Após horas e horas em dias diferentes e 200 tentativas (inclusive de achar alguém para contratar que resolvesse o problema), consegui de modo muito simples combinando esses dois tutoriais dos colegas (que chamarei de A e B, conforme disposição acima do post), que desde já agradeço imensamente! Estou usando o Macbook pro m1 e o monterrey (meu primeiro passo foi atualizar para a última versão antes de começar.) Baixei todos os aplicativos necessários antes de instalar, abri o firefox a primeira vez com a internet desligada para evitar a atualização e depois liguei e instalei os demais aplicativos. (primeiro o drive do certificado que baixei conforme o passo 1 do tutorial A. Esse passo foi a grande chave do problema (depois várias outras que já haviam sido apresentadas), pois foi possível baixar no site da certificadora (uso GD buriti), os arquivos corretos para gerenciamento do certificado (token admin adequado), e o tal arquivo “.dylib”, além de seguindo os demais passos daquele site, ser possível habilitar o certificado no navegador também de forma adequada. Para encontrar o caminho deste suporte no site da certisign copiei o link fornecido no tutorail A, e repeti a busca indicada na URL do tutorial "CERTIFICADO DIGITAL PODE SER USADO NO MACOS". Ao clicar no primeiro resultado da busca "dúvida e suporte" você será automaticamente guiado pelo passo a passo que citei acima. Depois disso instalei o PJE office, e em sequência o shodo. (Sempre fazendo a instalação e arrastando todos os programa para a pasta de aplicativos). Para instlar e configurar ambos, seguir rigidamente outra chave, que vcs vão encontrar no tutorial que também está aqui no forum do colega Raphael Barato, cujo link segue:
Se tudo der certo conforme aparece no link deste tutorial em vídeo, no teste de assinatura você irá inserir sua senha e irá funcionar. (não dá uma resposta de assinatura realizada com sucesso, simplesmente não aparece a mensagem de erro...rs... e se tentar novamente não irá mais aparecer para inserir a senha pois já estará automaticamente conectado e assinando normalmente.) Tendo sucesso neste passo, voilà, entrei no pje (trt17) e consegui conectar normalmente. (No meu após tentativas que não deram certo ele me obriga a clicar e inserir a senha para logar duas vezes, mas esta msg de erro eu já conhecia e já esperava pelo melhor). Este é o meu relato e espero que possa ajudar outros colegas igualmente desesperados por fazerem um alto investimento num equipamento de trabalho top e consolidado, mas que absurdamente ainda não recebe suporte de sistemas estatais, como se privilegiassem o uso de A em detrimento de B. Boa sorte aos colegas, e se alguém tiver dúvidas adicionais pode me chamar no email rauldbortolini@hotmail.com. obs: sou leigo na matéria, mas sofri um pouco e pelo menos por hora tenho a solução. Abraços!