Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

novatos em Mac


volpe

Posts Recomendados

Fala, galera!

Td bem? É com a maior facilidade do mundo que escreve este meu post (acho que terceiro) diretamente do meu recém-chegado Macbook!

Estou simplesmente maravilhado com o que essa coisinha linda tem me oferecido (meus amigos - que nunca nem leram nada a respeito - então, nem se fala).

De fato, é bobagem achar que as coisas vão funcionar como no Windows (como bem disse o Rafael em artigo[1] altamente elucidativo).

E talvez, justamente por essa razão, estou estranhando algumas coisas e gostaria de saber se elas são assim mesmo ou se sou eu que não estou sabendo fazer.

Escolhi postar em Off-Topic pq ele se encontra em uma área chamada "MM Bar & Café". Poderia postar isso no Mac OS X mas decidi fazê-lo aqui pq acho que as coisas que vou perguntar são perguntas pra se fazer em bar e não como uma super-duper-dúvida/discussão de um usuário avançado. Se eu estiver enganado, por favor, me avisem que posto as minhas dúvidas por lá.

Aqui vai a primeira delas: qdo quero fechar um aplicativo, o que faço? Com a minha mentalidade Windowzida clico no botãozinho vermelho "x" ao lado do título da janela. Mas parece que não funciona muito! O programa continua aberto. Por exemplo, acabo de abrir o iTunes, coloco uma música pra tocar e clico nesse botão. A janela some, mas a música continua tocando e a barra de menu continua dizendo "iTunes".

Bom, galera, desculpe se a pergunta parecer óbvia. Eu disse em algum outro lugar aí que ia "incomodar" e aqui estou!

Abraço e ótimo findis!

[1] http://macmagazine.com.br/blog/2007/04/ ... ari-vs-pc/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 17
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

É, movi o tópico porque "Off-Topic" engloba tópicos que não estejam dentro dos assuntos abordados comumente no FÓRUM. Como sua dúvida é sobre o Mac OS X, não deve estar lá.

Ao contrário do Windows, no Mac OS X você ao fechar JANELAS não necessariamente está encerrando APLICATIVOS. Algumas exceções, coincidemente, funcionam desta forma, como o System Preferences; isso ocorre porque a janela dele é a única que o faz rodar, e o sistema acredita que, se você está fechando a janela dele, necessariamente quer encerrá-lo, também.

O iTunes permite que a janela seja fechada mas continue rodando, como você citou como exemplo, justamente porque você pode desejar ouvir músicas sem a janela dele atrapalhando seu trabalho. Outra opção seria minimizá-la ou esconder o programa (Command + H) -- o legal do Mac OS X é oferecer diversas possibilidades para o usuário.

Para encerrar programas, sempre uso o atalho Command + Q, que é o mesmo que ir no menu com o nome do programa e selecionar "Quit".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passei o fim de semana todo utilizando a minha belezinha.

Acabei de instalar o Windows com o BootCamp e pretendo recorrer a ele em último caso. Por enquanto, estou conseguindo fazer tudo o que fazia antes no Mac OS X.

Depois que instalei o Windows, percebi que a nova partição aparece na Mesa (assim como o "Macintosh HD"). A questão é que eu não quero esse ícone lá e após tentativas frustradas e buscas no Google, não encontrei uma forma de tirá-lo! Pra mim, estaria de bom tamanho que eu abra o "Macintosh HD" e na barra da esquerda apareça a partição do Windows. Como sumir com ele de lá? Percebi que ejetando, ele some, mas se reinicio, lá está ele de novo!

Aproveitando a dúvida: após ter instalado vários programas, percebi que o processo é um só: baixa o arquivo dmg, instala, joga o ícone em "Applications". Contudo, o skype continua aparecendo o volume na Mesa toda vez que ele é executado. Acontece o mesmo com vcs? É assim mesmo ou é o "calouro" aqui que está fazendo bobagem?

Valew de novo e bom começo de semana!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando a dúvida: após ter instalado vários programas, percebi que o processo é um só: baixa o arquivo dmg, instala, joga o ícone em "Applications". Contudo, o skype continua aparecendo o volume na Mesa toda vez que ele é executado. Acontece o mesmo com vcs? É assim mesmo ou é o "calouro" aqui que está fazendo bobagem?

Alguma bobagem você fez, mesmo... deve ter criado um atalho para o .app dentro do .dmg, algo assim. Refaz o processo e, se estiver lançando ele pelo Dock, tira o ícone de lá e arrasta de novo, do que estiver na pasta Applications.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Batboy e Rafael,

Valew MESMO. Depois de 10 anos usando Windows, a gente parece que desaprende a descobrir coisas simples!

Partição do Windows não está mais aqui na mesa e o volume do skype não aparece mais quando o abro. Simples como vcs falaram.

Preciso internalizar de uma vez por todas o tal do "Think different"!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu post não será para perturbá-los com minhas dúvidas, mas dar uma dica pra quem é novato como eu.

Pesquisando sobre como tirar ícones da barra de menu, encontrei dois arquivos com algumas dicas. Ainda não deu pra olhar quão preciosas são essas dicas (pra mim, td é válido) mas tirou a minha dúvida (segure Command e arraste o ícone para fora da barra de menu).

http://www.humboldt.edu/~ftsc/course_materials/

Os arquivos são: "MAC OS X Tips vol 2.doc" e "tiger_tips.doc".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Simples Diego vc baixou o dmg pelo Safari que ao terminar um download executa o arquivo. Dai qd ele abriu o dmg e montou o disco virtual(pasta) no seu desktop ele abriu a janela referente a este disco e vc simplesmente arrastou o icone para seu doc. Ou seja, vc criu um alias(atalho) no dock para um app que esta dentro de um dmg. O certo é. Arraste um app de um dmg montado no desk para a pasta aplications e depois da aplications vc arrasta para o dock, feito isso arraste o dmg para o lixo ou pode guardar. Esse erro é muito comum para usuários não geeks em macs.

.pkg = pacote de instalação similar a um .zip ou .exe executavel de instalação do windows

.dmg,.iso, .toast = arquivo que ao ser executado monta um disco virtual no desktop

.sit, sitx = arquivo compactado similar a .zip ou .rar

Batboy com paciencia em extreme mode para mac for dummies.

Rafa pina este tópico e troca o título para novatos em mac!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente vcs têm de ter paciência mesmo conosco. Incluo-me pq apesar de já saber umas coisinhas, ainda apanho em outras.

Mas o que posso dizer é que estou adorando meu Mac e como as coisas funcionam nele.

Minha diversão agora é ficar mostrando o Exposé e Dashboard pros meus amigos enquanto escuto-os dizendo que o Vista travou 3, 4, 5 vezes em 1 hora de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, talvez eu seja muito burro ou talvez está com algum problema!

Baixei o OnyX. Cliquei no .dmg e abriu um app. Lá está o .pkg!

Arrastei o app para o aplicativos e aconteceu a mesma coisa!

Arrastei, também, na dúvida o .pkg e adivinha? Aconteceu o mesmo do que disse nos tópicos anteriores!

aff!! =PP

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, talvez eu seja muito burro ou talvez está com algum problema!

Baixei o OnyX. Cliquei no .dmg e abriu um app. Lá está o .pkg!

Arrastei o app para o aplicativos e aconteceu a mesma coisa!

Arrastei, também, na dúvida o .pkg e adivinha? Aconteceu o mesmo do que disse nos tópicos anteriores!

aff!! =PP

Abraços!

Diego, concentre as discussões em um tópico só, por favor. Já respondi essa sua mensagem em outro fórum. Assim vira bagunça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Oi, pessoal... Tudo bem?

Eu tenho uma dúvida diferente que é essa:

Como faço a barra do Finder se auto-ocultar enquanto eu não levar o cursor do mouse até o topo da tela?

Estou usando um MacMini com Leopard OS X 10.5.3 e já revirei ele de cabo a rabo e nada de conseguir esse feito. Só fiz isso com o Dock, mas queria fazer o mesmo com o Finder.

Esse é o meu primeiro tópico aqui. Andei pesquisando pelo Google e por aqui mas não vi nenhuma resposta sobre o assunto em lugar algum, porém eu já vi que é possivel em outros Mac que namorei antes de comprar o meu. Por isso estou vindo aqui pra pedir meu primeiro Help!!!

Será que anguém sabe como fazer isso? Alguém pode me ajudar a fazer o mesmo?

Obrigado pela atenção.

Abraços,

Rodrigo ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que isso que vocês estão falando é do Exposé não? tem que entrar no system preferences e configurar no Exposé & Spaces para quando chegar no canto esquerdo, ele fazer o ALL WINDOWS. Ai ele vai fazer isso

Abraço

Apple Evangelist: http://appleevangelist.blogspot.com

post-25-1212267665_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...