Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Finder x Aperture x iPhoto x Lightroom


Wysiwyg

Posts Recomendados

E lá vou eu de novo. Continuo com minhas imagens organizadas em pastas pelo Finder mas alguns contratempos tem surgido como a dificuldade para alterar o tamanho das miniaturas, as constantes frustrações com o spotlight e a demora para visualizá-las. Juntando isso com meu novo iMac e as versões 2 do Aperture e do Lightroom resolvi testar mais uma vez esses programas.

O primeiro foi o iPhoto, que continuo usando para a galeria do MobileMe. Só isso também, não consigo ir com a cara dele. As keywords são ruins demais para gerenciar, ele não aceita psds, algumas imagens simplesmente não aparecem como miniatura... E a própria galeria do MobileMe é ridiculamente lerda. Fora isso, é um saco ter que importar tudo dentro dele e refazer manualmente a organização original. Desisti, e nem pretendo usar mais para a galeria - vou fazer uma versão mais simples em HTML+CSS.

Fui para o Aperture 2. Tem algumas boas novidades e ele consegue importar tudo mantendo a estrutura das pastas dentro da library dele. A interface é muito limpa e simples, e ficou melhor ainda com a tela de 20 polegadas do iMac. Ele permite criar galerias em HTML, o que é ótimo. Teria ficado por aqui mesmo, não fosse um problema... Ele cria previews em jpeg de todas as imagens, e a edição é em cima desses previews! Huh? Como assim? É isso mesmo? Tentei editar um PSD arrastando a miniatura do Aperture para o Photoshop e só consegui uma imagem plana, sem camadas. Alguém me explica? Queria usar muito o Aperture para "ficar em casa", mas esse comportamento é intolerável.

Encostei o Aperture para esperar pelas respostas acima e fui para o Lightroom 2. De cara tem um painel no lado esquerdo que me conquistou. Ele se chama "Folders". Cliquei no +, adicionei minha pasta no Finder e Tcharans!, tudo apareceu como devia ser. Melhor ainda, ele não enviou nada para a biblioteca própria. Pelo que vi os arquivos são gerenciados direto das pastas, e em vez de adicionar qualquer imagem nova para o programa eu posso jogar tudo nas pastas e pedir depois para sincronizar, atualizando a visão no navegador. Porque o Aperture não tem isso? No lado direito vejo a lista de keywords e painéis para colocar metadata. Ele cria galerias em Flash e HTML, e abre os PSDs como deve ser. E tem a interface mais feia que eu já vi.

Por enquanto vou me entendendo com o Lightroom, mas e o Aperture? Alguém tem algo a comentar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Também tenho esta dúvida, hj minhas fotos estão todas no iPhoto e já fiz muitas keywords, então tenho preguiça de mudar. Tem algum jeito de importar as keywords do iPhoto para o Lightroom?

Para o iPhoto eu uso um plugin chamado Keyword Manager, extremamente fácil e prático de usar. Fica melhor que o Lightroom.

http://www.bullstorm.se/KeywordManager.php

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu coloca cada um no seu quadrado, heheheh, cada foto separada em uma pasta.

Uso o Lightroom no meu PC e o Aperture no meu Mac. Mas uso somente para selects e correções básicas em trabalhos de fotos, pois são fotos de eventos e a quantidade é absurda. Assim só uso para trabalhos profissionais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...