Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Processadores] Haswell: atraso em relação ao Ivy Bridge


Posts Recomendados

Fala Galera,

 

Faz cerca de um ano que comprei um Dell XPS 8500 para um dos meus irmãos, com o recém lançado Intel Core i7-3770, Ivy Bridge. Isso ocorreu no final de Abril de 2012. Até agora não vi nenhum sinal de que o lançamento comercial vá ocorrer em breve, apenas um anúncio da Intel sobre a arquitetura da nova família de processadores e que há a especulação de que o Intel HD Graphics vai atingir níveis bastante consideráveis, podendo superar em 2 ou 3 vezes a performance da linha Ivy Bridge.

 

Daí surge a minha dúvida que poderia tranquilamente estar no tópico referente a WWDC, mas como meu foco é geral, fico em dúvida sobre se, primeiro, a Apple apresentará novos MACs na WWDC e, segundo, quando (se há uma previsão concreta) que a 4a Geração de Processadores estará à disposição dos fabricantes, em especial para o avanço da linha de Ultrabooks.

 

Se alguém tiver alguma informação, fico no aguardo.

 

Abs. a todos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu tenho concreto em dizer é que, no dia 4 de junho a Intel vai lançar os novos processadores, como dizem outros sites...

 

http://intel.adrenaline.uol.com.br/tecnologia/noticias/16556/intel-lancara-sua-4-geracao-de-processadores-haswell-no-dia-4-de-junho.html

 

Não sabemos se já está na mãos das empresas esses processadores para que logo depois da apresentação sejam lançados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu tenho concreto em dizer é que, no dia 4 de junho a Intel vai lançar os novos processadores, como dizem outros sites...

 

http://intel.adrenaline.uol.com.br/tecnologia/noticias/16556/intel-lancara-sua-4-geracao-de-processadores-haswell-no-dia-4-de-junho.html

 

Não sabemos se já está na mãos das empresas esses processadores para que logo depois da apresentação sejam lançados.

 

De fato e o tempo entre o lançamento oficial e a WWDC é muito curto, creio que 10 dias ou algo assim, salvo engano. Em 2012 os Ivy Bridge chegaram já ao mercado em meados de Abril. Outro ponto a ser mencionado é que a linha Intel Atom de 22nm, cujo nome é Silvermont, deve chegar para o Mercado de Tablets e Smartphones. A Intel parece preparar um pacotão de lançamentos para 2013.

 

Eu estou particularmente interessado na linha Hashwell para atualizar o meu Desk e para ver se troco o meu MBA. Caso venha com Retina Display e o preço seja competitivo, é bem provável que eu compre, mas depende se realmente vai valer à pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato e o tempo entre o lançamento oficial e a WWDC é muito curto, creio que 10 dias ou algo assim, salvo engano. Em 2012 os Ivy Bridge chegaram já ao mercado em meados de Abril. Outro ponto a ser mencionado é que a linha Intel Atom de 22nm, cujo nome é Silvermont, deve chegar para o Mercado de Tablets e Smartphones. A Intel parece preparar um pacotão de lançamentos para 2013.

 

Eu estou particularmente interessado na linha Hashwell para atualizar o meu Desk e para ver se troco o meu MBA. Caso venha com Retina Display e o preço seja competitivo, é bem provável que eu compre, mas depende se realmente vai valer à pena.

 

Acredito eu que todos estão interessados em ver esses novos processadores da Intel,  já que andam dizendo por aí, que os novos processadores da Intel virão com uma grande potência gráfica... A vídeos na internet que se comparam com a GT650M, mas nada confirmado....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito eu que todos estão interessados em ver esses novos processadores da Intel, já que andam dizendo por aí, que os novos processadores da Intel virão com uma grande potência gráfica... A vídeos na internet que se comparam com a GT650M, mas nada confirmado....

Por isso mesmo coloco em dúvidas a atualização da linha MAC na WWDC. Essas especulações, se confirmadas, reduzirão o custo das máquinas, aumentado a sua eficiência, reduzindo a necessidade de espaço físico, além de otimizarem o consumo de energia. Lembro de ter lido na Exame, em 2010, quando a Intel estava prometendo que tal revolução começaria com a linha Sandy Bridge e teria um prazo de incubação de dois a cinco anos. Quem sabe isso não se concretize agora, mas a diferença do Intel Graphic HD 4000 é notoriamente superior ao HD 3000, é uma mudança da água para o vinho. Uso no meu Desk uma Radeon 7580, com 2GB de GDDR5. Se as especulações da Intel forem confirmadas, para o meu uso (não dependo de uma GPU dedicada), isso vai gerar economia bastante interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu tenho concreto em dizer é que, no dia 4 de junho a Intel vai lançar os novos processadores, como dizem outros sites...

 

http://intel.adrenaline.uol.com.br/tecnologia/noticias/16556/intel-lancara-sua-4-geracao-de-processadores-haswell-no-dia-4-de-junho.html

 

Não sabemos se já está na mãos das empresas esses processadores para que logo depois da apresentação sejam lançados.

A Apple geralmente tem acesso as novidades antes da concorrencia. Basta lembrar, por exemplo, do lançamento do MacBook Air com chip dual core exclusivo para o aparelho, em um época em que imperava os Atoms. Tenho até as lembranças de que na keynote Steve Jobs agradeu a Intel por ter produzido um chip especialmente para o MacBook.

Vale dizer ainda que a Intel já revelou o sucessor do Haswell, a arquitetura Silvermont, então considero que o lançamento do Haswell é iminente e que não teremos atraso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Apple geralmente tem acesso as novidades antes da concorrencia. Basta lembrar, por exemplo, do lançamento do MacBook Air com chip dual core exclusivo para o aparelho, em um época em que imperava os Atoms. Tenho até as lembranças de que na keynote Steve Jobs agradeu a Intel por ter produzido um chip especialmente para o MacBook.

Vale dizer ainda que a Intel já revelou o sucessor do Haswell, a arquitetura Silvermont, então considero que o lançamento do Haswell é iminente e que não teremos atraso.

 

Mas no ano passado quem fez o lançamento do conceito Ivy Bridge em seus computadores foi a Dell, um mês antes da Apple.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também vi que teria um aumento bastante expressive no que se refere a parte gráfica. Mas mantenho o que sempre disse, quem quer pensar em jogos não tem pra onde fugir a não ser uma vga dedicada (que preste, obviamente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também vi que teria um aumento bastante expressive no que se refere a parte gráfica. Mas mantenho o que sempre disse, quem quer pensar em jogos não tem pra onde fugir a não ser uma vga dedicada (que preste, obviamente).

Eu estou jogando de boa Crysis 3 em meu iMac 2011 mas claro que não é nas configurações máximas. Eu diria que quem deseja gráficos no ultra precisará de uma VGA dedicada, mas para os que não sejam tão exigentes essa futura combinação do Haswell com uma placa Intel HD 5000 será o suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas no ano passado quem fez o lançamento do conceito Ivy Bridge em seus computadores foi a Dell, um mês antes da Apple.

 

Não lembro bem qual era o contexto, mas imagino que a Apple estava com problemas na montagem do iMac mas certamente já dispunha dos chips da Intel antes da Dell. Tim Cook inclusive deu declarações recentes de que preferia ter adiado ainda mais o lançamento dos iMacs para disponibilizá-los logo no mercado. Neste ano eu acho que o contexto é bem diferente: aposto que não veremos grande mudança no design e por isso bastará a Apple atualizar os chips. Nesse sentido acredito que as dificuldades de montagem do iMac e MacBooks retina já foram superados e ela será pioneira no lançamento dos Haswell em seus equipamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sigma, eu penso o seguinte. Se o jogo foi concebido para rodar no talo, então que seja rodado no máximo. O seu exemplo de jogo foi o pior de todos. Crysis 3 atualmente tem o melhor gráfico dentre os jogos disponíveis no mercado. Dizer que joga "de boa" eu entendo por manter fixo o fps em 60 num monitor de 60hz (vsync ligado). Não interessa se tem mil explosões, fumaça e tiro no cenário. O problema é, pra conseguir isso e ter a qualidade gráfica COMO UM TODO nos níveis máximos requer bastante processamento, principalmente nesse jogo. Você obviamente não da a mesma importância gráfica à um jogo que eu dou. Não é uma crítica, é questão de gosto e prioridades. Entretanto, para quem é como eu, fica a frase aí de cima. Quer jogar? Nada de pc mid range. Muito menos gráficos não dedicados.

Editado por Igor Costa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As placas mãe Haswell PC, já andam sendo divulgadas, tendo como exemplo as Gigabyte e as Asrock. O que vejo, é que está havendo um pouco de cautela para este lançamento, devido aos problemas ocorridos no lançamento do Ivy, que causou um grande transtono e prejuízo para alguns fabricantes, que tivereram que recolher placas defeituosas e consequentemente, atrasaram e prejudicaram as vendas posteriores.

 

Quanto à Apple, o que pode estar causando algum atraso, na minha opinião, é lançar estes novos processadores, combinados com placas AMD/ATI a contento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já teve gente colocando a mão em Engineering Previews do Haswell, e acredito que a Apple seja uma das empresas que tenha acesso à esse tipo de recurso.

Acredito que a questão tempo não seja problema para o lançamento de novos Macs na WWDC. Espero uma atualização de Macs na WWDC, mas não da linha completa. Apenas alguns produtos. Os rMBP, por exemplo, foram atualizados há 3 meses, seria estranho já ter mais uma atualização. Minha opinião é que o principal candidato a receber o Haswell seja o MBA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não lembro bem qual era o contexto, mas imagino que a Apple estava com problemas na montagem do iMac mas certamente já dispunha dos chips da Intel antes da Dell. Tim Cook inclusive deu declarações recentes de que preferia ter adiado ainda mais o lançamento dos iMacs para disponibilizá-los logo no mercado. Neste ano eu acho que o contexto é bem diferente: aposto que não veremos grande mudança no design e por isso bastará a Apple atualizar os chips. Nesse sentido acredito que as dificuldades de montagem do iMac e MacBooks retina já foram superados e ela será pioneira no lançamento dos Haswell em seus equipamentos.

 

Tenho dúvidas. A Dell efetuou o lançamento comercial em final de Abril de 2012. Pode ser que ambas tenham recebido concomitantemente e a Dell decidiu lançar toda a sua linha com a 3a Geração, ao passo de que a Apple foi mais cautelosa, tão cautelosa que a própria Intel fez uma Rev. B dos Ivy Bridge no final de 2012.

 

 

 

Também vi que teria um aumento bastante expressive no que se refere a parte gráfica. Mas mantenho o que sempre disse, quem quer pensar em jogos não tem pra onde fugir a não ser uma vga dedicada (que preste, obviamente).

 

Jogo deixo para o PS3... hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho dúvidas. A Dell efetuou o lançamento comercial em final de Abril de 2012. Pode ser que ambas tenham recebido concomitantemente e a Dell decidiu lançar toda a sua linha com a 3a Geração, ao passo de que a Apple foi mais cautelosa, tão cautelosa que a própria Intel fez uma Rev. B dos Ivy Bridge no final de 2012.

 

 

 

 

Jogo deixo para o PS3... hehehe

 

Ps3 é extremamente limitado para o que se pode fazer hoje num computador. Talvez se você um dia tiver a oportunidade de pegar um mesmo jogo e rodar num computador high end e no ps3, ao mesmo tempo, em monitores iguais um do lado do outro, você conseguiria ver a diferença bruta (youtube está longe de mostrar a realidade). Mas deixando essa história de lado, o que eu queria dizer resumidamente era: se pretende ter vga dedicada tanto faz o processador. Vga não vai ser dedicada, sem dúvida é melhor esperar a nova geração da intel. Mas não consigo ver o porque alguém como você pensaria em usar algo não dedicado. Você tem dois trilhões de posts aqui no fórum, ou seja, de tecnologia, seja ela qual for, você deve gostar. Pra que se limitar por vontade própria? Quem compra produtos da Apple normalmente é classe média pra cima, então acho que uns trocadinhos extras valem a pena para quem tem dinheiro. (Se não fosse esse fórum, eu até diria pra você pegar essa empresa e jogar ralo à baixo. O mojo que ela tinha, ao meu ver, acabou. Preços absurdos que não condizem com o hardware de seus aparelhos, sejam eles de bolso ou não. Assistência técnica nojenta, principalmente dos handhelds. Demorei um pouco, mas abri o olho.)

Editado por Igor Costa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o seguinte, anota o que vou te dizer: A Apple irá lançar novos Macbooks Pro e AIR (agora em Junho) com os novos processadores da Intel. Pelo motivo que os Macbooks Pro com tela retina estão engasgando com a linha Ivy Bridge... e pela necessidade de que a Apple precisa levar a tela retina para outros aparelhos.

 

E tem mais, a Apple vai ser a primeira a lançar esta nova geração de processadores. 

 

Se me perguntar como eu sei isso eu te respondo: é isso e pronto, você mesmo verá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o seguinte, anota o que vou te dizer: A Apple irá lançar novos Macbooks Pro e AIR (agora em Junho) com os novos processadores da Intel. Pelo motivo que os Macbooks Pro com tela retina estão engasgando com a linha Ivy Bridge... e pela necessidade de que a Apple precisa levar a tela retina para outros aparelhos.

 

E tem mais, a Apple vai ser a primeira a lançar esta nova geração de processadores. 

 

Se me perguntar como eu sei isso eu te respondo: é isso e pronto, você mesmo verá.

 

Mas eu quero saber como você sabe isso! Até porque o "Pai" Rafael Milanski de "Ogum", o nosso profeta, não tem aparecido nas discussões. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest LiveinRiot

Igor, não é que eu ache que você esteja errado, entretanto o preço que se paga para ter as configurações high-end é muito alto, e no fim não tem muita diferença. Conheço pessoas muito ricas, de verdade, e nem se importam em gastar muito para ter as configurações High-End. Acho o que a ideia da intel é fazer com que mesmo sem uma placa dedicada seja possível ter uma qualidade de games no nível médio/alto (não ultra/muito alto).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, não é que eu ache que você esteja errado, entretanto o preço que se paga para ter as configurações high-end é muito alto, e no fim não tem muita diferença. Conheço pessoas muito ricas, de verdade, e nem se importam em gastar muito para ter as configurações High-End. Acho o que a ideia da intel é fazer com que mesmo sem uma placa dedicada seja possível ter uma qualidade de games no nível médio/alto (não ultra/muito alto).

 

Exatamente. Chegar a um padrão médio, que não obrigue quem quer ter uma qualidade satisfatória a ter de gastar uma quantia em torno de R$500,00 a R$3000,00, dependendo da GPU, para ter esse desempenho.

 

No fundo, a idéia da Intel é aos poucos ir aposentando a necessidade do uso de GPUs dedicadas e isso já foi dito em 2010 num Call com o mercado, feito pelo CEO da Intel, quando foi anunciado o desenvolvimento do projeto Sandy Bridge. Claro que as GPUs dedicadas dificilmente serão aposentadas, mas eu tomo como paradigma o usuário comum, no caso, eu. Não jogo no PC, não edito vídeos, tampouco necessito de elementos gráficos potentes. Eu simplesmente quero um computador que me ofereça uma boa conjugação de eficiência em processamento de dados, vídeo e áudio. A idéia da Intel vai reduzir em muito os custos de quem quer ter um computador regular, pois hoje não podemos falar num Desktop ou num Laptop regular sem uma GPU regular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest LiveinRiot

Exatamente. Chegar a um padrão médio, que não obrigue quem quer ter uma qualidade satisfatória a ter de gastar uma quantia em torno de R$500,00 a R$3000,00, dependendo da GPU, para ter esse desempenho.

 

No fundo, a idéia da Intel é aos poucos ir aposentando a necessidade do uso de GPUs dedicadas e isso já foi dito em 2010 num Call com o mercado, feito pelo CEO da Intel, quando foi anunciado o desenvolvimento do projeto Sandy Bridge. Claro que as GPUs dedicadas dificilmente serão aposentadas, mas eu tomo como paradigma o usuário comum, no caso, eu. Não jogo no PC, não edito vídeos, tampouco necessito de elementos gráficos potentes. Eu simplesmente quero um computador que me ofereça uma boa conjugação de eficiência em processamento de dados, vídeo e áudio. A idéia da Intel vai reduzir em muito os custos de quem quer ter um computador regular, pois hoje não podemos falar num Desktop ou num Laptop regular sem uma GPU regular.

Eu até curto jogar em PCs ou notebooks. Aos poucos a Intel quer fazer com que suas placas gráficas cheguem ao nível das placas de vídeo de médio porte da Nvidea (como a GT3 e a 650m). E quando chegar a esse nível, o que parece não demorar muito, muitas pessoas não verão a necessidade de ficar trocando placas de vídeo sempre, a não ser aquelas que querem um desempenho muito elevado. Quem sabe que em 2014 não tenhamos uma placa de vídeo integrada com a potência de uma futura 750m? Por mais que seja bobeira, para quem pensa, ela ajudaria muito alavancar as vendas dos notebooks sem placa integrada, como o rMBP 13".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...