Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Placas de vídeo ou supercomputadores? Expectativas quanto ao OpenCL


Odigooogle

Posts Recomendados

Bom, já que não consigo me livrar dessa coisa pegajosa chamada MacMagazine, então olha eu aqui de novo! Êêêêêêê... <_>

[/i]________________________

Eis que estava eu navegando pela minha caixa de emails quando fui atraído pela seguinte manchete (será que ainda usam esse termo: manchete?!) na barra de Web Clips do Gmail: "Custo da banda larga cai 20% no mundo". Hah, na hora eu pensei: "Só esqueceram de dizer isso pra Oi!". Resumindo a opera, já que não é esse o assunto principal deste post, o estudo que chegou a essa conclusão não levou em conta o custo da banda larga na América Latina(!!!). Portanto, todos, em uníssono, Ahhhhhhhhhhhh... booom! Então assim, sim! :D

Depois de ler essa matéria dei uma navegada pelos menus para ver se não havia mais alguma noticiazinha interessante e nisso econtro essa: "Placa de vídeo ou arma de detonação em massa?". Como sempre minha imaginação foi mais rápida que a "banda larga" da Oi e antes mesmo da página ser carregada pensei aqui com os meus elásticos (sim, a roupa que estou usando não tem botões): "Muahahahahahaha, garanto que foi uma placa de vídeo da nVidia, aqueles trambolhos, que explodiu, explodiu o computador e quem sabe até a própria casa do coitado do usário. Bem feito!(Pra nVidia, é claro)" .

Mas não, minha fértil imaginação não acertou o alvo desta vez. O post do Marco Aurélio Zanni mostra na verdade uma comparação muito interessante entre o poder de fogo de um "supercomputador" do finalzinho dos anos 90, o ASCI Red, e as placas de vídeos atuais, mais especificamente a ATi Radeon HD 4870. O motivo da comparação é o fato de o ASCI Red ter sido o primeiro computador do mundo a atingir a façanha de 1 teraflop por segundo, justamente o mesmo desempenho da placa da ATi, com uma "pequena" diferença: a Radeon HD 4870 faz isso com apenas um chip, enquanto o ASCI Red precisava de 10 mil (!) Pentium's Pro com clock de 200 MHz cada um, ocupando nada mais, nada menos que um andar inteiro do laboratório onde foi montado e consumindo energia elétrica pra kcte! Ah, ele foi concebido para simular o efeito de armas de detonação nuclear, daí o título do post do Zanni. ;)

Mas entrando de fato no assunto deste post, em função disso que acabamos de ler podemos nos perguntar: até que ponto a tecnologia OpenCL que a Apple está desenvolvendo [com outras empresas] poderá melhorar a performance dos computadores? Eu não faço a mínima idéia de quantos flops alcança um Core2Duo da vida, mas não deve chegar nem perto dessas placas de vídeos atuais, ou seja, o OpenCL tem grandes chances de ser o novo salto de desempenho da computação pessoal! E, como sempre, a Apple está à frente do seu tempo.

Pelas matérias que já li até agora no MM sobre o mais novo SO da família dos Felídeos, o Snow Leopard, ele já será capaz de utilizar essa nova tecnologia pra incrementar o desempenho do ecossistema Mac. Assim sendo, minha expectativa quanto a esse novo SO é bem grandinha.

Agora faltam menos de dois meses! É sentar e esperar. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Eu me divirto com os seus posts, Odigooogle... São realmente gostosos de se ler!!

Se pudesse votar em um novo membro na equipe do MacMagazine, votaria em ti! é sério!

Quanto ao assunto..... não posso nem opinar.. já que não entendo bolufas disso tudo.. hehe!!

Gde abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu me divirto com os seus posts, Odigooogle... São realmente gostosos de se ler!!

Se pudesse votar em um novo membro na equipe do MacMagazine, votaria em ti! é sério!

Quanto ao assunto..... não posso nem opinar.. já que não entendo bolufas disso tudo.. hehe!!

Gde abraço!

Nossa cara, fico muito feliz de saber que você se agrada do que eu escrevo! E mais ainda por você achar que eu "sou digno" (hihihi) de entrar pra a equipe do MM. Teve uma outra pessoa, inclusive, que também me sugeriu isso há algumas semanas. De lá pra cá realmente tenho pensado a respeito e confesso que, por um lado, eu acharia o máximo, pois gosto de mais disso aqui, já por aspectos _mais pessoais_, nem tanto. Mas de qualquer forma estou muito contente em ler o que você escreveu, muito obrigado!

E você falou que não entende bulhufas a respeito do OpenCL, né? Pois é, minha intenção era, além de fazer as piadinhas costumeiras, falar um pouco sobre essa nova tecnologia e seu funcionamento, além das vantagens que se espera dela. Mas quando eu tava no "meio da redação" dei uma olhada nas horas e pensei: ― Opa! Já passou da hora de gatinhos irem "mimir". Hehehehe... salientando que "gatinho" em função apenas do avatar, eu mesmo estou longe disso. De modo que o post ficou, digamos, pelas metades. ;)

Fica pra próxima falar de forma mais aprofundada sobre isso.

Um abraço e felicidades pra você! ;)

É ... 8 anos em computação é uma eternidade!

Saudades dos processadores de 200MHz? Eu não! :P

Hehe, é vero Fred! Nos últimos anos a computação evoluiu assustadoramente e a despeito disso ainda continua tendo um horizonte enorme a ser desbravado. Dá até medo! :o

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...