Nós sempre culpamos os impostos por aqui. Sim, eles são altos, mas não é o único vilão, pois as margens de lucro no Brasil são BEM altas em qualquer ramo. A alíquota de 60% é para as pessoas físicas importarem direto de uma loja; a Apple BR vai importar com base em outro preço e vai pagar II, IPI etc...
Daí pergunto: A Apple quer crescer no Brasil? Na América Latina inteira (exceto México), a estratégia é bem parecida com a daqui, sem loja on-line, alguns representantes/varejistas... e o preço bem superior aos PC's... No Chile, eletrônicos são muito mais baratos do que aqui, mas nos Mac's o preço é próximo: um MacBook M240 sai por USD 1460 e aqui USD 1746... contra USD 999 dos EUA... Só pra comparar tem note PC no Chile por USD 550...
Agora imagine a Apple vendendo 100 mil Mac's no Brasil por R$ 1000 cada. Imagina a mesma Apple vendendo 10 mil a R$ 3000 cada... ela pode vender menos a 3 mil, mas atinge o publico-alvo dela com uma estrutura bem menor e garante uma boa lucratividade... a mesma lógica é utilizada por montadoras como BMW e Mercedes que vendem aqui os mesmos carros da europa mas 4,6,10 vezes mais caro... é tudo imposto? Não, é uma gorda margem de lucro... vender 1 carro vale mais a pena que 10, pois tenho menos autorizadas, estoque de peças, equipe, etc. do que pra 100 e ainda lucro tão bem quanto.
Por isso, ao meu ver a Apple atua no Brasil como nicho e coloca os preços lá em cima de propósito, assim garante a margem de lucro com uma estrutura pequena. Mas provavelmente vai chegar o dia que ela precisará de um grande mercado para crescer e quem sabe, toma uma atitude e parte pra cima.