Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

#vemprarua


Rafael 91

Posts Recomendados

O movimento morreu para mim. Vou respostar abaixo o que escrevi no Reddit.

 

 

 

 

Com todo o respeito, dê uma olhadinha na texto e na imagem que deixei no final da postagem.

 

 

"Não existe mais causa nos protestos. O que se vê, e hoje isto foi mostrada claramente, foi o movimento sendo sequestrado por uma direita que se diz apartidária. Foi o comentarista de portal que foi a rua. Não sei se ocorreu nas cidades de vocês, mas aqui em Curitiba e em diversas cidades houve hostilização de militantes partidários, de movimentos sociais, de sindicatos. Em Porto-Alegre, houve destruição da sede do PT. Destruir sedes de partido é um atentado a democracia. Atacaram até a Catedral de Brasília! Morreu o movimento e nasceu "o movimento". E, usando uma frase típica do "tal movimento", #ogiganteacordou. Pena que ele era um comentarista de portal. Agora é organizar outras manifestações, as atuais morreram."

 

Para quem prefere que se desenhe https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10201592098190603&set=a.3464262771620.2173404.1422515301&type=1&theater

 

Como o pessoal tem dito por aí, "a gente acordou o Brasil mas descobriu que ele é meio reaça".

Pulei fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal os partidos estarem lá no começo, pela redução da passagem. Desenha pra mim onde o PT entra em um movimento que agora é contra corrupção. Ter gente do PT em manifestação contra corrupção só não é mais revoltante do que um homofóbico na Comissão de Direitos Humanos. E não sou de direita, só pra ficar esclarecido, a última coisa que quero é me filiar a qualquer partido que seja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal os partidos estarem lá no começo, pela redução da passagem. Desenha pra mim onde o PT entra em um movimento que agora é contra corrupção. Ter gente do PT em manifestação contra corrupção só não é mais revoltante do que um homofóbico na Comissão de Direitos Humanos. E não sou de direita, só pra ficar esclarecido, a última coisa que quero é me filiar a qualquer partido que seja.

 

Eu sou ativista de Direitos Humanos desde 2004, já tendo sido bolsista do CNPq em pesquisa na área e hoje sou bolsista da Fundação das Universidades Javieranas da América Latina, onde pesquiso a Operacionalidade dos Direitos Humanos. Não sou filiado a nenhum partido, mas me considero como um ser "liberal" de centro-esquerda, se é que isso possa existir. Já participei de protestos em Buenos Aires e Montevidéu, nunca no Brasil e nem nunca participarei, por motivos de que não existe protesto sem barulho, não existe ação sem reação. Fiquei decepcionado com a passividade do protesto que ocorreu na minha cidade, fiquei decepcionado com a inexistência de diálogo entre os Governos e a População. A gênese do protesto é forçar uma mudança, e no caso a mudança que está sendo pleiteada é o diálogo, é a participação popular em assuntos que dizem respeito aos interesses do Estado, como o fim da corrupção, o custo do transporte coletivo, mobilidade urbana em geral, política públicas de educação, saúde, saneamento, direitos das minorias, cotas raciais e sociais, dentre outros assuntos. Não basta apenas caminhar por uma avenida e essa caminhada não resultar no diálogo e até agora só se formou o diálogo com relação às passagens de ônibus, tens e metro. O discurso da Presidente foi vergonhoso, parecido com o discurso do Collor logo depois que a Veja publicou a seguinte matéria: "Pedro Collor conta tudo". Para quem não se lembra, o ex-Presidente se pronunciou, pedindo que todos os brasileiros saíssem às ruas vestindo as cores da bandeira nacional. O efeito foi contrário. Os brasileiros se vestiram de preto, pintaram seus rostos de preto e pediram "Fora Collor". Com relação ao PT, todo partido político tem as suas facções e dentro do PT há uma notória: a "corrupta", liderada por José Dirceu e a moderada, liderada pelo Tarso Genro. Nesse meio, há a ala radical, onde está a Dilma, Olívio Dutra e a ala "paz e amor", onde está o Eduardo Suplicy e até mesmo o Lula (não estou afirmando que dentro dessas alas não exista corrupção). É uma questão de ver, ouvir, pensar e agir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Com relação ao PT, todo partido político tem as suas facções e dentro do PT há uma notória: a "corrupta", liderada por José Dirceu e a moderada, liderada pelo Tarso Genro. Nesse meio, há a ala radical, onde está a Dilma, Olívio Dutra e a ala "paz e amor", onde está o Eduardo Suplicy e até mesmo o Lula (não estou afirmando que dentro dessas alas não exista corrupção). É uma questão de ver, ouvir, pensar e agir.

Acho que você está confundindo as personalidades das pessoas com o que pensam. Com alguns clicks tu acha acha quais são as correntes do PT e seus principais membros.

 

Muito legal os partidos estarem lá no começo, pela redução da passagem. Desenha pra mim onde o PT entra em um movimento que agora é contra corrupção. Ter gente do PT em manifestação contra corrupção só não é mais revoltante do que um homofóbico na Comissão de Direitos Humanos. E não sou de direita, só pra ficar esclarecido, a última coisa que quero é me filiar a qualquer partido que seja.

O seu comentário apenas mostra dois defeitos do que se tornou este "movimento", o achismo e a desinformação histórica. Além de dar a entender que pensa que a corrupção começou em 2005. Outro erro é achar que o mvimento é contra a corrupção, ignorando a heterogeneidade das causas que os cartazes trazem. Aliás, que causa inócua é lutar contra a corrupção. Tão inócuo como segurança pública. Existe alguém em sã consciência a favor da corrupção? Alguém contra a segurança pública.

Não vou desenhar sobre o PT, mas sobre o que para mim este "movimento" se tornou.

 

zthb.jpg[/img]

 
Uploaded with ImageShack.us
Editado por Chrono
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Acho que você está confundindo as personalidades das pessoas com o que pensam. Com alguns clicks tu acha acha quais são as correntes do PT e seus principais membros.

 

 

 

Dizem que Política não se discute, mas eu sou teimoso o suficiente para não seguir essa regra. Mas essas raízes são internas, quem já militou dentro do PT as conhece. Tive o prazer de conhecer diversos políticos, dentre eles o Senador Paulo Paim, o Governador Tarso Genro e o ex-Prefeito, Governador e Ministro, Olívio Dutra. Ainda conheci os Deputados Onix Lorenzoni e o ex-Ministro Pratini de Moraes, com quem trabalhei durante um ano. Os clicks não refletem a verdade. A personalidade diz respeito ao que uma pessoa pensa. O que é informado pela imprensa e pelos sites, cuja base principal de opinião, quando não vem da Wikipedia, vem da Veja, é apenas uma formação estereotipada do que querem que seja real. As correntes que eu conheço do PT são as correntes com que tive, e ainda mantenho contato, apesar de não militar mais, e são a essas correntes que recorro sempre.

 

Ao tu dizeres que ninguém vai lutar contra a segurança pública, eu vejo uma ingenuidade nata no teu comentário. O que é segurança pública? Eu posso entender que só existe segurança pública se as garantias de sigilo das comunicações forem derrubadas, pois assim eu terei o controle sobre as informações que estão sendo trocadas. Lutar contra a corrupção é outro ponto que deveria clarificar. O que é corrupção? Quem comete a corrupção? É um ilícito somente Penal? Ou também é um ilícito político e administrativo? Tudo tem que ser bem alinhado, senão cai-se no vício de se dizer que toda luta está perdida porque o objeto é utópico, inexistente ou erodido.

 

Lutar contra a corrupção não é algo inócuo. Inócuo é acreditar que a luta não vai dar em nada, isso gera o conformismo, o comodismo. Teus fundamentos estão vazios de conteúdo e com todo o respeito que te devo, deves formular melhor os teus argumentos para fazer valer o teu ponto de vista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Acho que você está confundindo as personalidades das pessoas com o que pensam. Com alguns clicks tu acha acha quais são as correntes do PT e seus principais membros.

O seu comentário apenas mostra dois defeitos do que se tornou este "movimento", o achismo e a desinformação histórica. Além de dar a entender que pensa que a corrupção começou em 2005. Outro erro é achar que o mvimento é contra a corrupção, ignorando a heterogeneidade das causas que os cartazes trazem. Aliás, que causa inócua é lutar contra a corrupção. Tão inócuo como segurança pública. Existe alguém em sã consciência a favor da corrupção? Alguém contra a segurança pública.

Não vou desenhar sobre o PT, mas sobre o que para mim este "movimento" se tornou.

 

Toda vez que vejo pela TV essas procissões de zumbis andando do nada pro lugar nenhum me vem imediatamente a cabeça: isso vai acabar em merda!

Pra oxigenar um pouco a discussão, vejam que interessante o que o primeiro-ministro da Turquia disse a respeito do que está acontecendo no país dele e agora no Brasil: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/29582/erdogan+brasil+e+turquia+sao+alvos+de+conspiracao+internacional+.shtml

Como bom mineiro que sou nunca acredito nem deixo de acreditar em nada, não sem antes ter conhecimento suficiente pra acreditar ou rechaçar.

 

Por isso, não acredito piamente nessa afirmação do primeiro-ministro (pode ser uma estretégia dele para dissuadir a população de seu país, por exemplo), mas também não acredito que esse levante que está acontecendo no Brasil seja espontâneo e muito menos que surta algum efeito positivo. Muito pelo contrário, tenho grande receio de que gere consequências desastrosas. E justamente por não acreditar que essas manifestações não sejam de fato espontâneas, tendo a acreditar que o que o primeiro-ministro disse possa ser verdade.

Quero deixar claro que não sou petista, não sou de esquerda, nem de direita.

 

Concordo que o Brasil precise de mudanças na forma como é governado, priorizando o bem estar dos brasileiros acima de quaisquer outros interesses. Percebam, portanto, que tenho basicamente os mesmos anseios e indignações que a maioria dos manifestantes (e já tinha essa opinião muito antes dessas manifestações).

 

Nossos anseios, indignações e frustrações são genuínos, mas o que me diferencia dos manifestantes é que eles talvez estejam sendo manipulados. Podem estar usando esta indignação intalada na garganta da população para algum fim obscuro que ainda não conseguimos perceber ao certo qual é (um golpe de estado ou uma guerra civil que justifique uma intervenção da "ONU", por exemplo.)

 

Lembrem-se sempre que o Brasil é fundamental em qualquer estratégia de hegemonia global, por causa de seus recursos naturais e de sua produção de alimentos. Protanto, seria altamente desejável para o país hegemônico que o Brasil continue se portando com um vassalo e não como um país independente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo meu caro Gustavo. A personalidade pode sim dizer como a pessoa como vai usar sua voz, ou a maneira que ela vai procurar para convencer os outros das suas idéias. Não é incomum que uma pessoa que se classificaria como zen carregue dentro de si idéias autoritárias, violentas.

Quando me referi aos exemplos de "contra a corrupção" ou "a favor da segurança pública" estava dizendo e reafirmo que eles em abstrato são inócuos. A partir do momento que se passa a discutir o "como" a discussão passa a fazer sentido, pois será possível argumentar contra ou a favor de uma determinada política de segurança pública. Espero que tenha entendido meu ponto, que não é muito diferente do seu.

Quanto a conformismo e achar que nada vai mudar, você realmente não me conhece. Não sabe onde trabalhei ou trabalho, não sabe se milito em algum movimento social ou partido, não tem idéia de quais outras manifestações já participei. Eu apenas penso que o rumo das atuais manifestações não está num rumo legal.

Editado por Chrono
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Por isso, não acredito piamente nessa afirmação do primeiro-ministro (pode ser uma estretégia dele para dissuadir a população de seu país, por exemplo), mas também não acredito que esse levante que está acontecendo no Brasil seja espontâneo e muito menos que surta algum efeito positivo. 

Eu discordo de todos os seus pontos e acho que o Erdogan apenas quer buscar um inimigo externo para jutificar o surgimento dos levantes. A única coisa que concordo contigo é que as manifestações tomaram um rumo estranho. Tanto pelo que ocorre dentro delas, como pelo comportamento da polícia. Quem é de Curitiba ontem pode ver a inação frente a saques e depredações no centro cívico. E não era questão do número de PMs ser insuficiente. Existem relatos de comportamento semelhante em outras cidades também. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(...) as manifestações tomaram um rumo estranho. Tanto pelo que ocorre dentro delas, como pelo comportamento da polícia. Quem é de Curitiba ontem pode ver a inação frente a saques e depredações no centro cívico. (...) Existem relatos de comportamento semelhante em outras cidades também. 

 

Pois é, a instauração do caos (ou do medo) sempre foi utilizada ao longo da história para se conseguir coisas que não se conseguiria em condições normais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo meu caro Gustavo. A personalidade pode sim dizer como a pessoa como vai usar sua voz, ou a maneira que ela vai procurar para convencer os outros das suas idéias. Não é incomum que uma pessoa que se classificaria como zen carregue dentro de si idéias autoritárias, violentas.

Quando me referi aos exemplos de "contra a corrupção" ou "a favor da segurança pública" estava dizendo e reafirmo que eles em abstrato são inócuos. A partir do momento que se passa a discutir o "como" a discussão passa a fazer sentido, pois será possível argumentar contra ou a favor de uma determinada política de segurança pública. Espero que tenha entendido meu ponto, que não é muito diferente do seu.

Quanto a conformismo e achar que nada vai mudar, você realmente não me conhece. Não sabe onde trabalhei ou trabalho, não sabe se milito em algum movimento social ou partido, não tem idéia de quais outras manifestações já participei. Eu apenas penso que o rumo das atuais manifestações não está num rumo legal.

 

Eu entendi o teu ponto sim. Só que usamos de argumentos diferentes para chegar na mesma resposta.

 

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Gustavo, me perdoe, mas admirar um partido que foi contra o Plano Real, desde o começo, a única coisa que algum político fez que presta nos últimos 30 anos, um partido que sempre foi pregador contra a corrupção, e que no governo montou um rede inacreditável, um partido que se alia a ditaduras sanguinárias, que tenta montar uma rede de ditaduras bolivarianas na america latrina, cara, vai me perdoar, nisso ai eu discordo de tudo, de cima a baixo. Não acredito que alas mais radicais ou moderads façam diferença, não sei que tipo de radicalismo vc fala, se é tipo - Vamos roubar radicalmente, ou vamos roubar mais na moita. Penso que o PT inteiro é radical na roubalheira. De resto, tem propostas antigas de reforma agrária, reforma urbana, retornos pouco românticos a uma década de 1960 que já passou e não volta mais. As pessoas ficam falando isso e aquilo, o pT não inventou a corrupção eu sei, mas é dele a industrialização da roubalheira, e convenhamos, se não sair, não adianta discutir, um partido que mata seus quadros (celso daniel) e sete testemunhas, não pode governar nada, só a máfia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...