Olá amigos do fórum,
Comprei um iPhone 4 em julho deste ano e atualizei para o iOS 5 um dia depois que a Apple liberou o download da versão final. Minha operadora é a Claro.
Há mais ou menos uma semana, meu aparelho passou a ficar sem sinal por longos períodos de tempo. Eu ia fazer uma ligação e estava lá: "No service" (o que significa que eu perdia várias ligações também).
Com o tempo, reparei que o iPhone não conseguia recobrar o sinal depois de tê-lo perdido. Um exemplo: eu entrava num elevador (com o aparelho operando normalmente) e ficava sem sinal. Ao sair do elevador, o iPhone continuava sem sinal por tempo indefinido. Pra voltar a fazer ligações e acessar a internet via 3G, eu tinha que reiniciar o aparelho. Imaginem a chateação que é ter que fazer isso várias vezes por dia.
Procurei na internet por possíveis soluções (ligar e desligar o modo avião, desligar o SIM PIN, resetar as configurações de rede etc). Nenhuma delas funcionou, o iPhone continuava ficando sem sinal várias vezes por dia. Tentei um restore completo, nada. Já estava cogitando entrar em contato com a temida assistência técnica (esse nome que dá caláfrios em qualquer pessoa que tenha comprado o aparelho no Brasil) quando o problema simplesmente sumiu.
Fiquei uns quatro ou cinco dias sem perder o sinal e pensei que o problema tinha ido embora para sempre. Evitei inclusive a atualização para o iOS 5.0.1, com medo de que ela pudesse fazer o problema voltar. Infelizmente, mesmo tendo mantido o iOS 5.0 instalado no aparelho, comecei a observar perdas de sinal novamente.
Tenho visto esse erro ser reportado em sites como o Cult of Mac, mas o foco é sempre o iPhone 4S. Escrevo esse tópico mais para registrar que o mesmo bug está presente no iPhone 4.
Imagino que não me resta muita escolha além de falar com a assistência técnica (embora saiba que eles vão me deixar sem celular por vários dias enquanto "verificam o problema"). Não sei se consigo esperar até sair o iOS 5.0.2, pois estou tendo que reiniciar meu aparelho mais de cinco vezes por dia pra conseguir utilizá-lo.
Atualizo este tópico assim que tiver novidades sobre o caso.