Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Criando Fusion Drive (Mavericks) em Mac mini 2011


abaeda

Posts Recomendados

Olá, pessoal. Alguém já criou um Fusion Drive a partir de discos internos SSD e HDD em máquinas pré 2012?

 

Sei q o processo é possível a partir de 2012 e tá documentado (aqui por exemplo). Pretendo testar aqui no meu mini 2011.

 

Alguém tem o Mavericks com o Fusion Drive mandando ver, instalado manualmente?

 

Obrigado, um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Abaeda,

Quais os comandos?

[]s

 

Os dois comandos pelo diskutil acessado pelo terminal na hora do boot com o Mavericks no pendrive:

 

1) criar grupo volume lógico (veja primeiro nomes dos discos q vão se fundir)

diskutil coreStorage create nomeGrupo /dev/disk1 /dev/disk2

 

 

2) do grupo criado, produzir o volume lógico:

diskutil coreStorage createVolume identificadorDoGrupoCriado jhfs+ nomeFusionDrive 100%

 

 

O processo APAGA os dois discos! Zera tudo pra criar o novo Fusion Drive.

 

Estou reiniciando por volta de 39s, desligando por 16s, e nessa conta iniciando com 23s (Mac mini 2011)

 

Aqui explica mais: http://www.macworld.com/article/2014011/how-to-make-your-own-fusion-drive.html

Aqui o video do processo: http://www.youtube.com/watch?v=c7ZYwLl8z0Q&feature=plcp

Editado por abaeda
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os dois comandos pelo diskutil acessado pelo terminal na hora do boot com o Mavericks no pendrive:

1) criar grupo volume lógico (veja primeiro nomes dos discos q vão se fundir)

diskutil coreStorage create nomeGrupo /dev/disk1 /dev/disk2

2) do grupo criado, produzir o volume lógico:

diskutil coreStorage createVolume identificadorDoGrupoCriado jhfs+ nomeFusionDrive 100%

O processo APAGA os dois discos! Zera tudo pra criar o novo Fusion Drive.

Estou reiniciando por volta de 39s, desligando por 16s, e nessa conta iniciando com 23s (Mac mini 2011)

Aqui explica mais: http://www.macworld.com/article/2014011/how-to-make-your-own-fusion-drive.html

Aqui o video do processo:

Abaeda,

Obrigado pelos detalhes descritos.

Quando eu puder, vou testar aqui!!!

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os dois comandos pelo diskutil acessado pelo terminal na hora do boot com o Mavericks no pendrive:

1) criar grupo volume lógico (veja primeiro nomes dos discos q vão se fundir)

diskutil coreStorage create nomeGrupo /dev/disk1 /dev/disk2

2) do grupo criado, produzir o volume lógico:

diskutil coreStorage createVolume identificadorDoGrupoCriado jhfs+ nomeFusionDrive 100%

O processo APAGA os dois discos! Zera tudo pra criar o novo Fusion Drive.

Estou reiniciando por volta de 39s, desligando por 16s, e nessa conta iniciando com 23s (Mac mini 2011)

Aqui explica mais: http://www.macworld.com/article/2014011/how-to-make-your-own-fusion-drive.html

Aqui o video do processo:

Abaeda,

Obrigado pelos detalhes descritos.

Quando eu puder, vou testar aqui!!!

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a vantagem de ter um fusion drive ao invés de dois volumes (um com o SSD e um com o HD)? Tendo eles separados eu posso administrar da forma que eu quiser, sabendo o que está acontecendo. Se o HD começar a fazer algum barulho estranho (como já aconteceu) eu sei que devo substituí-lo e a troca é mais fácil, se fosse Fusion Drive como eu saberia o que está em cada disco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A vantagem q vejo e procurava é um sistema mais automático. Não vou querer saber onde está o q, já q tudo compartilha mesmo endereço. Não sei se é vantagem pra mais alguém. Talvez seja a diferença entre um carro de passeio e um carro puxando um trailer.

 

Tb fico participando de uma empreitada relativamente nova, tem uma pá de engenheiros lá trabalhando pra essa fusão ssd / hdd funcionar melhor. 1 tb de ssd não vai sai barato tão cedo, então acho inteligente a idéia de fusão. Pela minha experiência, o tempo de boot, de ligar, de reiniciar do fusion drive foi praticamente o mesmo de quando usei apenas o ssd pra instalar o sistema - sem fusion drive.

 

Agora do que estou gostando mais é do aspecto robocop da coisa. O ssd manda e desmanda, e na maior parte das vezes o hdd fica na espera - o q deixa o computador com muito pouco aquecimento. (39 graus hdd e 53 graus cpu). Se o ambiente da sala está mais tranquilo, de vez em quando dá aquele barulhinho de ligar o hdd requisitado pelo ssd. Esse barulho é igual o do movimento de algumas peças robóticas quando ela se movem. tuinnnn

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.4k
×
×
  • Criar Novo...