Prezados,
a quem possa interessar...
Mês atrás tive um problema insolúvel no monitor LCD do iMac 17" 2.16 GHz Intel Core 2 Duo 2 GB/ Placa de Vídeo ATI RadeonX1600 / comprado em Chicago em 2007. Apareceu uma estranha e opaca faixa vertical no lado esquerdo da tela LCD, como se alguns pixels não funcionassem direito.
Vocês podem acessar o post criado aqui http://macmagazine.com.br/forum/index....&hl=monitor
Alguns amigos, bem como alguns membros deste fórum me desanimaram com suas previsões pessimistas. 7 anos de uso com Macs e pela primeira vez tinha um grave problema, pois trocar o LCD seria inviável sem o AppleCare (garantia), já que o preço de um novo no Brasil custa proibitivos R$ 1.700,00. Estaria assim perdendo um iMac com apenas 2 anos de uso.
Se ao ler meu relato você sentir uma incômoda e preocupante semelhança, fique sabendo que este problema é mais comum do que se pensa. E diferente do que dizem os alarmistas do fórum, tem rápida solução, com baixo custo para um Mac.
Fuçando um pouco mais em fóruns como o Mac-Forums.com e o MacNews descobri que o problema é geral, crônico dos iMac`s brancos 17", 20" e 24", fabricado nos anos 2006/07. Seja ele com serial W8(fabricado em Xangai), seja ele UV(fabricado em Taiwan), seja ele PT(fabricado na Coréia) ou de qualquer canto do planeta, como no meu caso, fabricado nos EUA.
Como indicado em fóruns norte-americanos, fui atrás de uma confiável assistência técnica. Hum...difícil, se não impossível? Também achava. Pois, me indicaram a Infoworks (11-2737-7404/2737-7405 ou 2737-7407) em São Paulo. Para minha grata surpresa, além de ser muito bem atendido pelo Smith, ele me confirmou toda a história e qual o procedimento a ser cumprido para a troca.
Para os iMacs 2006/2007 na garantia, a troca é gratuita. No meu caso, já fora da garantia, embora o LCD seja fornecido pela Apple gratuitamente, a troca tem um custo de mão de obra. Este custo é de R$ 200 (equivalente à 2hs de trabalho).
Eles fotografam o monitor de LCD, anotam o número de série, verificam a procedência do iMac e enviam a foto e os dados para a Apple na Califórnia, que posteriormente autoriza a troca gratuita, caso ele se encaixe no crônico problema de fabricação do LCD.
Vixe! Ficarei uma década sem meu iMac, pensei! Pois, de novo pensei errado. Em 5 Dias estava com meu iMac e um LCD novo em folha, sem o crônico problema anterior. Paguei, como prometido, 200 reais e com uma garantia de 90 dias. E ainda tive a ótima certeza de que ainda existem ATs sérias e idôneas neste país e que a Apple trata com respeito seus clientes.
Agradeço novamente ao Fórum MacMagazine e seus membros pela ajuda.
Esta é a boa dica!
* para os que não sabem, existe um site interessante que lhe dá todas as informações sobre a procedência, ano e mês de fabricação de seu Mac, seja ele qual for. É só digitar o serial number do Mac.
Este é o link: http://www.appleserialnumberinfo.com/Desktop/index.php