Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

SSD + RAM [UPGRADE] Macbook Pro 2009


GustavoMuniz

Posts Recomendados

Galera, to aqui de novo para tirar uma última dúvida em relação ao upgrade de memória e HD do meu macbook pro (mid 2009).

 

Em relação a memória ram, vou comprar 2 pentes de 4GB. A memória atual do meu mac é 1067MHZ. Posso colocar uma memória de qualquer outro valor? 1333MHZ e etc. 

 

Em relação ao SSD, pretendo comprar um de 120GB e usar com o HD original na baia de DVD (comprando o tal adaptador). Alguém tem alguma marca específica para indicar? É fácil fazer a instalação dele? E para instalar o ML nesse novo HD, como faço? Já comprei ele no lançamento e tenho o arquivo aqui.

Mais uma coisa: pelo que li, meu HD é sata 2 e o SSD é sata 3. Terei muita perda de performance? Ainda vale o upgrade para SSD? Ou devo colocar logo um HDD 1TB?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 8
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Galera, to aqui de novo para tirar uma última dúvida em relação ao upgrade de memória e HD do meu macbook pro (mid 2009).

 

Em relação a memória ram, vou comprar 2 pentes de 4GB. A memória atual do meu mac é 1067MHZ. Posso colocar uma memória de qualquer outro valor? 1333MHZ e etc. 

 

Em relação ao SSD, pretendo comprar um de 120GB e usar com o HD original na baia de DVD (comprando o tal adaptador). Alguém tem alguma marca específica para indicar? É fácil fazer a instalação dele? E para instalar o ML nesse novo HD, como faço? Já comprei ele no lançamento e tenho o arquivo aqui.

Mais uma coisa: pelo que li, meu HD é sata 2 e o SSD é sata 3. Terei muita perda de performance? Ainda vale o upgrade para SSD? Ou devo colocar logo um HDD 1TB?

 

1 - Pelo que pesquisei, não roda 1333 ( http://www.everymac.com/systems/apple/macbook_pro/specs/macbook-pro-core-2-duo-2.26-aluminum-13-mid-2009-sd-firewire-800-unibody-specs.html ).

 

2 - O SSD o pessoal fala muito bem do samsung 840 Pro, pra instalar é fácil, segue o guia: http://www.ifixit.com/Guide/MacBook+Pro+13-Inch+Unibody+Mid+2009+Hard+Drive+Replacement/1337/1

 

3 - Outro guia sobre o case no lugar do drive de cd/dvd: http://www.ifixit.com/Guide/Installing+MacBook+Pro+13-Inch+Unibody+Mid+2009+Dual+Hard+Drive/8518/1

 

Realmente existe uma perda, mas compensa muito. Coloca o SSD e usa o outro HDD no lugar do drive de cd/dvd. Abraços! 

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz, esse 840 PRO só encontrei em 256GB, é isso mesmo? Meu interesse era em um 128GB no momento por questão financeira mesmo.
Quanto a memória, um técnico me informou que sim, é possível colocar um 1333 em um 1067, só não é possível fazer o contrário.
Muito obrigado pelas informações, foi bem completo e ajudou muito! 

Vou fazer o Fusion Drive e colocar um HD 1TB no lugar do cd/dvd, por isso tenho interesse em pegar um SSD pequeno. Será basicamente para deixar o OS e os aplicativos que uso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz, esse 840 PRO só encontrei em 256GB, é isso mesmo? Meu interesse era em um 128GB no momento por questão financeira mesmo.

Quanto a memória, um técnico me informou que sim, é possível colocar um 1333 em um 1067, só não é possível fazer o contrário.

Muito obrigado pelas informações, foi bem completo e ajudou muito! 

Vou fazer o Fusion Drive e colocar um HD 1TB no lugar do cd/dvd, por isso tenho interesse em pegar um SSD pequeno. Será basicamente para deixar o OS e os aplicativos que uso. 

 

1 - O de 128GB eu encontrei na Amazon: http://www.amazon.com/Samsung-Electronics-MZ-7PD128BW-Series-2-5-Inch/dp/B009NB8WR0/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=1381467295&sr=8-2&keywords=840+pro+ssd

 

2 - Em relação as memórias, em alguns equipamentos você pode usar a freqüência diferente, podendo colocar uma de 1333 no lugar da 1066 (dependendo do equipamento, ele reconhece os 1333 ou trabalha com ela em 1066), não é recomendável, mas.... cada um faz do jeito que quer, existe casos de, realmente, não dar problema algum, mas no seu caso eu mandei um link de um site bastante conceituado que afirma que o seu equipamento não usa 1333. Se seu MacBook ligar com a 1333, provavelmente vai trabalhar com ela em 1066.

 

3 - Colocando o SSD junto com o HDD você pode configurar o Fusion Drive, segue o guia: http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/topic/55603-macbook-pro-early-2011-rodando-fusion-drive-como-ativar-o-fusion-drive/?hl=%2Bfusion+%2Bdrive

 

Abraços

 =D

Editado por Luiz Henrique Linhares
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SSD de 120gb só pra sistema dá e sobra. Eu tenho 1 aqui, com jogos e programas (adobe master suite) e afins, atualmente estou com 51GB livres.

Colocando SSD eu recomendo usar o Trim Enabler para desativar a "sleep image", desativar o SMS (Sudden Motion Sensor) que não tem utilidade para o SSD e não funcionará para o HDD no data doubler, e claro, ativar o TRIM. Tudo isso prolongará a vida útil do seu SSD!

 

Sobre as memórias, nunca fiz isso em MAC, mas em pcs TODOS reconhecem memórias de barramento superior, mas trabalham com o barramento nativo.

A informação do EveryMac é a mesma que se encontra no site da Asus, por exemplo. Mostra o barramento máximo que vai trabalhar.

Só vi pcs criarem caso com barramento de memória quando havia algum problema na placa mãe.

 

Quanto à reinstalação, se quiser o fusion drive terá que fazer uma instalação limpa, você pode pegar um pendrive de 8gb e restaurar o arquivo "InstallESD.dmg" para o pendrive e iniciar por ele segurando option.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu utilizo no meu MAC um SSD de 240 da OWC e um  DATADOUBLER onde coloquei meu antigo HD e tudo funciona perfeitamente...

Veja em: http://eshop.macsales.com/item/Other+World+Computing/DDAMBS0GB/

 

E sobre as memórias, recomendo utilizar no barramento certo... Meu Mac também é um de 2009 e realizar esse upgrade deu uma sobrevida ao mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E sobre as memórias, recomendo utilizar no barramento certo... Meu Mac também é um de 2009 e realizar esse upgrade deu uma sobrevida ao mesmo...

 

Barramento certo é outra coisa... Problema é que talvez ele tenha alguma dificuldade em encontrar memórias no barramento correto hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Barramento certo é outra coisa... Problema é que talvez ele tenha alguma dificuldade em encontrar memórias no barramento correto hoje.

 

São até fáceis de encontrar! =)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-514113990-8gb-sodimm-corsair-1066-1067-apple-imac-mac-mini-2x4gb-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...