Olá Daniel, passo pelo mesmo problema, já fiz formação do zero no iMac e não resolveu, logo começou o mesmo problema dessa demora chata, então passei um tempo usando nessa lentidão e fiz atualização do sistema e melhorou 100% mas logo, uns 4 dias depois voltou a ficar lento e como estava antes… achei que era por causa do Lightroom e da inteligência artificial do app, mas mesmo tudo fechado (os aplicativos) a lentidão é frequente, horrível de trabalhar.
para um clique em calculadora ou em calendário demora esses 20 segundos… bem, chato e o Lightroom tá pior ainda de trabalhar… também não sei como resolver… vc usa SSD externo?