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Problemas com EDGE/3G no iPhone 3G 2.2.1 (TIM)


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Ganhei um iPhone 3G que foi comprado na Europa e o aparelho funcionou de primeira quando coloquei meu cartão da TIM, o Wifi também está funcionando normalmente. Mas quando tento usar o EDGE ou 3G nada funciona, ele nem sequer se conecta nessas redes.

Detalhes:

- Já configurei a rede (APN tim.br USER tim PASS tim).

- Não é problema de sinal, consigo acessar com meu Nokia N73 sem problemas do mesmo lugar.

- Não é problema de desbloqueio, meu iPhone não tem jailbroken ele é oficial da Europa e não precisa de desbloqueio para funcionar no Brasil (pelo menos para fazer ligações).

- O iPhone é novo, ou seja, firmware 2.2.1

Ah, caso vocês não saibam a TIM é uma merda no serviço de atendimento ao consumidor, portanto não me digam para entrar em contato com eles.

Se alguém souber como resolver esse problema eu iria ficar muito grato.

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Ganhei um iPhone 3G que foi comprado na Europa e o aparelho funcionou de primeira quando coloquei meu cartão da TIM, o Wifi também está funcionando normalmente. Mas quando tento usar o EDGE ou 3G nada funciona, ele nem sequer se conecta nessas redes.

Detalhes:

- Já configurei a rede (APN tim.br USER tim PASS tim).

- Não é problema de sinal, consigo acessar com meu Nokia N73 sem problemas do mesmo lugar.

- Não é problema de desbloqueio, meu iPhone não tem jailbroken ele é oficial da Europa e não precisa de desbloqueio para funcionar no Brasil (pelo menos para fazer ligações).

- O iPhone é novo, ou seja, firmware 2.2.1

Ah, caso vocês não saibam a TIM é uma merda no serviço de atendimento ao consumidor, portanto não me digam para entrar em contato com eles.

Se alguém souber como resolver esse problema eu iria ficar muito grato.

Concordo com o que vc falou sobre a TIM, mas vamos la:

comigo tem vezes que a internet teima em nao funcionar, dai ou eu desligo o aparelho e ligo de novo (segura o botao de ligar ate aparecer na tela DESLIGAR) ou eu vou nas preferencias do iphone e ativo o modo aviao, espero a rede TIM desaparecer e ligo novamente. Dai a 3G ou a edge volta a funcionar. testa ai e me conte no que deu...

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Tenta usar um chip de um amigo de outra operadora ... pode ser problema no iPhone !!!!

[]'s

Macdan, vou tentar fazer isso mais tarde e te aviso. Mas acredito que ele vai continuar sem o sinal EDGE e 3G.

Minha dúvida principal é se o fato dele ter sido comprado já desbloqueado oficialmente faz com que ele não seja compatível com esses serviços da TIM. Se esse for o caso acredito que a única solução seria fazer o jailbrake nele para instalar o BRiPhone. Até agora foi a única solução que consegui encontrar.

Hoje vou passar em uma loja da TIM para tentar ser atendido (por telefone eles simplesmente não atendem), se não tiver resultado vou em um amigo meu tentar fazer o jailbrake. Não queria fazer o Jailbrake, não sinto necessidade em relação a aplicativos e tal mas ter um iPhone e só poder usar WiFi é a mesma coisa que ter uma Ferrari que só funciona na sua garagem.

PS: É muito difícil encontrar soluções para os "problemas" do iPhone na internet, pensei que a comunidade do iPhone fosse mais unida. Todo lugar que eu procuro só tem informação pela metade. Espero que isso mude.

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Problemas do iPhone com a rede da TIM infelizmente não são novidade :(

http://macmagazine.com.br/forum/index.php?showtopic=12394

O firmware 3.0 deve resolver (assim espero)

Como o meu também é desbloqueado oficialmente, aqui vão umas dicas, com o seu SIM card no seu iPhone plugue no seu computador, abra o iTunes e clique em "buscar atualizações" sei que o seu iPhone já esta com o firmware 2.2.1, mas teve aparecer uma atualização para configurações da operadora que deve ajustar os serviços de dados do seu iPhone, o mesmo deve ser feito quando você usar um chip da Vivo ou da Claro.

Assim o iPhone se configurara automaticamente para qualquer operadora oficial do iPhone no Brasil, só com a Oi/BrT/sercomtel que você teria que configurar a APN manualmente!

Só precisa fazer isso (buscar atualização para configurações da operadora) uma vez pra cada operadora, pois as informações são mantidas, mesmo se trocar o SIM card

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Como o meu também é desbloqueado oficialmente, aqui vão umas dicas, com o seu SIM card no seu iPhone plugue no seu computador, abra o iTunes e clique em "buscar atualizações" sei que o seu iPhone já esta com o firmware 2.2.1, mas teve aparecer uma atualização para configurações da operadora que deve ajustar os serviços de dados do seu iPhone, o mesmo deve ser feito quando você usar um chip da Vivo ou da Claro.

Só precisa fazer isso (buscar atualização para configurações da operadora) uma vez pra cada operadora, pois as informações são mantidas, mesmo se trocar o SIM card

Opa Luiz, obrigado pela resposta.

E o seu iPhone foi desbloqueado oficialmente no Brasil ou no exterior? O meu foi desbloqueado na europa. Talvez isso tenha alguma relação com o problema, já que você mencionou que as freqüências são diferentes de alguns lugares. O que acha?

Sobre a atualização da operadora já fiz isso umas 100 vezes e nunca tive sucesso. Também já tentei configurar a APN manualmente no aparelho (tim.br, tim, tim) e não funcionou. Vou testar com um chip da Claro e com um chip da Vivo por desencargo de consciência. Eu sei que o problema não é no meu chip (ele funciona normalmente no Nokia), mas pode ser algum conflito do meu iPhone com a rede da TIM talvez.

Estou começando a desconfiar que vou ter que fazer o Jailbrake ou na pior das hipóteses que meu iPhone está com defeito. :-(

Se mais alguém tiver alguma informação que possa me ajudar posta aí pq eu to ficando desesperado. Vlw.

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Opa Luiz, obrigado pela resposta.

E o seu iPhone foi desbloqueado oficialmente no Brasil ou no exterior? O meu foi desbloqueado na europa. Talvez isso tenha alguma relação com o problema, já que você mencionou que as freqüências são diferentes de alguns lugares. O que acha?

Sobre a atualização da operadora já fiz isso umas 100 vezes e nunca tive sucesso. Também já tentei configurar a APN manualmente no aparelho (tim.br, tim, tim) e não funcionou. Vou testar com um chip da Claro e com um chip da Vivo por desencargo de consciência. Eu sei que o problema não é no meu chip (ele funciona normalmente no Nokia), mas pode ser algum conflito do meu iPhone com a rede da TIM talvez.

Estou começando a desconfiar que vou ter que fazer o Jailbrake ou na pior das hipóteses que meu iPhone está com defeito. :-(

Se mais alguém tiver alguma informação que possa me ajudar posta aí pq eu to ficando desesperado. Vlw.

Quando comprei meu iPhone, eu tinha pensado em comprar um italiano ou francês desbloqueado oficialmente, mas fazendo umas contas vi que saia praticamente no mesmo preço que se comprasse numa operadora nacional no pré pago, e assim acabei comprando na vivo, e solicitei o desbloqueio.

Deste que foi desbloqueado, que venho usando com meu chip da TIM (na verdade com o chip do meu modem 3G, afinal tem a vantagem do plano de dados ilimitado!), o chato é andar com o outro celular pra falar, mas sai bem mais em conta do que botar um plano de voz + dados na minha linha, já que com o plano pré pago TIM+25 e com os bonus e as promoções eu falo mais que algumas pessoas que conheço com planos pós pagos.

Quando as freqüências o iPhone trabalha no GSM nas freqüências de: 850/900/1800/1900Mhz ou seja, funciona em qualquer operadora GSM com rede 2G de qualquer lugar do mundo.

Quanto as redes 3G nas freqüências de 850/1900/2100MHz funcionando praticamente com todas as rede 3G usadas no mundo, com uma exceção a algumas poucas da europa que usam 900Mhz, porém o continente europeu praticamente está adodando a freqüência de 2100MHz como frequencia padrão para redes 3G

(freqüência essa usada também na Asia)

Enquanto nos EUA o 3G usa as mesma freqüência do GSM usado lá, nas freqüências de 850 e 1900MHz

No Brasil as freqüências usadas são um misto das frequencias dos EUA e da Europa,

850 e 2100Mhz, embora isso varie dependendo da operadora e do estado!

Esperasse que no futuro a freqüência de 2100Mhz seja adotada como padrão

As operadoras que usam a freqüência de 850Mhz em geral são as que operavam originalmente em TDMA e CDMA (Claro, TIM, BrT) sendo que com a migração para o GSM usando a freqüência de 1800MHz, aquela faixa ficou livre e acabou sendo usada para implementar o 3G inicialmente, já que a ANATEL levou uma eternidade para fazer o leilão das freqüências para as redes 3G

P.s.: A VIVO por inicialmente defender o CDMA, não participou dos leilões para freqüências de 1800Mhz, por isso, usa o GSM na freqüência de 850Mhz, porem sua rede 3G é na freqüência de 2100MHz

Mas deixando a historia de lado, o iPhone é compativel com todas as redes de telefonia celular GSM/3G usadas no Brasil, é como não existe um modelo de iPhone para cada continente (ao contrario do N95) um iPhone comprado em qualquer lugar do mundo, se desbloqueado ou em roaming deveria funcionar em qualquer operadora do Brasil

Porem as redes das operadoras brasileiras não são lá essas coisas, para serviços de voz (falar) tudo bem, elas fazem isso de forma satisfatória (na maior parte do tempo) porem para dados, ai as coisas complicam!

Eu testei as redes da TIM/Claro e VIVO aqui no Rio é cheguei a seguinte conclusão:

Em rede GSM 2G o iPhone funciona bem na vivo e na Claro, com a TIM em alguns lugares tem problemas de perda de sinal ou de acesso aos serviços de dados, que também ocorre em outros estados conforme relatado na segunda página do link do forum que postei no comentário anterior: http://macmagazine.com.br/forum/index.php?...12394&st=20

Porem quem esta testando o firmware 3.0 do iPhone, informou que com a nova baseband incluída neste firmware o problema será solucionado, então devemos esperar uns meses até sair o novo firmware

(como também uso a rede da TIM, tenho que esperar uma solução também)

Quando a Rede 3G o iPhone também funciona com todas as freqüências de todas as operadoras brasileiras, então se tiver sinal o iPhone deveria funcionar, porem cai sobre a qualidade da rede da operadora, nos meus testes, descobrir que a Claro apesar de ter uma cobertura 3G na minha opinião baseada nos meus testes na minha região superior a cobertura 2G, a rede fica oscilando muito, hora tem sinal, hora não, e isso e horrível!

Tanto a TIM como a VIVO e até a Oi possuem uma cobertura 3G minima, principalmente se comparada a da Claro, porem estou me referindo apenas a área de cobertura e não a qualidade!

Ouço muitas reclamações de clientes da Claro e da vivo, apesar dos problemas de incompatibilidade com o iPhone a rede da TIM parece ser a menos problemática em relação ao acesso a internet!

(única sem limite de trafico, e sem trafic-shap)

Desculpe se me empolguei e escrevi demais, qualquer duvida é só perguntar que se eu souber, irei responder!

Editado por luiz_claudio_eudes
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Chega a aparecer ao lado do nome da operadora uma bolinha (GPRS), um E (EDGE) ou 3G ???

Se não tiver, aparecendo apenas o nome da operadora "TIM" ai não adianta configurar que o seu iPhone só ira funcionar para voz, se tiver aparecendo o 3G, EDGE, ou a bolinha do GPRS, então as configurações da APN (tim.br, tim, tim) devem permitir o acesso a internet!

Em alguns lugares a rede da TIM apresenta uma incompatibilidade e fica aparecendo somente o nome da operadora sem poder acessar a rede da dados.

Eu notei isso ao passar pela cidade de Itaboraí onde mesmo sem passar em nenhum local que o iPhone ficasse sem sinal, eu acabava perdendo o acesso do mesmo jeito.

Se for isso, só vejo 2 soluções, testar a portabilidade e trocar de operadora.

Ou esperar pelo firmware 3.0 :(

P.s.: Estou esperando pelo firmware 3.0 e parece que chega dezembro antes de junho :(

Editado por luiz_claudio_eudes
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Ganhei um iPhone 3G que foi comprado na Europa e o aparelho funcionou de primeira quando coloquei meu cartão da TIM, o Wifi também está funcionando normalmente. Mas quando tento usar o EDGE ou 3G nada funciona, ele nem sequer se conecta nessas redes.

Detalhes:

- Já configurei a rede (APN tim.br USER tim PASS tim).

- Não é problema de sinal, consigo acessar com meu Nokia N73 sem problemas do mesmo lugar.

- Não é problema de desbloqueio, meu iPhone não tem jailbroken ele é oficial da Europa e não precisa de desbloqueio para funcionar no Brasil (pelo menos para fazer ligações).

- O iPhone é novo, ou seja, firmware 2.2.1

Ah, caso vocês não saibam a TIM é uma merda no serviço de atendimento ao consumidor, portanto não me digam para entrar em contato com eles.

Se alguém souber como resolver esse problema eu iria ficar muito grato.

Olá amigos,

estou com um problema parecido.

iPhone novo (menos de 1 mês), oficial do Brasil comprado pela TIM.

iphone 16GB 2.2.1 (5H11).

Sem nenhum motivo aparente, o telefone parou de funcionar.

Em todas as ligações recebidas, o telefone TRAVA e algumas vezes reinicia. Não consigo mais receber chamadas.

Ao efetuar uma ligação, dá erro e aparece na tela: FALHA NA LIGAÇÃO.

O envio de SMS continua funcionando normalmente (envia/recebe), funciona WIFI, BLUETOOTH, etc. Tudo ok.

Se alguém puder ajudar, fico agradecido.

Um abraço.

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