Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Processadores] Haswell: atraso em relação ao Ivy Bridge


Posts Recomendados

 

Os recentes rumores é que os novos rMBP receberão versões de alto desempenho dos processadores da família Haswell. Versões estas diferentes dos novos AIRs.

Segundo a Intel, nenhum outro fabricante receberá esses processadores de alto desempenho!

 

Sabe o que me veio na cabeça?

Em Junho/Julho de 2014 a Apple lançará uma nova versão do OS X (sucessor do Maverick), que será compatível somente com processadores Haswell, ou seja, totalmente incompatível com os atuais processadores Ivy Bridge.

 

Moral da História? Os consumidores que comprarem (adquirirem) um rMBP com processadores Ivy Bridge vão se fod#@!

 

Espero que isso não passe de uma fantasia minha!

 

Abraços.

 

 

Eu não vejo lógica em lançar um sucessor do Mavericks que não rode nos CPUs anteriores ao Haswell.

Ta certo que uma que outra instrução é exclusiva do CPU mais recente... Mas nada que impeça a execução do sistema operacional em hardware mais antigo.

 

Pode ficar tranquilo.

Editado por Gustavo Wentz Biasuz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não vejo lógica em lançar um sucessor do Mavericks que não rode nos CPUs anteriores ao Haswell.

Ta certo que uma que outra instrução é exclusiva do CPU mais recente... Mas nada que impeça a execução do sistema operacional em hardware mais antigo.

 

Pode ficar tranquilo.

 

Como assim uma ou outra instrução exclusiva do CPU mais recente? Está sabendo de alguma coisa, Gustavo???

 

Cara, pelo amor de DEUS, eu acabei de comprar um Retina Macbook Pro de 15”.

 

O que você acha que vai ser exclusivo nos novos rMBP Haswell?

 

Estou sabendo que as diferenças serão em relação a potência de processamento e mudanças quanto a placa gráfica e Wi-Fi (802.11ac). Fora isso, você está sabendo de alguma coisa, Gustavo?

 

Puxa vida, que ZICA!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como assim uma ou outra instrução exclusiva do CPU mais recente? Está sabendo de alguma coisa, Gustavo???

 

Cara, pelo amor de DEUS, eu acabei de comprar um Retina Macbook Pro de 15”.

 

O que você acha que vai ser exclusivo nos novos rMBP Haswell?

 

Estou sabendo que as diferenças serão em relação a potência de processamento e mudanças quanto a placa gráfica e Wi-Fi (802.11ac). Fora isso, você está sabendo de alguma coisa, Gustavo?

 

Puxa vida, que ZICA!!!!!!!

 

Cara, todas as gerações de CPUs sempre carregam algumas instruções novas... Não é nada demais. Não se preocupe. É assim desde sempre. Os modelos passam e vão sendo adicionadas novas instruções no mundo x86.

 

Tem uma instrução nova no Haswell que permite o manejo de banco de dados com mais velocidade. Esqueci o nome, mas ela permite o manipulação granulada de fontes de dados e por isso auxilia na velocidade em multithreading.

 

Keine panic!!

 

Quanto ao que vai ser exclusivo (não digo exclusivo, mas com certeza mais rápido) dos haswell... Provavelmente o transcoding de videos pelo sistema que a intel andou lançando auxiliado pelo Crystalwell. Que é um cache de nível 4 de vai vir nas novas crianças... 

Editado por Gustavo Wentz Biasuz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

falando um pouco mais sobre as gpu dedicadas que TALVEZ terão nos novos macbook pro de 15 polegadas, vc já viram o novo razer blade: http://www.razerzone.com/gaming-systems/razer-blade , quando eu ví eu falei nossa se a razer conseguiu colocar uma GTX 765M em um notebook mais fino que os macbooks pro retina, pq a apple nao colocaria uma gpu como essa nos macbooks pro retina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje a Asus lançou a primeira placa de vídeo com suporte ao Thunderbolt 2. Com base nisso estou imaginando que talvez o atraso no lançamento não tenha relação com um chip Haswell especial mas sim com a adição de uma placa de vídeo com suporte ao Thunderbolt 2. Torço no entanto para que tenhamos as duas coisas (chip melhor + T2)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Os recentes rumores é que os novos rMBP receberão versões de alto desempenho dos processadores da família Haswell. Versões estas diferentes dos novos AIRs.

Segundo a Intel, nenhum outro fabricante receberá esses processadores de alto desempenho!

 

Sabe o que me veio na cabeça?

Em Junho/Julho de 2014 a Apple lançará uma nova versão do OS X (sucessor do Maverick), que será compatível somente com processadores Haswell, ou seja, totalmente incompatível com os atuais processadores Ivy Bridge.

 

Moral da História? Os consumidores que comprarem (adquirirem) um rMBP com processadores Ivy Bridge vão se fod#@!

 

Espero que isso não passe de uma fantasia minha!

 

Abraços.

 

 

Apesar de o Beta rodar nos Core 2 Duo, eu acho super plausível a Apple cortar os Macs dessa geração de CPUs do Mavericks. Ou de cortar o suporte àqueles que não suportam OpenCL (ex: iMac Core 2 Duo com Radeon HD2x00).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje a Asus lançou a primeira placa de vídeo com suporte ao Thunderbolt 2. Com base nisso estou imaginando que talvez o atraso no lançamento não tenha relação com um chip Haswell especial mas sim com a adição de uma placa de vídeo com suporte ao Thunderbolt 2. Torço no entanto para que tenhamos as duas coisas (chip melhor + T2)

 

Eu, pessoalmente, acho que o atraso tem algo a ver com os DISPLAYs. Deu muita zica na primeira geração, assim como no refresh. Não acho que seja "yield" de nenhum componente de silicio.

 

Se fosse chutar de forma muito otimista, (1) a Apple mudou os parametros de fabricação do display com as mesmas fabricantes, (2) ou está experimentando outras fabricantes de DISPLAY com os mesmos parâmentros que a SAMSUNG + LG estão com dificuldade de fabricar ou (3) vai ter IGZO na jogada, o que fica mais ou menos um sorteio de quem vai fabricar uma vez que a SHARP licenciou a tecnologia para terceiros.

 

A instalação de um thunderbolt 2 é feita com uma placa controladora a mais na MOBO, não é uma solução elegante em épocas de SoC devido ao aumento complexidade em um notebook. Nos notes, se isso fizer parte do projeto, a hora de implementar isso ocorre muito cedo nos estágios de concepção. Portanto acho altamente improvável que uma função dessa natureza atrase um projeto dessa magnitude, especialmente com o histórico bisturi da Apple. Lembre que há algumas gerações ela amputou a GPU dos Macbooks em busca de simplicidade de fabricação.

Apesar de o Beta rodar nos Core 2 Duo, eu acho super plausível a Apple cortar os Macs dessa geração de CPUs do Mavericks. Ou de cortar o suporte àqueles que não suportam OpenCL (ex: iMac Core 2 Duo com Radeon HD2x00).

 

Lembre-se que a Apple já publicou a lista de compatibilidade dos CPUs.

 

http://gizmodo.com/heres-the-list-of-macs-compatible-with-os-x-mavericks-512550369

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Esse atraso no lançamento de toda linha Haswell está colocando sobre mim dúvidas sobre as vantagens de se comprar um rMBP nesse ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse atraso no lançamento de toda linha Haswell está colocando sobre mim dúvidas sobre as vantagens de se comprar um rMBP nesse ano.

 

Se vier com um Haswell mais potente será um ótimo upgrade e cedo, considerando que os demais notebooks de terceiros estão utilizando o chip lançado por volta de junho. Há rumores de que o Broawell chegará em 2014 mas também há outros dizendo que só chegará em 2015. Acho que o mais importante é refletir se realmente está precisando trocar de MacBook, porque se realmente estiver terá uma espera dolorosa visto que diferente do iPhone não surge nenhuma divulgação de peças dos Macs. Eu acho, e tão somente acho, que vem aí algo mais que uma atualização de processador porque 4-5 meses é tempo demais para a Apple estar trabalhando apenas na inclusão de um novo processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...