Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

manuelfhp

Membros
  • Total de itens

    4
  • Registrou-se em

  • Última visita

Posts postados por manuelfhp

  1. 17 horas atrás, Stow disse:

    Hoje estou sem a máquina, mas amanhã testo sim e te digo. Nunca usei isso de assinar pdf no Adobe. Na verdade nem uso Adobe, vou baixar só pra testar.

    Tem q ir na Tab "Ferramentas" > Certificados..

    não é no menu...é la no início qdo mostra todas as ferramentas do Adobe...

    Vc abre um PDF e depois segue esses passos para tentar assinar

  2. Em 01/11/2019 at 17:52, Stow disse:

    Tinha um Mac Mini com Mojave e atualizei: token continuou rodando normal.

    Porém tenho um token novo (Alladin tb) que já não rodava no Mojave, por isso fiz uma instalação do zero do Catalina e não consegui fazer funcionar. Após muito tentar, resolvi seguir a mesma instalação que fiz anteriormente e deu certo, segue um compilado:

     

    Alladin azul.

    Instalado no Catalina em 01/11/2019. 

    1. Java 8, versão 202 (pode testar mais recente) Só instalar a Development Kit.
    2. Firefox versão 51.0 .1 (não roda Java a partir da v. 52 então nem tentar, desligar as atualizações com a internet desligada, ou vai atualizar sozinho)
    3. Safenet Authentication 10.2.820 (ver link no Forum Macmagazine,  https://installer.id.ee/media/etoken/mac_10.2.82.0.zip )
    4. Usar no Firefox, em “dispositivos de segurança”, o driver: /usr/local/lib/libeTPkcs11.dylib (somente após instalar o Safenet)
    5. Instalar as raízes e certificados do Certisign (OAB do site da Certsign)
    6. Instalar o PJeOffice (ver. 1.0.19, e esquecer o Shodo), abrir com as configurações do java abertas e identificar o certificado na aba “Avançado”, basta clicar no primeiro PKCS11 com o token conectado e inserir a senha do certificado. Clicar em concluir.
    7. Instalar o web signer direto pelo site. (Demora a reconhecer)
    8. Habilitar o token nas configurações do Web Signer.
    9. Rodou na Receita, PJe (Estadual e Federal, versões novas), todos no Safari mesmo e eSAJ-CE no Chrome (devido o web signer).
    10. Após isso pode atualizar o Firefox sem medo de ser feliz.

     

    O detalhe (que ponho no final) é que com a padronização do Pje dos juizados estaduais para a versão nova, agora roda até no Safari e com o firefox atualizado.

     

    O problema é que não consegui fazer funcionar no Pje do TRE-CE, que aparentemente também está padronizado.

     

    Uma dúvida:
    essa versão do Safenet 10.2.82.0 , vc consegue assinar um PDF usando o Adobe Reader ?
    pq eu tento e não consigo assinar com meu token aladin azul ...

    Eu vi que acabaram de lançar uma atualizaçao, não faz nem 10 dias , do novo driver....

    https://data-protection-updates.gemalto.com/2019/10/29/safenet-authentication-client-sac-10-2-for-mac-post-ga-release-announcement


    mas não consigo baixar pq o link é privado e fechado.... já mandei inúmeros emails para a safenet > gemalto > thales e até agora nada...

    Vc pode testar no adobe reader e ve se consegue assinar um PDF com o token?

  3. Com a proteção de senha de Firmware não é possível logar como single user:

    http://support.apple.com/kb/HT1352

    Mais uma vez, não é possível carregar o DVD do OS X com a e senha de Firmware ativada.

    Criptografar o HD sempre é indicado.

    Minhas observações, entretanto, focam tentar impedir que o delinquente desative os serviços de rastreamento para a recuperação da máquina.

    Realmente nada a ver.

    As pessoas deveriam primeiro ler atentamente que elas estão criticando antes de fazê-lo.

    Ficou faltando interpretação de texto.

    Resumindo :o amauri perguntou se alguém pode ter acesso aos dados da máquina dele.

    Você disse:

    - Sim, seu raciocínio está correto.

    Como sua conta é protegida, a menos que o delinquente viesse a quebrar a senha ele não conseguiria acessar sua conta. Você fez extremamente certo em criar uma conta de usuário convidado, assim, quando ele acessar o computador e se conectar a uma rede, o Find My Mac poderá localizá-lo.

    É difícil que consigam entrar no seu usuário. Para isso o delinquente precisaria ser um cracker e conseguir quebrar a criptografia. Eu não sei fazer isso, mas não podemos afirmar se ele conseguirá ou não.

    Uma forma de proteger suas contas é usar o FileVault, um recurso do OS X:

    Ou seja não respondeu a pergunta dele. Apenas explicou recursos e mais nada.

  4. Amauri Silva Jr, eu sinto muito pela notícia e torço verdadeiramente para que você recupere sua máquina. Às suas perguntas:

    Sim, seu raciocínio está correto.

    Como sua conta é protegida, a menos que o delinquente viesse a quebrar a senha ele não conseguiria acessar sua conta. Você fez extremamente certo em criar uma conta de usuário convidado, assim, quando ele acessar o computador e se conectar a uma rede, o Find My Mac poderá localizá-lo.

    É difícil que consigam entrar no seu usuário. Para isso o delinquente precisaria ser um cracker e conseguir quebrar a criptografia. Eu não sei fazer isso, mas não podemos afirmar se ele conseguirá ou não.

    Uma forma de proteger suas contas é usar o FileVault, um recurso do OS X:

    Isso dificulta muito o acesso. Para saber mais sobre o FileVault acesse: http://support.apple...iewlocale=pt_BR

    Agora, como os colegas acima mencionaram, caso o delinquente reinstale o sistema operacional ou troque o HD da máquina, todo o trabalho será perdido. O Find My Mac não funcionará e seus dados serão perdidos.

    Antigamente era difícil que essa classe soubesse como fazer isso. Hoje em dia, devido à popularização da plataforma, eles podem ter mais conhecimento do sistema operacional e sua reinstalação.

    Para prevenir a reinstalação do sistema uma ótima alternativa é configurar seu Mac ativando a Proteção de Senha do Firmware. Basicamente o que esse processo faz é bloquear as eventuais tentativas de boot por

    • Outras partições (i.e. Boot Camp)
    • Discos de instalação (DVDs/CDs)
    • Pendrives
    • Target Disk Mode

    Como é necessário dar boot por um desses métodos para fazer a reinstalação do sistema, usando a Proteção de Senha do Firmware fica impossível reinstalar o OS X, mesmo que o delinquente tenha DVDs ou pendrives do Snow Leopard ou Lion. Para isso ele seria obrigado a adivinhar ou quebrar sua senha.

    Eu recomendo a leitura desse artigo de suporte da Apple: http://support.apple...iewlocale=pt_BR

    Embora arquivado e não mais atualizado, é o único artigo que trata sobre o processo. O texto menciona máquinas antigas, mas as atuais contam com o mesmo recurso.

    Recomendo também a todos a instalação de softwares de segurança como o Prey (grátis, com possibilidade de planos pagos), Hidden (vários planos, a partir de US$ 15/ano) ou o MacKeeper (US$ 38), um pacote de aplicativos que conta com uma ferramenta chamada Anti-Theft.

    Esses softwares podem ser utilizados junto com o Find My Mac do iCloud sem conflito algum. A vantagem é que eles permitem tirar ScreenShots do Mac e obter imagens do delinquente usando a câmera frontal (iSight/FaceTime) e um relatório completo sobre o uso do sistema a intervalos determinados.

    Particularmente gosto do Prey e posso falar com mais propriedade dele, pois sou usuário. Como ele é grátis você pode instalar normalmente em sua máquina e esquecer de sua existência. Caso o pior ocorra (e espero que nunca aconteça com ninguém) você faz login no site e ativa o rastreamento. Caso você queira desfrutar de funções de usuários Pro você pode comprar o serviço por um mês ou o pacote por um ano com desconto. O interessante do Prey que difere dos outros é que você pode pagar por um serviço melhor apenas se seu computador for levado já que o aplicativo está instalado na máquina por prevenção, diferente dos outros que é necessário pagar antes de instalar. Dessa forma considero o Prey como uma boa alternativa quanto ao custo/benefício.

    Pois é, rott. Foi um grande vacilo os moderadores não fazerem nada naquela situação. Um usuário do fórum simplesmente ajudou alguém a ir contra nossa própria comunidade. Um vacilo sem tamanho, eu diria.

    Ladrão e usuário que compra Mac roubado são ambos igualmente culpados.

    Caso esse não seja o caso em algum evento, se o usuário for de boa fé ele pode levar o computador a uma AT séria e o reparo será feito caso a máquina não seja roubada.

    Quem sabe esse tópico atual possa servir como alerta e/ou forma de mobilização contra isso. Aquele tópico poderia inclusive ser apagado para não incentivar comportamento semelhante.

    Recomendo a utilização da Proteção de Senha do Firmware e softwares de segurança para qualquer Mac, seja notebook ou desktop. Sempre.

    Amauri Silva Jr, espero ter ajudado e esclarecido as dúvidas. Aos outros, espero ter contribuído com informações relevantes.

    Qualquer dúvida nos procure.

    Por favor, mantenha o tópico atualizado com as informações que você conseguir.

    Pô nada a ver.

    Eu acho que qdo as pessoas não tem CERTEZA, nunca devem repassar uma informação.

    Se alguém está no console da sua máquina fisicamente, seja um mac ou unix, basta logar como single user e trocar a senha do root ou de qualquer outro usuário # passwd root

    Dá até pra trocar a senha usando o DVD do OSX que tem utilitário pra troca de senha do root. Ou faz por linha de comando.

    Aí acessa a máquina normalmente.

    A única forma de garantir que não acessem seus dados é criptografar o HD , pode usar file vault , ou travar a bios do OSX com senha, assim nem permite entrar em single user.

    Ou seja se você fez ao menos um dos dois, pode ficar mais tranquilo.

    Do contrário qualquer um acessa seu dados de seu Mac facilmente.

×
×
  • Criar Novo...