Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

João M P Silva

Membros
  • Total de itens

    3
  • Registrou-se em

  • Última visita

Histórico de Reputação

  1. Positivar
    João M P Silva deu reputação a BetoGaleazzo em MacBook Pro esquentando muito e desligando!   
    Não mudei o discurso. Acho que você se expressou mal (e consequentemente interpretei mal) no trecho acima, porque a bateria não complementa, ela incrementa. Eletronicamente falando, você sugeriu em seu comentário uma situação de undervoltage ao usar o aparelho sem a bateria, e isso não ocorre porque o SMC ativa as proteções do sistema, reduzindo o clock de funcionamento e mantendo ele ligado. Como eu disse, sem a bateria, o Mac reduz o clock mesmo em situações normais como usar o navegador. Eu não estou dizendo que usar sem bateria é uma boa ideia. Estou dizendo que não há risco <- e esse foi o entendimento que tive do seu comentário. Mea culpa.
    O SMC dos Macs funciona de modo diferente dos PCs pra atender a proposta da Apple de power efficiency e duração de bateria, tanto que esse fator é um dos principais desafios do hackintosh, fazer patches de dsdt.aml e fakesmc.kext pra fazer funcionar.
    Sobre o consumo, você continua equivocado. A relação alimentação x consumo não é tão simples assim. Vou dar um exemplo simples, mas conveniente: a linha principal de energia do iPhone 6S (eletrônica SMD/BGA, comparação justa) recebe e alimenta 4.2 volts, porém SÓ o backlight do LCD precisa de 35 volts (!!) pra funcionar, tirando setor de RF, áudio, touch, NAND etc etc. E mesmo que seja uma corrente baixa, o wattage continua alto. Então não se trata de ver a especificação do carregador na etiqueta e subentender que ele não fornece energia necessária (como você disse explicitamente no seu comentário). Nós estaríamos ignorando diversos componentes de power management, bobinas e circuitos complexos como é o SMC.
     
     
  2. Positivar
    João M P Silva deu reputação a BetoGaleazzo em MacBook Pro esquentando muito e desligando!   
    EDITADO. Postagem dupla não intencional. Complementando a postagem acima:
    Em termos leigos, o carregador do aparelho precisa mantê-lo ligado enquanto faz o carregamento da bateria. Existem componentes específicos pra garantir isso, como MOSFETs que impedem que o aparelho seja alimentado pela bateria enquanto ela é carregada. Por isso é uma bobagem sem tamanho quando dizem que não podemos deixar um aparelho ligado na tomada após terminar o carregamento. Quem mantém o aparelho ligado é o carregador, enquanto mantém a bateria com 100% de carga.
    Pela lógica, um MagSafe 2 tem até 85W (resultado da multiplicação entre tensão e corrente). Se 85W não conseguem manter um aparelho ligado plenamente, a bateria duraria 1 minuto, rs.
  3. Positivar
    João M P Silva deu reputação a BetoGaleazzo em MacBook Pro esquentando muito e desligando!   
    Você está confundindo o powerboost de bateria ao dizer que o carregador não fornece toda a energia e que a bateria complementa. O MacBook pode sim utilizar a bateria para um powerboost, porém não por muito tempo e somente em casos extremos. Não por muito tempo porque compromete a integridade dos componentes e a dissipação térmica. Quando a bateria entra nesse powerbost ela deixa de ser carregada. Mas esse não é o motivo do Mac ficar lento se tirarmos a bateria dele e ligarmos ele no MagSafe, já que esse comportamento é percebido em qualquer função nessa situação, seja navegar na internet ou renderizar projetos complexos. Muitos culpam o SpeedStep da Intel, mas eu particularmente acho que é putaria da Apple pra você gastar com uma bateria nova ou com um aparelho novo, já que, esse comportamento não se repete em muitos laptops de outras marcas usando o aparelho sem bateria. MacBooks com baterias já degradadas também apresentam o mesmo sintoma, como se ela nem estivesse mais lá (oi, iPhone 6S!), apesar da bateria ainda estar fazendo seu discharge e fornecendo energia. Outro fato interessante é que esse evento acontece inclusive se você usar um MagSafe de potência superior ao que veio de fábrica com seu Mac. Eu posso tranquilamente usar um MagSafe 2 de 85W em um MacBook Air, e mesmo assim o sistema ainda vai usar a bateria para esse boost, mesmo conectado a um carregador com potência de sobra.
    Seu Mac não liga imediatamente com a bateria totalmente descarregada porque prioriza a carga da bateria até um mínimo seguro, assim como ocorre com iPhones e iPads. Se a bateria descarrega muito e sua voltagem passa o mínimo ela não funciona e nem carrega. Até hoje vemos as pessoas falando em dar um "choque" na bateria pra fazer ela voltar a funcionar, que nada mais é voltar ela a 3.8v, por exemplo, no caso de uma bateria de iPhone (apesar de que ela já deve dar sinais de vida com 3.5v).
    Você também não pode confundir o TDP que vê nas especificações do CPU como o real consumo dele. O TDP é um valor que trata de energia térmica, não necessariamente o processador trabalha com esse consumo. Se seu CPU e GPU estivessem consumindo realmente 47W e 50W simultaneamente, fora energia consumida por módulos de memória e todos os demais componentes do computador, você não ia conseguir encostar a mão no computador. Não se esqueça que o sistema reduz clock de funcionamento para manter eficiência térmica e de energia. E se esse consumo fosse real, aliado ao consumo do restante da máquina, nem que a linha principal de energia fosse alimentada totalmente pelo carregador e pela bateria funcionaria.
    https://www.youtube.com/watch?v=l0EzLnoCGmk <- se quer saber qualquer coisa sobre MacBook, é com esse cara.
     
     
  4. Positivar
    João M P Silva deu reputação a BetoGaleazzo em MacBook Pro esquentando muito e desligando!   
    Esqueci de mencionar que a placa do aparelho também possui muitos capacitores e bobinas! Mas desviamos do assunto, rs.
    Trata-se de uma dúvida simples e que deve ser respondida de forma simples: se não tem experiência e conhecimento técnico, leve a uma assistência especializada de sua confiança. Não é prudente encorajar qualquer pessoa a simplesmente abrir o computador e fazer isso ou aquilo, sem antes explicar que é necessário cuidado com este ou aquele componente, que é preciso ter equipamento antiestático, não utilizar ferramentas metálicas como pinças que não tenham proteção ESD, evitar contato das mãos direto com o equipamento, entre diversos outros procedimentos de segurança como o básico de tudo: "não se esqueça de desconectar a bateria em primeiro lugar".
    Ao fazer isso estamos encorajando pessoas a colocarem em risco, como ele disse, o ganha pão dele.
    @JotaTeclas , leve seu aparelho a um técnico de confiança e fique tranquilo. Se o seu aparelho estivesse desligando aleatoriamente, até poderia ser um problema mais grave (não estou dizendo que não é), mas pelos sintomas que você descreveu, como "esquentar muito e ficar ligado no máximo 5 minutos", já dá pra chutar tranquilamente que seu aparelho está tendo dificuldade em dissipar o calor e o sistema está ativando sua proteção para evitar maiores danos. Não force o seu equipamento, isso vai diminuir a vida útil dos componentes e pode trazer danos graves. Se você usa muito o equipamento, sugiro uma manutenção preventiva dessas uma vez ao ano.
    Abraço!
  5. Curtir
    João M P Silva deu reputação a BetoGaleazzo em MacBook Pro esquentando muito e desligando!   
    De onde você tirou essa informação?
    Estou compartilhando o esquema eletrônico oficial da Apple para um modelo qualquer de MBP. Leia a página 5, que trata das linhas primárias de energia e verifique a tensão da linha do carregador.
    Sua informação não procede em NENHUM dispositivo Apple que tenha uma bateria de íons de lithium.
    820-2530.pdf
×
×
  • Criar Novo...