Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Apple SSD mais lento que concorrentes?


bernaction

Posts Recomendados

Pessoal, posso estar falando besteira mas eu noto que o SSD que vem nos Macs Retinas e nos Air, são mais lerdos que os de terceiros, como samsung/ocz/kinston/intel etc.

 

Macbook Pro late 2011 com um Samsung 840 PRO Series recém restaurado o OSX 10.8.3 inicia mais rápido que o meu Retina também recém restaurado.

 

Fiz o teste exatamente pra tirar minhas dúvidas. Por que da diferença gritante?

 

Detalhe que no App pra medir as taxas de leitura e gravação me parece estar dentro do normal, mas usando vê-se que é mais lerdo.

 

Disk_Speed_Test.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho o retina 15" mid 2012, modelo de entrada e as duas velocidades do meu, escrita e leitura, davam acima de 400. Não lembro exatamente quanto agora. Essa sua foto aí é do air? E outra, os modelos que eu vejo vendendo no mercado livre são todos melhores sim, com leitura na faixa de 520.

Editado por Igor Costa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não forem diferentes os equipamentos não tem o que comparar, seriam idênticos. Herp Derp. E o que exatamente são essas unidades a mais do iMac? Você inicia o sistema operacional, ponto. Se o sistema é o mesmo em ambos os computadores, e está liso (recém formatado, como nosso colega aqui do post disse), e o HD é o mesmo, porque exatamente um iria carregar mais devagar que o outro? >_>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o sistema é o mesmo em ambos os computadores, e está liso (recém formatado, como nosso colega aqui do post disse), e o HD é o mesmo, porque exatamente um iria carregar mais devagar que o outro? >_>

 

Só se o SSD fosse diferente um do outro, a meu ver.

 

Esse assunto já foi muito discutido por aqui, mas faz tempo. 

 

Em 2010 a galera aqui fazia comparações e medições com os diferentes SSD's usados pela Apple e por terceiros como Toshiba, Samsung, Vertex (não sei se escrevi certo) entre outros e sempre os que vinham da Apple tinham as menores taxas de velocidade de leitura e escrita, mas o tempo de boot não tinha tanta diferença entre eles. 

 

A galera que fazia isso, que eu lembre, eram os seguintes users: TIGOS, Fernando Galvão, o Ramon também e outros. Foi muito produtivo isso.. e olha que era há 3 anos atrás.

 

Aqui, os meus são Toshiba e Samsung e o boot das máquinas fica entre 10 e 15 segundos, isso independente do que tenha instalado nelas. 

 

Agora, vale dizer que algumas coisas podem interferir nesse tempo de boot o deixando mais lento mesmo: firmware password, fivault ativado, login de users.. mas não é exatamente mais lento.. é que nesses casos é necessário entrar com senhas e logins.. o que gera uma espera.

Editado por iFernanda
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não forem diferentes os equipamentos não tem o que comparar, seriam idênticos. Herp Derp. E o que exatamente são essas unidades a mais do iMac? Você inicia o sistema operacional, ponto. Se o sistema é o mesmo em ambos os computadores, e está liso (recém formatado, como nosso colega aqui do post disse), e o HD é o mesmo, porque exatamente um iria carregar mais devagar que o outro? >_>

Tem muita coisa diferente.

O Chipset é diferente alguns testam mais unidades que outros, a contoladora de vídeo é diferente, a controladora de i/o é diferente, o dma é diferente, a controladora de áudio é diferente, a controladora de memória é diferente, controladora de gerenciamento de energia e etc.

Até mesmo a quantidade de memória faz diferença no startup pois quanto mais memória é mais coisa pra testar, seja nos diferentes níveis de cash, nvram, ram ou vram.

Editado por Fabio Seiji
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra resumir, sim, são mais lentos, mas no dia a dia, vc mal vai perceber.

 

Era a resposta que eu queria hehehe.

 

Sei que não posso comparar usando máquinas diferentes, mas uma máquina de configuração SEMELHANTE de 2011 iniciar mais rápido contra uma do final de 2012, foi o que eu estranhei.

 

E testei recém reinstalados do zero. Sem senha, usuário padrão, atualizados ao máximo e sem nenhuma configuração de conta.

 

[]'z

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu reparei que tem muita diferença entre as velocidades dos SSDs aí no mercado, e que os números que a Apple alega nos SSDs que já vem nas maquinas dela são menores. Quando estava pesquisando um SSD pra comprar, ví desde 300/350 até 500/550. Esse mais rápido foi o Samsung 840 PRO, que foi o que acabei comprando. No meu MPB mid 2012 13", o teste acusa 480/520. Eu concordo com o cara aí de cima, na prática não deve dar pra reparar a diferença... Mas acredito que os numeros menores dos integrados da Apple se justifiquem por não ser os tops do mercado... visto os HDs que ela inclui nos MPB (Hitachi)...que eu acredito não ser das melhores marcas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Era a resposta que eu queria hehehe.

 

Sei que não posso comparar usando máquinas diferentes, mas uma máquina de configuração SEMELHANTE de 2011 iniciar mais rápido contra uma do final de 2012, foi o que eu estranhei.

 

E testei recém reinstalados do zero. Sem senha, usuário padrão, atualizados ao máximo e sem nenhuma configuração de conta.

 

[]'z

Existem modelos diferentes (com preços diferentes), mesmo sendo de um mesmo fabricante, e desses realmente alguns são mais lentos e outros mais rápidos.

Mas não dá pra dizer que os da Apple são mais lentos que os demais fabricantes; pois isso depende de qual modelo se está comparando.

Só dá pra dizer com certeza se comparar SSD's diferentes na mesma máquina; existem unidades mais rápidas que os da Apple sim, mas existem mais lentas também.

A configuração pode parecer semelhantes mas só o fato de necessitar de um gerenciamento mais parrudo do vídeo (4X mais pixels) muda tudo.

Tem gente que acha que um macmini ou macbook com as mesmas configurações de um iMac ou MacPro vão rodar com a mesma performance e pode até acontecer de algumas tarefas esses menores serem até mais rápidos (pois o gerenciamento de memória, energia e etc são menos rigorosos) mas no geral os desktops são rápidos e confiáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Unidade física:
  Nome da Mídia:    APPLE SSD SM128E Media
  Tipo de Mídia:    SSD
  Protocolo:    SATA
  Interno:    Sim
  Tipo de Mapa de Partição:    GPT (Tabela de Partição GUID)
  Estado S.M.A.R.T.:    Verificado
 

 

Samsung ou Toshiba, pesquisando na internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernaction, se me permite, vou compartilhar uma experiência.

 

Eu comprei o SSD da OWC, que prometia 500mb/s. Ele não estava entregando a velocidade prometida analisando pelo BlackMagic. Entrei em contato com o suporte deles e me passaram uma informação importante.

 

O blackMagic Disc Speed Test é um software voltado para edição de vídeo. Os parâmetros dele de teste envolvem largura de banda para transferência de arquivos mas também parâmetros de descompressão. Veja a tabelinha onde ele marca os V e X para entender melhor.

 

Posto isso, o suporte me pediu para baixar o QuickBench 4. Esse software é que é normalmente usado para teste de velocidade de leitura e gravação de discos. Depois que baixar ele, peça o teste número extendido, 10 ciclos e verá se o seu HD está entregando a velocidade OU não. Depois teste no outro computador e compare.

 

Poste os resultados aqui.

 

Espero ter ajudado.

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem gente que acha que um macmini ou macbook com as mesmas configurações de um iMac ou MacPro vão rodar com a mesma performance e pode até acontecer de algumas tarefas esses menores serem até mais rápidos (pois o gerenciamento de memória, energia e etc são menos rigorosos) mas no geral os desktops são rápidos e confiáveis.

 

Mas um mac mini é um desktop, nao é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

A galera que fazia isso, que eu lembre, eram os seguintes users: TIGOS, Fernando Galvão, o Ramon também e outros. Foi muito produtivo isso.. e olha que era há 3 anos atrás.

 

 

 

Chamou? hehehe

 

 

Galera, ssd que a Apple utiliza é básicão. Nào da pra comparar com modelos top como Corsair Neutron por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chamou? hehehe

 

 

Galera, ssd que a Apple utiliza é básicão. Nào da pra comparar com modelos top como Corsair Neutron por exemplo.

Mas esses SSD que estão equipando os MBPs Retina, não são bem superiores aos SSDs que equipam os MBP convencionais?

 

Mesmo assim não dá pra comparar com esse aí que você mencionou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.4k
    • Total de Posts
      466k
×
×
  • Criar Novo...