Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Meu problema e dúvidas sobre Airport Express


Posts Recomendados

Pessoal,

Vou tentar ser o mais prolixo possível, a fim de mostrar toda a situação, pois estou precisando resolver uma questão de rede wi-fi aqui em casa e pensei, também no Airport Express. Aqueles puderem colaborar em algum dos tópicos, já será de grande valia.

Vamos lá.

Hoje, temos em casa um iMac 20" e um MacBook ligados a um roteador wi-fi D-Link DIR 635. Ambos ficam ligados via cabo, o iMac por já estar ao lado roteador e o MacBook, quando na mesma bancada, para agilizar a transferência de arquivos. Convenhamos, até mesmo numa rede 802.11n, a taxa de transferência é muito menor que numa LAN tradicional. Usamos o wi-fi quando deslocamos o MacBook, com o iPod Touch e com o laptop HP do meu cunhado, que é meu vizinho e consegue pegar o rabicho do sinal.

Em anexo estou enviando a planta dos apt para uma melhor compreensão da nossa situação.

Com base na planta:

* Moramos no térreo, por isso a área externa.

* Entre o Macbook e o roteador há uma multifuncional Epson.

* O iMac fica com sinal de 90%, ao lado do roteador.

* O MacBook mesmo quando na bancada, tem um sinal de apenas 60%. Na sala cai pra 50% ou menos.

* Acima da bancada, cerca de dois palmos e meio (apenas quatro dedos acima do iMac), há um armário suspenso. (Será que ele danifica o sinal, pela proximidade?).

* O DIR-635 trabalha nos padrões b/g/n. Acabei sendo obrigado a usar apenas g, pois se eu deixar o roteador trabalhando em n, tanto o iMac quanto o MacBook (principalmente), perdem o sinald e uma hora pra outra, aí sou obrigado a reiniciar o AirPort da máquina. Será problema do roteador?

* Em vermelho a situação atual e em azul o que pensei sobre o AirPort Express.

* Meu cunhado só consegue uma titica de sinal se for para o quintal do seu apt, ou ficar colado na porta de entrada.

O que queremos aqui é melhor o sinal do apt 106 até o 105. Eu já acho meio que um milagre o sinal chegar até lá, mas a idéia é chegar o melhor possível. Pensei em três hipóteses:

* Trocar as antenas do roteador que são escamoteáveis. Como o D-Link vem com 3 antenas de 2dbi, pensei em antenas de 5 ou até 7, não sei se será possível.

* Uma antena externa ligada no roteador apontada para o outro apt. Ela ficaria na extremidade do meu terraço que está mais próxima ao outro terraço e o fio se estenderia até o roteador. O problema aqui seria levar o fio até o roteador. Fios pendurados externamente nem pensar, e o conduite do apt é extremamente vagabundo, não passa mais nada, nem com vaselina.

* E o AirPort Express... Será que resolveria meu problema?

- Qual a potência da antena do Airport Express? Não encontrei no site da Apple.

- O HP conectaria nele numa boa?

- Um Airport extendendo a conexão de outro, funciona mesmo?

O Airport Extreme já foi completamente descartado pelo seu preço astronômico e sem contar que apenas um Extreme não resolveria de nada, apenas entraria no lugar do D-Link.

É isso aí pessoal, se eu lembrar de mais coisa complemento depois.

post-535-1223601286_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 11
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Achei a "cobertura" do seu "Access Point" meio fraca!

Se o iMac estiver ao lado do roteador não teria como o sinal ficar em 90%, era para estar entre 99% e 100%!

Talvez a antena esteja mau colocada (ou nas configurações do roteador talvez tenha a opção de configurar a potência do transmissor, se tiver aumente!)

Talvez o canal usando pelo roteador esteja congestionado!

Outros roteadores podem estar usando o mesmo canal (normalmente os D-link usam o canal 6 por padrão!)

Uma antena com um ganho maior (ou direcional) pode ser uma solução!

Um Airport pode sim extender a conexão de outro, somente de outro!

(não funciona com "access points" de outros fabricantes)

Se usar a solução do AirPort, seria só colocar um na suíte onde esta o D-link e outro no outro apartamento, na parede mais próxima do seu (ou onde tenha melhor sinal!) expandindo a cobertura da rede!

Qualquer duvida só me mandar uma mensagem!

Editado por luiz_claudio_eudes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coimbra,

lamento dizer, mas os D-Link não são indicados para o que deseja fazer! Eles funcionam bem em ambientes únicos, até grandes, se houver pouco ou nenhum obstáculo.

Para a sua situação, um Linksys seria mais apropriado! Só para ilustrar, uso um 300N no meu escritório e atende perfeitamente aos três pisos, cada um com várias salas.

Há uma máxima que diz: roteador e monitor são equipamentos nos quais vale gastar um pouco mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os Linksys são muito melhores que os D-link, e acabam saindo quase que na mesma faixa de preço do AirPort!

Se trocar o seu D-link por um Linksys WRT300N (http://www-br.linksys.com/servlet/Satellite?c=L_Product_C2&childpagename=BR%2FLayout&cid=1147187392114&pagename=Linksys%2FCommon%2FVisitorWrapper) como sugerido pelo "Fred Palmeira" você não terá problemas de alcance da rede! (amenos que a deixa aberta, ai todos na vizinhança irão se pendurar na sua conexão :rolleyes:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei a "cobertura" do seu "Access Point" meio fraca!

Se o iMac estiver ao lado do roteador não teria como o sinal ficar em 90%, era para estar entre 99% e 100%!

Pois é, sempre achei isso muiiiito estranho, mas como estou começando com redes wi-fi...

Talvez a antena esteja mau colocada (ou nas configurações do roteador talvez tenha a opção de configurar a potência do transmissor, se tiver aumente!)

Estão bem apertadas todas as três. Já notei que colocando ele na vertical melhora um pouco o sinal. Vou catar esse lance de potência das antenas, não lembro de ter visto nada parecido.

Talvez o canal usando pelo roteador esteja congestionado!

Outros roteadores podem estar usando o mesmo canal (normalmente os D-link usam o canal 6 por padrão!)

Canais ok. Já detectei duas AP's na vizinhança, ambas com sinal muito fraco e cada uma em um canal diferente.

Se usar a solução do AirPort, seria só colocar um na suíte onde esta o D-link e outro no outro apartamento, na parede mais próxima do seu (ou onde tenha melhor sinal!) expandindo a cobertura da rede!

Aí é que está, se fosse usar o Airport teria que colocar um na sala pra aproveitar o AirTunes... :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A vantagem do "AirTunes" foi muito bem lembrada!

(Deixa o iMac na suíte tocando uma playlist, e o som da sala tocando, ai só falta um iPod Touch/iPhone pra controlar tudo a distancia!) :)

você poderia colocar o modem da sua banda larga na sala, assim o airport já ficaria perto do som da sala, e talvez melhore a recepção no apartamento ao lado!

não sei como é a potencia de transmissão de um AirPort (acho que pode ser meio fraco por não ter uma antena externa)

Mas levando em conta que é da Apple, deve ter algum recurso do "campo de distorção da realidade" que aumente a cobertura da rede :P

Uma coisa eu te garanto, será melhor que o D-link (são muito problemáticos, tanto modens ADSL quando roteadores WiFi)

Caso não opte pela solução do AirPort, o Linksys WRT300N também resolverá seus problemas!

Editado por luiz_claudio_eudes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, comprei na fnac um linksys wrtp54g-na por 199, esses dias comprei no e-bay uma antena original linksys de 7dbi (omni), assim que chegar posto aqui se fez muita diferença em relação a antena padrão de 2dbi, no seu caso uma antena direcional de 7dbi deve funcionar bem... as vezes não precisará gastar o dinheiro de 2 airport...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não dá pra expandir rede wifi com Airport se a base principal não for uma outra Airport ou Timecapsule, o que é o seu caso.

Achei melhor deixar isso claro, pois sempre leio recomendações nesse sentido e isso não funciona.

Essa eu já tinha sacado electro, mas valeu pelo toque assim mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, comprei uma antena de 5dbi e parece não ter mudado muita coisa...

Agora, acho que detectei uma possível fonte do problema. Checando o sinal pelo iStumbler ele está variando entre 10 e 20% de noise :rolleyes:, isso no iMac que está ao lado do router. Não é muita coisa?

O que me parece muito ruim em redes wi-fi é a tal frequência 2.4Ghz. Tem um cacetão de eletrônicos que trabalham nessa faixa, já notei que o telefone sem-fio, que fica na sala, volta e meia apresenta ruídos.

Notei que as duas redes externas que pegam no meu quarto estão nos canais 6 e 11. Joguei o meu para o canal 2.

Uma outra dúvida. Achei um configuração avançada do D-Link chamada Extra Wireless Protection. Sua descrição é a seguinte:

Extra protection for neighboring 11b wireless networks. Turn this option off to reduce the adverse effect of legacy wireless networks on 802.11ng performance. This option is available only when 802.11 Mode is set to 802.11ng only.

Bem, até então, como descrevi no início do tópico, venho trabalhando em 802.11g, pois se ativar a rede n, tanto o iMac, quanto o MacBook perdem conexão, tipo um grande time-out, aí tenho que reiniciar o Airport na máquina. Pelo que entendi da descrição acima, ela poderia estar colocando alguma resistência na rede n, ou não?

Editado por eacoimbra
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...