Olá, pessoal, ano passado comprei pela primeira vez um Mac (Air M1 16GB 1TB) depois de muita "propaganda de amigos", e apesar da experiência com o produto ter sido muito boa, o controle de qualidade e suporte me parecem péssimos. Vim deixar o relato e compartilhar informações do meu caso, aceito sugestões também.
Comprei na Americanas, e assim que chegou, o computador estava com vários dead pixels (nas 3 unidades, sendo a minha 16GB 1TB dourado e outras 2 de entrada pratas, que comprei como presente). Enviei para reparo prontamente (2 dias após receber), pensei em mandar pra loja, mas com eles normalmente demais e a garantia da apple da apple já vale desde o dia 1 (e não somente após a garantia legal com a loja). Pois bem, fui direcionado à iPlace mais próxima e deixei lá, reconheceram o defeito e em 8 dias estava arrumado (troca de tela).
6 meses depois, a tela apresenta problemas novamente, repito o procedimento e deixo a iPlace, e dessa vez foi resolvido em apenas 2 dias, trocando a tela novamente.
5 meses depois (11 meses da compra), já perto do término da garantia, a tela apresenta problemas mais uma vez, e novamente deixo o aparelho na iPlace, iPlace reconhece o defeito, emite nota fiscal do reparo, mas nada de terminar o reparo. Ao completar 31 dias desde que deixei o Mac lá pela última vez, antes mesmo de eu ligar, a iPlace me liga e diz que a peça estava atrasada pra chegar e que tenho direito a um aparelho novo. Falo pra eles que não quero receber outro aparelho, apenas reembolso (conforme CDC) e para eles me enviarem um e-mail formalizando o ocorrido (atraso no reparo).
Entrei em contato com a Apple logo em seguida, passei 1h30 no telefone, expliquei a situação, forneci tudo que tinha, nota fiscal, ordem de serviço de todos os reparos (entrada e saída) no iPlace, e-mail do iPlace informando que o reparo havia excedido os 30 dias, nota fiscal dos reparos e tudo o mais. Vale lembrar também que o Mac está registrado no meu nome desde a data da compra (e em acordo com a NF), e que os reparos na iPlace geram um Dispatch ID (além da ordem de serviço) que é consultável no site da Apple e mostra o serial do produto e datas do reparo, ou seja, a própria Apple tem ciência das datas do atraso no reparo, da propriedade e posse do aparelho.
Enfim... a atendente me disse que o pedido iria pra análise e que poderia ter um resultado de 3 a 6 semanas. Isso realmente me incomodou, não só essa política da Apple simplesmente caga pro cliente que usa o computador no dia a dia pra trabalhar e estudar e já está sem o computador há muito tempo, como também atropela o CDC que diz explicitamente que o cliente tem direito ao reembolso imediato.
Falei sobre a lei e a atendente me disse que não poderia fazer nada sobre, e que também não poderia passar o caso para ninguém que pudesse fazer, nem mesmo me escrever por e-mail sobre o prazo.
Abri reclamação no PROCON (até o momento completamente ignorada) e formulei uma notificação pra ser enviada via e-mail e AR com um prazo para resposta positiva (que não deve dar em nada, mas preciso ter prova de que a empresa foi notificada caso seja necessário ajuizar ação). Simplesmente lastimável que uma empresa trilionária como a Apple atropele a legislação.