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Viniciuscolli

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  1. Puts, hahaha! Não imaginava que fosse difícil assim. Imagino que a questão de suporte seja porque o aparelho não seja vendido por aqui. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come, hahaha! É triste ver que as grandes empresas estão deixando os seus produtos cada vez menos reparáveis para que assim vendam mais.
  2. Eu estou pensando seriamente em vender esse macbook quando pegar na autorizada e comprar um Surface no lugar.
  3. Olá, pessoal! Gostaria de compartilhar um problema com vocês em que consegui a resolução que buscava, para dizer que não se cansem em buscar os seus direitos. Normalmente, quando compramos um produto da Apple, almejamos a qualidade que vendem, o suporte, o pós-venda e todo o resto. Pois bem, eis a minha história. Eu já havia comprados outros produtos da Apple e tido experiências não tão amigáveis, vide iPhone 7 plus que com 20 dias de uso estava descascando completamente e, em contato com a Apple, recebi a resposta de que não trocariam o aparelho por este funcionar perfeitamente *apesar de reconhecerem que era defeito de fábrica*, como não fiquei satisfeito com a resposta, busquei o judiciário e na contestação, mesmo com todas as provas da empresa alegando que era vício de fabricação, alegaram que era mau uso. Infelimente a ação não prosperou e, por falta de conhecimento e dinheiro na época, não recorri. No fim de fevereiro de 2019 eu comprei um Macbook Pro, que após 3 meses de uso apresentou o famigerado problema de falha do teclado. Levei para trocar, o que ocorreu. A garantia acabou agora em janeiro de 2020 e, no fim de março recente, o SSD do notebook queimou do nada. Fiz todos os testes, e por nada o SSD era reconhecido. Seria um absurdo que não concertassem. Conduto, sabemos do cenário difícil em que vivemos, com a cidade completamente fechada em diversos locais do país. Eu moro em Brasília e, em 17 de março de 2020 fomos a primeira cidade do país a adotar medidas de isolamento social. O governo do DF decretou o fechamento do comércio como um todo, com exceção de serviços essenciais. E foi no fim de março que meu notebook veio a apresetar defeito. 1 mês e meio após o fim do contrato de garantia. Liguei para a Apple e eles não recebem MB por correios, devido ao fato de ser um produto "sensível" (sic). Não tive escolha a não ser esperar a situação normalizar de algum modo. E foi no dia 27 de maio que sobreveio decreto permitindo a abertura do comércio, permitindo com que eu levasse meu notebook à autorizada. Me mandaram um orçamento de R$ 3150. Três mil cento e cinquenta reais para trocar um SSD (o meu modelo de mb não tem o SSD soldado na placa lógica, podendo ser trocado autonomamente). Eu me recuso a pagar metade do que eu paguei (Comprei nos EUA, à época) para trocar uma peça dessa. Deste modo, por trabalhar com legislação, passei a montar uma lista de jurisprudência e lei que me embasassem na fundamentação. O artigo 26 §3º do CDC diz que : A legislação em questão trata do prazo decadencial para reclamação de vícios no produto. Deste modo, compreendemos que existem duas garantias - a legal e a contratual. A contratual é aquela garantia de 1 ano que as empresas dão ao comprar o produto. Tal garantia poderia ser de 6 meses, 20 dias ou não ter. Contudo, ainda assim existiriam 90 dias com que o cliente poderia reclamar, a chamada garantia legal. Tal garantia se dá, conforme jurisprudência do STJ, com base na expectativa de vida útil do produto. A jurisprudência firmada no Tribunal é a de que um celular, um computador, um notebook, não podem estragar num prazo, sem interferência alguma do usuário, inferior com aquilo que se espera que dure. Isso não quer dizer que deva durar ad aeternum, mas que um carro não pode parar de funcionar do nada com 1 ano, um celular com 1 ano, um notebook com 1 ano. Além disso, adiciona-se à interpretação o valor do produto que, sendo de alto custo, funciona como agravante da situação, conforme se vê em diversos julgados do Tribunal. Vou destacar um: Deste modo, o prazo decadencial para se reclamar na justiça o direito em ter o produto concertado, é de 90 dias após A NEGATIVA da empresa em oferecer reparo AINDA QUE A GARANTIA CONTRATUAL TENHA SE ENCERRADO. E, a partir disso, foi a linha de argumentação que eu adotei na Apple, visto que o meu modelo de noteebok também possuía recall para o exato problema e modelo, mas que a Apple insistia em dizer que não estava qualificado (https://macmagazine.uol.com.br/post/2018/06/12/macbook-pro-sem-touch-bar-lancado-em-2017-pode-apresentar-falhas-no-ssd-na-placa-logica/). Ao obter o orçamento de absurdos R$ 3150, contatei a apple e expliquei o problema. O atendente me veio com a resposta de que vicio oculto não se aplicava ao meu problema, pois só se aplicaria quando o produto, nunca usado, apresentasse defeitos. Após ler a jurisprudencia para ele, me transferiu para o suporte técnico avançado, que além de apresentar o mesmo argumento, me veio com a fala de "senhor, sua garantia não expirou há um mês, mas há 131 dias". Foi quando perdi a paciência e li novamente a jurisprudência e complementei que o computador apresentou defeitos em março, mas que diante o cenário de pandemia fui impossibilitado de conseguir reparo. Mas, que ainda assim, era inaceitável que um produto que já está incluído numa série de recalls e se revelou uma verdadeira bomba, parasse de funcionar justamente quando eu mais precisava, visto que dependia do computador para estudar e trabalhar, além de ter perdido todos os dados armazenados nele. Complementei que a Apple vende qualidade mas entrega raiva, visto que tive outros dois computadores da Dell, comprados há mais de 6 anos por 1/2 do valor e que continuam funcionando até hoje, dado que hoje tal computador está com minha irmã. Informei também sobre o problema de recall, e o atendente me perguntou várias vezes se eu tinha conferido se era meu modelo de notebook, até que eu perdi a paciência e falei para ele mesmo conferir, já que tinha em mãos o número de série. Assim ele o fez e constatou. Informou ainda que não sabia o porque não estava no programa de recall. Afirmei, deste modo, que se o reparo não fosse arcado pela Apple, eu não teria escolha a não ser buscar o judiciário. O atendente me encaminhou o caso por e-mail e disse que buscaria uma solução. Retornei o e-mail com o orçamento da autorizada e toda a jurisprudência que encontrei. Ontem, me ligaram afirmando que iriam abrir exceção e reparar meu notebook sem custo algum. Pela forma que me falaram, parecia que estavam fazendo um favor. Mas não, era meu direito. E dessa vez eu estaria disposto em ir até o fim. Meus caros, escrevo este relato para dizer que briguem por aquilo que têm direito. Porque sempre que possível a Apple vai alegar mau uso e cobrar o valor de outro notebook para concertar. A qualidade dos produtos e serviços caíram muito nos últimos anos e a empresa sempre dá uma banana aos usuários. É isso, não desistam em mostrar que estão certos.
  4. Só foi uma postagem de fórum. Todos os outros foram em português, coloquei diversas reportagens e fóruns brazucas. O complicado é pra quem mora bem longe de AS. Moro em Brasília, as autorizadas aqui e nada são a mesma coisa
  5. Fiquei 4 anos, quase 5 com um nexus 4 e só parei de usar pq o celular morreu. Android já foi ruim.
  6. Eu perdi o processo hahahahahahahahahaha. Estou tentando entender a decisão da juíza até agora. Ela lá disse que não é competência dela e extinguiu a ação Primeiro e último iPhone que compro. Ano que vem vou fazer intercambio, volto com um pixel em mãos.
  7. A garantia da Apple é internacional. Entra em contato com eles, segue o protocolo de mandar fotos, etc. Como já sabemos a resposta, reúne tudo, reportagens, os tópicos deste fórum também, imprime tudo e leva na justiça. Assim que meu processo findar, posto os resultados aqui para os senhores.
  8. Ontem foi a audiência de conciliação. A Apple disse que não iria oferecer nenhum acordo, agora foi pro juiz
  9. Ah, cara, entendo perfeitamente. O complicado é que se não fizermos nada, a Apple vai continuar com essa arrogância. Eu também estou sem tempo algum, fazendo monografia de curso, trabalhando, etc. Mas fiquei tão revoltado com a resposta que me deram, que vou com isso nem que eu tenha que levar até o STF. É um palhaçada isso.
  10. Obrigado . Temos que correr atrás mesmo, essas empresas já ganham dinheiro de mais e não fazem nada pelo consumidor.
  11. Então, quando eu contatei a Apple, só estava descascando na grelha do microfone, hoje notei que ele está com manchas na parte de trás e descascando na lateral. O celular sempre foi muito bem cuidado, nunca caiu, nunca bateu em canto algum, sequer foi molhado. Estou anexando a foto que enviei para o atendente da Apple e os contatos subsequentes com a mesma.
  12. Tem sim! 0700262-29.2017.8.07.0005 Nome da parte requerente: Vinícius Barros Colli TJDFT - 1º Juízado Especial Cível de Planaltina https://pje.tjdft.jus.br/pje/ConsultaPublica/listView.seam
  13. O meu também está descascando. Percebi com pouco mais de 20 dias de uso. Sem sucesso na troca, estou aguardando a audiência agora em março.
  14. Há 8 meses? Graças à Deus que foram apps gratuitos... 'iTunes U', 'Apple podcasts' e um outro de bate papo amoroso, busca de relacionamento !? Não tenho cartão de credito registrado nela, só na Xbox Live, é algo que me preocupa justamente por isso, pois o email que uso na conta da Apple é o mesmo que uso na Live! Mas na live, nenhum problema, ambos com senhas diferentes!
  15. Eu mandei um email pra eles, eles me mandaram outro dizendo que por questões de segurança eu teria que ligar para eles... Vou ligar né ;s !! O que fico chateado é que a Apple prega e preza tanto a segurança de seus produtos e pra mim foi o mais fácil de ser hackeado até hoje... E o mais dificil de consertar.... É uma das coisas que me faz pensar comprar um Surface em vez de um iPad, e como estou com o Windows 8 final no notebook, e estou com um Windows Phone e gostando me faz pensar mais ainda nisso, e agora acontece isso!! Gosto da Apple, mas a segurança de seus produtos vem caindo ;s!
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