Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Trabalhando com Tecnologia


HeitorSFP

Posts Recomendados

Pessoal, estou no segundo ano do ensino médio e vem aquela pergunta toda hora: "O que farei da vida?"

Gosto muito, mais muito mesmo, de tecnologia e seus derivados, gostaria de entrar nessa ramo, como Gestão de TI, Design Gráfico, Ciência da Computação, etc. Todavia, será que serei bem sucedido? Como está o mercado? Tenho medo de fazer a escolha errada e virar um mero operador de PC com seu salário de mil reais. Quem é do ramo, me dê alguns conselhos e verdades sobre trabalhar com tecnologia no Brasil e no exterior. 

Editado por HeitorSFP
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Como está o mercado de informática/tecnologia/eletrônicos?" Parece minha mãe falando quando eu disse (na 8ª série por sinal) que eu queria trabalhar o dia todo em frente à um PC, independentemente do que fosse esse trabalho.

Respondendo à sua pergunta: em que segmento da indústria, comércio, prestação de serviços, agropecuária, enfim, em que atividade que é realizada pelo homem atualmente não existe um computador atuando? Pois é, nenhum(a).

Então velho, é o seguinte: esse papo de "mero operador de PC com seu salário de 1k" é pros fracos, literalmente. Se você for bão, te garanto que 1k vai ser uma fração do seu salário. Agora, se você for aquele famoso mais um no meio da galera, ai já é outra história...

PS: Tou cursando Ciência da Computação; qualquer coisa, tamo aê ;)

Editado por Matheus F
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trabalho na área de tecnologia.

Sou Engenheiro da Computação.

Neste ramo, a faculdade só vale para ter curso superior, o que realmente vale são os cursos específicos.

Se você gosta de banco de dados, pense em fazer um curso de Oracle.

Se você gosta de programação, pense em Java, C#, .Net, entre outros, pense em programação para equipamentos móveis, pois esta bombando no mercado.

Se gosta de sistema para gerenciamento empresarial, faça curso de SAP (existe vários módulos dentro dele).

Eu estou no ramo do SAP, os salários variam de 25~200 reais a hora, já englobando os níveis dos profissionais, pode ocorrer de passar os 200 reais, não é difícil.

Editado por LiveSorcerer
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trabalho na área logística, digo com conhecimente do causa, faltam muitos profissionais qualificados na área de sistemas de gerenciamento empresarial, especificamente na área de supply chain. Trabalho com SAP, módulos MM, PP e SD. 

A dica que eu deixo é: se não fala inglês fluente comece o quanto antes, é obrigatório.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns pontos muito importantes...

 

1. Inglês é primordial, como disse o CelsoAlfista. Comece hoje!

 

2. Pesquise a região onde quer trabalhar, há campo? Onde moro por exemplo é muito ruim de salário, não importando o que você faça, o certo é buscar novos ares nesse caso.

 

3. Do que gosta? Programação, rede, hardware? Escolha e busque uma certificação! Hoje qualquer "uniesquina" diz que um aluno que saiu dela é programador ou engenheiro da computação, etc... Diferente disso, a certificação é aplicada pela empresa que é detentora do produto/tecnologia então ela irá aprovar somente os que passam pelas suas provas. Os salários para quem possui certificação são muito bons.

 

4. Procure o que gosta de fazer dentro desse ramo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trabalho na área logística, digo com conhecimente do causa, faltam muitos profissionais qualificados na área de sistemas de gerenciamento empresarial, especificamente na área de supply chain. Trabalho com SAP, módulos MM, PP e SD. 

A dica que eu deixo é: se não fala inglês fluente comece o quanto antes, é obrigatório.

Como descrito na assinatura, sou MM e PP.

Sobre o Inglês, é uma coisa que sempre falo para o pessoal que esta entrando neste mercado, antes de mais nada, faça inglês, pois é primordial.

No projeto anterior usei muito, pois tinha reuniões diárias com a Suécia e Índia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como descrito na assinatura, sou MM e PP.

Sobre o Inglês, é uma coisa que sempre falo para o pessoal que esta entrando neste mercado, antes de mais nada, faça inglês, pois é primordial.

No projeto anterior usei muito, pois tinha reuniões diárias com a Suécia e Índia.

A questão do SAP é que não basta dominar o sistema em si, mas tbm a área para qual irá desenvolver o trabalho, financeira, produção, marketing etc. Pelos modulos que vc domina então vc desenvolve nas áreas de produção, logística e materiais.

[off] Vc tem atendido na maioria grandes empresas? Como está nas pequenas empresas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns pontos muito importantes...

 

1. Inglês é primordial, como disse o CelsoAlfista. Comece hoje!

 

2. Pesquise a região onde quer trabalhar, há campo? Onde moro por exemplo é muito ruim de salário, não importando o que você faça, o certo é buscar novos ares nesse caso.

 

3. Do que gosta? Programação, rede, hardware? Escolha e busque uma certificação! Hoje qualquer "uniesquina" diz que um aluno que saiu dela é programador ou engenheiro da computação, etc... Diferente disso, a certificação é aplicada pela empresa que é detentora do produto/tecnologia então ela irá aprovar somente os que passam pelas suas provas. Os salários para quem possui certificação são muito bons.

 

4. Procure o que gosta de fazer dentro desse ramo!

Gosto de programação e rede. Hardware não é meu forte. Porém, como disse meu amigo Matheus Rabelo, não sei nada sobre, mas tenho muito interesse mesmo em aprender, tendo até facilidade para tal. O que quero saber é sobre a grana. Sei que parece um sonho, mas queria ir para o Vale do Silício e tentar a sorte lá; largar família, amigos, o Brasil, etc. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como cita o texto do Filtro Solar ...

Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida. As pessoas mais interessantes que eu conheço não sabiam, aos

vinte e dois o que queriam fazer da vida. Alguns dos quarentões mais interessantes que eu conheço ainda não sabem.

Tenho 19 anos de experiência em Designer Gráfico para embalagens plásticas. Eu faço o que eu amo fazer, por isso eu sou bom no que faço. Não sou o melhor (ninguém é melhor que ninguém), mas por fazer o que amo, acordo todos os dias com gosto pelo meu trabalho.

Não escolha uma profissão pelo salário, a não ser que seja temporário ou que vá te abrir portas para o que vc quer realmente fazer.

Em se tratando de vc mesmo, escute seu coração e sincronize sua mente com ele. Por isso eu tenho certeza que quanto mais vc sonhar mais real seu sonho se torna. Na medida que vc sonha e pensa todos os dias sobre o que vc quer Deus vai conspirando ao seu favor e fazendo a substância amorfa se tornar naquilo que vc quer.

 

 
Como diz o livro A Ciência de Ficar Rico:
 

Existe uma substância pensante, da qual todas as coisas são feitas e que, em seu estado original, permeia, penetra, e preenche os interespaços do universo.

Um pensamento nesta substância produz a coisa que é imaginada pelo pensamento.
Uma pessoa pode dar forma às coisas com seu pensamento, e imprimindo este pensamento na substância amorfa pode criar a coisa que pensou.

 

Não basta ler por ler. Precisa ler, entender, compreender e sentir o que esta lendo.

E quando nossos pensamentos são persistentes, as coisas acontecem. Alguns chamam isso de Fé.

Vai ser muito mais fácil vc trabalhar com o que gosta de fazer. Não preencha seu pensamentos com preocupações e sim com o que vc gostaria de fazer. E a fé INABALAVÉL vai fazer as coisas chegarem até vc!

 

Por favor, seja coerente, não basta ficar "parado" e pensar que quer um camaro amarelo que ele vai se materializar na sua garagem. Se vc praticar e aprender sobre a força do pensamento com o tempo vai corroborar suas convicções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto de programação e rede. Hardware não é meu forte. Porém, como disse meu amigo Matheus Rabelo, não sei nada sobre, mas tenho muito interesse mesmo em aprender, tendo até facilidade para tal. O que quero saber é sobre a grana. Sei que parece um sonho, mas queria ir para o Vale do Silício e tentar a sorte lá; largar família, amigos, o Brasil, etc. 

 

Se esse é o sonho corre atrás primeiro do inglês e vai estudando programação ou redes. Vou iniciar o segundo módulo do curso da Cisco (CCNA) para prestar a prova de certificação futuramente. Nesse curso quem quiser tem a possibilidade de participar de um programa onde os melhores concorrem viagem para a sede da Cisco nos EUA.

 

Agora é a hora de estudar, tentar um intercâmbio e quem sabe fazer um curso em outro país na área de tecnologia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se esse é o sonho corre atrás primeiro do inglês e vai estudando programação ou redes. Vou iniciar o segundo módulo do curso da Cisco (CCNA) para prestar a prova de certificação futuramente. Nesse curso quem quiser tem a possibilidade de participar de um programa onde os melhores concorrem viagem para a sede da Cisco nos EUA.

 

Agora é a hora de estudar, tentar um intercâmbio e quem sabe fazer um curso em outro país na área de tecnologia.

 

Inglês sou formado e fluente, mas no quesito programação e design gráfico não sei nada de nada, porque o tempo não me deixa. Às vezes acho que o que ensinam nas escolas é perda de tempo; não aplicam a prática e somente a teoria. Quero aprender uma matéria, não apenas estudar porque é necessário para passar numa boa facudlade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão do SAP é que não basta dominar o sistema em si, mas tbm a área para qual irá desenvolver o trabalho, financeira, produção, marketing etc. Pelos modulos que vc domina então vc desenvolve nas áreas de produção, logística e materiais.

[off] Vc tem atendido na maioria grandes empresas? Como está nas pequenas empresas?

CelsoAlfista, antes de entrar no mundo SAP, eu estava na área de negócio, trabalhei 8 anos com Supply Chain.

Ai só juntei o útil ao agradável, conhecimento de negócio e conhecimento do sistema.

É uma coisa que sempre falo para as pessoas que querem entrar nesse mundo, primeiro trabalhe com o negócio, depois pense no sistema.

Trabalho a 5 anos com SAP.

Atendi a todo tipo de empresa, tanto grande quanto pequena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CelsoAlfista, antes de entrar no mundo SAP, eu estava na área de negócio, trabalhei 8 anos com Supply Chain.

Ai só juntei o útil ao agradável, conhecimento de negócio e conhecimento do sistema.

É uma coisa que sempre falo para as pessoas que querem entrar nesse mundo, primeiro trabalhe com o negócio, depois pense no sistema.

Trabalho a 5 anos com SAP.

Atendi a todo tipo de empresa, tanto grande quanto pequena.

Eu tenho pensado em migrar tbm, mas tenho dúvidas se vale a pena e provavelmente terei que fazer outro curso superior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho pensado em migrar tbm, mas tenho dúvidas se vale a pena e provavelmente terei que fazer outro curso superior.

Qual curso superior você tem?

Eu trabalhei 8 anos com Supply Chain, mas sou formado em Eng. da Computação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, a coisa mais comum que existe é o pessoal confundir o "Gostar de tecnologia" como meio de entretenimento/diversão, e ter afinidade com o trabalho, é uma área árdua, trabalha muito e muitas vezes não recebe o que dizem por aí, o retorno é demorado e o estudo é constante, aliás você tem que gostar de estudar, sempre, sobre todos os assuntos, os mais variados possíveis. (administração, física, política, etc).

 

Essa confusão é muito comum, e não se obrigue a iniciar um curso e ficar nele até o fim, se for necessário mude, arrisque, até que você se encontre.

 

Em meu primeiro curso, de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, começamos com 27 alunos, ao final do segundo semestre haviam apenas 8 e a frase que eu mais ouvia de meus colegas era: "Eu gosto de TI, mas não para trabalhar".

 

Eu desisti deste curso no quarto período por falta de motivação, talvez por eu trabalhar na área ou não ficou muito monótono e desinteressante para mim,

agora estou fazendo Sistemas de Informação.

 

O importante mesmo é você se dar bem, consigo mesmo sobre o curso, e ter certeza que é por que você quer, não por motivos externos.

Sobre mercado de trabalho e remuneração, não se preocupe com isso pois em qualquer área, e qualquer profissão, há profissionais muito bem remunerados e outros falindo.

 

Isso depende apenas de você, sim a responsabilidade é toda sua, você fará o seu sucesso ou não.

 

Trabalhe com o que você goste, assim você nunca precisará trabalhar, e o dinheiro virá automaticamente.

 

>.<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...