Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Air SSD morto (6003F)


Rod Takehara

Posts Recomendados

Se alguém puder me ajudar, por favor, diga-me o que fazer... (resumo no final do post)
 
Tenho um Macbook Air 11" mid 2012 (ivybridge) que, recentemente fui tirar do sleep, entrei a senha e nada, ficou travado. Reiniciei, e apareceu uma imagem de pasta com uma interrogação dentro como a imagem a seguir:
 

2qk6nhv.jpg

 

reiniciei segurando ALT, entrei pelo internet recovery, ele fez um download de mais ou menos uma hora, e entrou no OSX recovery, tentei recuperar o sistema pelo time machine, depois de algumas horas, fez o boot normalmente, mas sem nenhum aplicativo e todos os icones eram interrogações.

 

21llo4n.jpg

 

reiniciei segurando ALT novamente, abri pelo internet recovery novamente, mais uma hora de download, dessa vez, formatei pelo utilitário de disco e mandei reinstalar o sistema, 20 horas de download depois (na net de 1 mega...), ele termina o download e começa a instalar o sistema, proximo de terminar, da uma mensagem de erro, se nao me engano, "erro ao instalar o mac os X", algo assim.

 

Pela terceira vez reinicio segurando ALT, mando abrir o internet recovery, mas desta vez, dá um erro que diz "apple.com/support-6003F"

 

2ivig6d.jpg

 

Entrando no link oferecido, dava "page not found", pesquisando nas interwebs error 6003F, encontrei pessoas dizendo isso quer dizer que o SSD pifou.

 

Fiz um disco usb de Linux Ubuntu e bootei pelo macbook e realmente, ele nao encontrava meu SSD. Ainda nao fiz um disco usb com este download http://support.apple.com/kb/DL1433, pois nao tenho um segundo mac (tenho um no computador do trabalho, farei hoje) mas minhas esperanças estão baixas...

 

8vzyok.jpg

 

Alguem sabe de alguma solução? Este modelo suporta troca de SSD? (quem sabe coloco um de 500gb...) Se sim, onde posso faze-lo em São Paulo? algum lugar de confiança? A garantia já espirou... abrir e mexer nao vai piorar a situação, mas quero um serviço competente...

 

TL;DR

 

Macbook Air 11" 2012 pifou o SSD (erro 6003F) alguem sabe solucionar o problema? Este modelo suporta troca de SSD? Algum lugar de confiança em São Paulo pra fazer a troca? Garantia já espirada...

Editado por Rod Takehara
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 14
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Eu passei por isso, mas era um MBP.

 

No meu caso, não teve jeito pois ele não fazia nada: não reconhecia o SSD, não reconhecia pendrive nem nada externo conectado e nem as teclas de atalho funcionavam, ou seja, nada de Recovery e tal.

 

Eu não fiz nada. Fiquei usando o outro um MBA e deixei aquele MBP desligado por uns 10 a 15 dias e iria trocar o SSD, que é diferente do SSD do Air. 

Depois desses dias todos, quando fui ligar novamente por causa da bateria, conectei ao pendrive e, magicamente, reconheceu e seguiu a instalação.

 

Mas no caso desse Air, sugiro levar numa AT porque o SSD dele é diferente e difícil de achar.. mas sei que tem sites que vendem o SSD específico do Air.

 

Vamos ver o que diz a galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se alguém puder me ajudar, por favor, diga-me o que fazer... (resumo no final do post)

 

Tenho um Macbook Air 11" mid 2012 (ivybridge) que, recentemente fui tirar do sleep, entrei a senha e nada, ficou travado. Reiniciei, e apareceu uma imagem de pasta com uma interrogação dentro como a imagem a seguir:

 

2qk6nhv.jpg

 

reiniciei segurando ALT, entrei pelo internet recovery, ele fez um download de mais ou menos uma hora, e entrou no OSX recovery, tentei recuperar o sistema pelo time machine, depois de algumas horas, fez o boot normalmente, mas sem nenhum aplicativo e todos os icones eram interrogações.

 

21llo4n.jpg

 

reiniciei segurando ALT novamente, abri pelo internet recovery novamente, mais uma hora de download, dessa vez, formatei pelo utilitário de disco e mandei reinstalar o sistema, 20 horas de download depois (na net de 1 mega...), ele termina o download e começa a instalar o sistema, proximo de terminar, da uma mensagem de erro, se nao me engano, "erro ao instalar o mac os X", algo assim.

 

Pela terceira vez reinicio segurando ALT, mando abrir o internet recovery, mas desta vez, dá um erro que diz "apple.com/support-6003F"

 

2ivig6d.jpg

 

Entrando no link oferecido, dava "page not found", pesquisando nas interwebs error 6003F, encontrei pessoas dizendo isso quer dizer que o SSD pifou.

 

Fiz um disco usb de Linux Ubuntu e bootei pelo macbook e realmente, ele nao encontrava meu SSD. Ainda nao fiz um disco usb com este download http://support.apple.com/kb/DL1433, pois nao tenho um segundo mac (tenho um no computador do trabalho, farei hoje) mas minhas esperanças estão baixas...

 

8vzyok.jpg

 

Alguem sabe de alguma solução? Este modelo suporta troca de SSD? (quem sabe coloco um de 500gb...) Se sim, onde posso faze-lo em São Paulo? algum lugar de confiança? A garantia já espirou... abrir e mexer nao vai piorar a situação, mas quero um serviço competente...

 

TL;DR

 

Macbook Air 11" 2012 pifou o SSD (erro 6003F) alguem sabe solucionar o problema? Este modelo suporta troca de SSD? Algum lugar de confiança em São Paulo pra fazer a troca? Garantia já espirada...

 

 

Eu passei por isso, mas era um MBP.

 

No meu caso, não teve jeito pois ele não fazia nada: não reconhecia o SSD, não reconhecia pendrive nem nada externo conectado e nem as teclas de atalho funcionavam, ou seja, nada de Recovery e tal.

 

Eu não fiz nada. Fiquei usando o outro um MBA e deixei aquele MBP desligado por uns 10 a 15 dias e iria trocar o SSD, que é diferente do SSD do Air. 

Depois desses dias todos, quando fui ligar novamente por causa da bateria, conectei ao pendrive e, magicamente, reconheceu e seguiu a instalação.

 

Mas no caso desse Air, sugiro levar numa AT porque o SSD dele é diferente e difícil de achar.. mas sei que tem sites que vendem o SSD específico do Air.

 

Vamos ver o que diz a galera.

 

Olá,

 

Se não estou enganado, o modelo do SSD do AIR chama mSata.

 

[]s

Lucas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rod, sim é possível trocar o SSD.
E é muito fácil.

 

Eu tinha um Air 2010, troquei o SSD de 64Gb por 240 Gb.

Mas é muito caro.

 

http://eshop.macsales.com/shop/SSD/OWC/Aura_Pro_Air_2011

 

 

Eu tenho esse SSD de 64Gb aqui, se tiver interesse nele me manda Inbox, sou de São Paulo capital.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem um rapaz aqui no forum vendendo um de 64GB.

 

no mercado livre tem alguns, inclusive um de 128gb.

 

esse tipo de SSD ( M-Sata ) como o Amigo lucas disse, é dificil de achar mesmo.

 

EDIT:

 

link do ML  http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-512016882-ssd-128gb-macbook-air-turbine-seu-mackbook-air-_JM

 

ps: não estou indicando o vendedor, nem conheço, nunca vi  :P só para ter base de preço.

 

Abs!

Editado por Malagoli
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma olhada nesse site: http://www.powerbookmedic.com, informa o serial da máquina que vai dar direitinho no modelo do seu Air e as peças correspondentes.

 

Comprei um componente uma vez, é um vendedor qualificado no eBay e somente peças originais.

 

Demorou 20 dias e chegou certinho, tudo muito bem embalado.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma olhada nesse site: http://www.powerbookmedic.com, informa o serial da máquina que vai dar direitinho no modelo do seu Air e as peças correspondentes.

 

Comprei um componente uma vez, é um vendedor qualificado no eBay e somente peças originais.

 

Demorou 20 dias e chegou certinho, tudo muito bem embalado.

 

Abraço.

 

E a chave torque? ele tem/manda? eu nao tenho uma dessas, por isso queria uma assistencia bacana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rod, sim é possível trocar o SSD.

E é muito fácil.

 

Eu tinha um Air 2010, troquei o SSD de 64Gb por 240 Gb.

Mas é muito caro.

 

http://eshop.macsales.com/shop/SSD/OWC/Aura_Pro_Air_2011

 

 

Eu tenho esse SSD de 64Gb aqui, se tiver interesse nele me manda Inbox, sou de São Paulo capital.

Dei uma olhada, legal, vem com ferramentas e tudo! só que esses SSDs sao muito caros, pelo amor... eu imaginei pagar por volta de 500 reais, por um de 250gb mas pelo visto, é quase isso, em dólares... mas bom saber que tem, vou dar uma pesquisada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma olhada, legal, vem com ferramentas e tudo! só que esses SSDs sao muito caros, pelo amor... eu imaginei pagar por volta de 500 reais, por um de 250gb mas pelo visto, é quase isso, em dólares... mas bom saber que tem, vou dar uma pesquisada

 

Por esse valor amigo, vc não compra nem um bom SSD Sata padrão!!!!

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por esse valor amigo, vc não compra nem um bom SSD Sata padrão!!!!

 

[]s

Notei, é que como como acha HDD de 2 TB por 250 reais, pagar 500 por 250 gb seria coerente... estava enganado...

 

 

E com o utilitário de disco em maos, confirmei minhas suspeitas, o SSD morreu e só mostra o controlador (é esse o nome?) Sandforce com 33kb... puta falta de sacanagem... vou reclamar muito no twitter

 

Dá uma olhada nesse site: http://www.powerbookmedic.com, informa o serial da máquina que vai dar direitinho no modelo do seu Air e as peças correspondentes.

 

Comprei um componente uma vez, é um vendedor qualificado no eBay e somente peças originais.

 

Demorou 20 dias e chegou certinho, tudo muito bem embalado.

 

Abraço.

 

Nunca comprei nada no eBay, como funciona a entrega e taxas? vale a pena?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aconteceu o mesmo comigo, meses atrás. Um Macbook Air 11" mid 2012 (ivybridge) também.
Foi necessária a troca do SSD, como está na garantia, a própria assistência trocou. A demora foi o SSD chegar de São Paulo (moro em Recife), mas foi coisa de duas semanas. Entretanto, lamento muito se você não tinha um backup. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, valeu pessoal, comprei um da OWC que estava com um preço bom/aceitável, mas nao tenho as chaves de fenda, essa 5-point pentalope

 

 http://www.amazon.com/5-Point-Pentalobe-Screwdriver-For-Macbook/dp/B008JUKZGM/ref=pd_sim_sbs_pc_5

 

serve? acha isso no brasil fácil? Pq tá certo que o SSD vai demorar de 15 a 30 dias pra chegar, mas se chegar e eu nao tiver uma chave dessas, vou ficar muito frustrado hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...