro de 200917 anos comment_58523 O que será que aconteceu então? Apenas o cabo flat que está zuado, ou a controladora IDE mesmo? E como será o desempenho do HD? Será menor, devido a diferença entre ATA 100 e 66???Bjs enormes pra vcs que tanto me ajudaram!!! rsrsrs! Fizeram uma macmaníaca feliz! Lud, no final das contas, vc ligou o HD onde? Não entendi, seu Mac tem uma interface ATA66 e outra ATA100? Em caso afirmativo, você deve ligar o HD no ATA100, pois há diferença de velocidade no acesso aos dados no HD Denunciar
Postado 25 de janeiro de 200917 anos Autor comment_58550 Lud, no final das contas, vc ligou o HD onde? Não entendi, seu Mac tem uma interface ATA66 e outra ATA100? Em caso afirmativo, você deve ligar o HD no ATA100, pois há diferença de velocidade no acesso aos dados no HD Ferrari, eu liguei no ATA 66... veja foto - http://s445.photobucket.com/albums/qq172/l...rrent=macG4.jpg Eu sei que devo ligar no ATA 100... mas é onde está dando problema. Ainda não sei se o problema é com o cabo flat ou na controladora IDE. Entendeu? ... respondendo do Mac... rs Denunciar
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.